Por Stephen Edelstein
Enquanto a segunda geração do Tesla Roadster ainda está na prancheta, uma empresa sediada no Texas esboçou uma nova vida para os Roadsters originais, ao mesmo tempo em que melhorou seu manuseio.
A Re/Cell, especializada em remanufatura de baterias para veículos elétricos, revelou recentemente uma bateria de substituição para o Roadster que é 180 kg mais leve que a original e ocupa 3,7 pés cúbicos a menos de espaço, o que a torna cerca de metade do volume da bateria original .
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.674.1_en.html#goog_471940214486 mil73Visão geral do Ford Mustang
Com 47 kwh de capacidade total, a Re/Cell espera que o pacote de substituição retorne 220-240 milhas de alcance, o que está em linha com o pacote de fábrica. Mas em vez de apenas corresponder às especificações de fábrica, as reduções de peso e volume do novo pacote são reivindicadas para ajudar a tornar o Roadster um carro melhor.
Pacote de bateria de substituição Re/Cell para o Tesla Roadster
“Pacotes de substituição para o Roadster são caros e sobrecarregados, com um foco desnecessário em desempenho em linha reta e alcance”, disse o presidente da Re/Cell, Chad Maglaque, em uma declaração. “O foco deveria estar em manuseio e velocidade, para corresponder ao pedigree de corrida de seu chassi de desempenho de classe mundial.”
O Roadster foi baseado no Lotus Elise, e o fundador da Lotus, Colin Chapman, com a máxima “simplifique e depois adicione leveza”, provavelmente concordaria com essa ênfase na dirigibilidade em vez da aceleração em linha reta.
A Re/Cell afirma que sua mochila também ajuda a abaixar o centro de gravidade do Roadster e permite que mais massa seja movida em direção ao centro do chassi, melhorando ainda mais o manuseio, ao mesmo tempo em que abre espaço para hardware de carregamento rápido CC e sistemas de resfriamento líquido para o motor e o módulo eletrônico de potência (esses recursos são opcionais, no entanto).
Tesla Roadster Sport 2010 (foto via Hagerty)
A bateria em si recebe um sistema de resfriamento atualizado que consiste em um núcleo moldado com fitas anexadas, permitindo uma área de contato 50 vezes maior para transferência de calor em comparação ao sistema de resfriamento de fábrica, juntamente com controle de temperatura consistente, afirma a Re/Cell. A empresa manteve o formato original de célula 18650, embora, é claro, a química tenha evoluído significativamente.
A Re/Cell precificou o pacote em US$ 27.895 para a versão que oferece desempenho máximo, após um crédito de núcleo de US$ 11.500 para seu pacote existente. Ela usa essas primeiras células Roadster para pacotes de baterias remanufaturados e uso com sistemas solares ou como energia de reserva. Das mais de meio milhão de células que a Re/Cell processou no ano passado, ela descartou ou reciclou apenas 150, disse a empresa ao Green Car Reports.
O último Tesla Roadster foi construído em dezembro de 2011, pouco antes do lançamento do Model S. Este foi o carro que lançou a Tesla, mas Elon Musk não teve muito a ver com isso, nem começou a Tesla . Ele se tornou CEO no final de 2008, depois que o Roadster já havia entrado em produção limitada.
A Tesla não tem sido consistente ao longo dos anos sobre fornecer suporte de fábrica para Roadsters originais. Mas desde que o carro esportivo foi introduzido, os custos da bateria EV despencaram , criando mais uma abertura para empresas de reposição como a Re/Cell para fornecer soluções alternativas.