A saída precoce da Lamborghini do GTP da Rolex 24 configura uma batalha difícil

por Road and Track
Foto: James Gilbert 

Pode ter envolvido os começos difíceis de uma pré-temporada de correção de percurso e uma eliminação precoce nas 24 Horas de Daytona , mas, apesar dos contratempos, a equipe de corrida da Lamborghini tem uma mensagem que quer que o mundo saiba: o programa GTP da montadora continua avançando.

Pouco antes da marca de uma hora na 63ª edição do Rolex 24, a única entrada GTP da Lamborghini do SC63 foi para o pit com um suposto problema no trem de força. Momentos depois, ele estava atrás do muro e se aposentou, completando menos de um sprint em sua primeira corrida de resistência da temporada.

Após a mudança na pré-temporada, que incluiu a perda do Iron Lynx como parceiro de corrida, a Lamborghini assinou para correr as cinco corridas de resistência da temporada IMSA com Riley — correndo apenas nas corridas de resistência, para focar em melhorar seu novo protótipo baseado em Lingier para um nível altamente competitivo. No entanto, sua aposentadoria precoce na abertura da temporada custou a eles 40% do tempo de corrida com o qual estavam contando para o desenvolvimento desta temporada.

Em uma mesa redonda com jornalistas, incluindo Road & Track , o novo chefe do automobilismo Maurizio Leschiutta explicou a decisão da equipe de pular as corridas de velocidade da IMSA na pré-temporada para que o programa pudesse se concentrar no desempenho de longo curso do GTP.

“Isso nos ajuda a acumular quilometragem no carro para diferentes soluções que introduziremos ao longo do ano”, disse Leschiutta. “Junto com isso, vem o teste de sanção em Sebring, que está chegando neste mês, os seis dias do fabricante e o dia de teste da Michelin. Então, estaremos bem ocupados. Não queríamos adicionar as corridas de sprint porque isso tira um pouco do foco do que precisa ser o plano para o GTP para nós neste ano.”

auto jan 25 imsa rolex 24 em daytonaFoto: Ícone Sportswire

O diretor técnico da Lamborghini, Rouven Mohr, acrescentou que, ao correr com um carro em uma série, competir apenas nas corridas de resistência era uma maneira de se concentrar e não se distrair com todas as variáveis.

“Porque decidimos assumir… as operações na pista de corrida com nosso parceiro, Riley, somos os líderes”, disse Mohr. “Somos os caras inscritos na Squadra Corse, porque você quer melhorar ainda mais o desempenho do carro. Isso é claro. Esta é a missão para esta temporada. Portanto, dizemos que queremos permanecer focados e não dançar em muitos andares ao mesmo tempo.”

SEgundo Victoria Beaver, no ano passado, a Lamborghini estreou o SC63 em parceria com a Iron Lynx, correndo com um carro no WEC e um carro nas corridas de resistência da IMSA. Ele fez sua estreia nos EUA em março passado nas 12 Horas de Sebring . Embora a corrida tenha sido tranquila, a Lamborghini terminou em sétimo.

A partir de 2025, o WEC tem uma nova regra de que cada equipe deve colocar dois carros em campo, e embora a Lamborghini inicialmente planejasse fazer isso, o obstáculo financeiro de quase dobrar seu orçamento para a série os impediu. Isso significa que a Lamborghini não poderá competir nas 24 Horas de Le Mans deste ano .

Com o WEC e o Iron Lynx fora de cena, a Lamborghini teve que agir rápido para colocar um carro no grid este ano na IMSA. O salvador de última hora da Lamborghini veio na forma da Riley Motorsports — uma equipe com a qual os líderes da Lamborghini disseram que se alinharam automaticamente e estão felizes em trabalhar. No entanto, quando chega a hora de competir novamente no exterior — e Mohr deixou claro que essa questão é prematura — a Lamborghini precisa de um parceiro.

rolex 24 em daytonaFoto: James Gilbert

“Está claro que se quisermos, se formos, na próxima etapa para ampliar novamente o programa, só faz sentido se o carro estiver resolvido”, disse Mohr. “Se o desempenho do carro estiver no nível que também nossos carros GT3 estão hoje, então podemos realmente entregar o carro nas mãos do cliente.”

Começando tão atrás quanto a Lamborghini fez para a temporada de 2025, não estava fora de questão simplesmente descartar a temporada completa e testar o SC63 privadamente tanto quanto possível. Argumentando contra isso, no entanto, estava um forte relacionamento com a IMSA, maior visibilidade para a marca e um teste mais completo do carro por meio de ação na pista.

rolex 24 em qualificação de daytonaFoto: James Gilbert

“Quando você vai testar, você está sempre em primeiro lugar, e isso frequentemente gera uma falsa sensação de segurança, pensando que você fez melhor”, disse Leschiutta. “A única vez que você realmente mede suas melhorias é quando você as mede contra o campo. Então, temos que chegar a um acordo.”

Então, como o programa Lamborghini GTP se parece daqui para frente? A marca diz que não quer ser uma equipe de corrida — e por 61 anos, provou que pode controlar um canto do mercado sem isso. No entanto, a Lamborghini ainda quer fazer bons carros de corrida.

Devido à complexidade de um protótipo híbrido, um programa GTP nunca pode se parecer exatamente com seu programa GT3 Huracan de grande sucesso . Ainda assim, a esperança é que este ano de testes e frustrações leve a um carro que possa ser oferecido a equipes clientes tanto do lado FIA WEC quanto do lado IMSA do corredor.

“Se fecharmos a lacuna de desempenho… estamos abertos a novas equipes que estejam operando nosso carro com nosso apoio”, disse Mohr.

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