A seção do circuito de Mid-Ohio apelidada de “China Beach”, onde Simon Pagenaud saiu da pista em 2023 devido a uma falha nos freios e capotou na caixa de cascalho rebaixada, foi substituída.
De propriedade da Green Savoree Race Promotions, que participa do calendário anual de eventos de Mid-Ohio, além das paradas da IndyCar em St. Petersburg, Toronto e Portland, a decisão de remover o desnível na Curva 4 foi tomada no início do ano e faz parte de três atualizações significativas de offseason no adorado circuito.
A vasta cratera foi preenchida e nivelada com a superfície de corrida, removendo assim o declive que contribuiu para algumas das colisões graves que foram vistas no final do trecho mais longo e rápido da pista. Uma leve alteração no asfalto inclinado na Curva 4 também foi feita, de acordo com o coproprietário da GSRP, Kevin Savoree.
“Ao longo dos anos, continuamos tentando desenvolver a aparência daquela curva”, disse Savoree ao correspondente Marshall Pruett, da revista RACER. “A pista existe há mais de 60 anos e sempre que você começa a falar sobre modificações ou mudanças, metade das pessoas diz para não mudar nada, então você acaba com milhares de opiniões sobre como isso poderia ser. É algo que Kim Green e eu levamos muito a sério como administradores do Mid-Ohio Sports Car Course e então o que finalmente decidimos, após discussões com a empresa de engenharia Arcadia, e trabalhando com Tony Cotman e Dallara em algumas simulações, foi achatar a inclinação de um pouco mais de quatro graus para um pouco menos de dois graus. Então a pista é mais plana.
“Então, por falta de uma maneira melhor de dizer, nós essencialmente preenchemos China Beach. Isso levou aproximadamente 16.000 jardas cúbicas de aterro, e nós realizamos parte disso usando alguns dos antigos blocos de concreto (usados como barreiras na pista) que tivemos que começaram em Columbus, Ohio, na corrida IMSA em meados dos anos 80. Eles agora estão enterrados em China Beach, porque obviamente, com seu peso, o custo para transportá-los é impraticável, então eles são parte do aterro. O resto era enchimento de algumas fazendas vizinhas e a última parte em cima são 12 polegadas de cascalho número oito. Então, uma armadilha de cascalho.”
Os motoristas que chegarem à Curva 4 no ano que vem também encontrarão novos limitadores e ajustes no uso da grama na área.
“Nós encurtamos a faixa de grama na borda externa da pista para uma faixa de 10 pés”, disse Savoree. “Então, se alguém sai pela esquerda do motorista, há uma faixa de grama de 10 pés antes de entrar no cascalho, e uma faixa de vibração na esquerda do motorista com aproximadamente 100 pés de comprimento e cerca de três pés de largura. É uma faixa de vibração de concreto que é semelhante às faixas de vibração na parte externa da Curva 1 na direita do motorista e na parte externa do Keyhole na esquerda do motorista.”
Junto com as grandes melhorias de segurança na Curva 4, a GSRP fez um investimento em todo o circuito na modernização de barreiras e cercas e na repavimentação das estradas de tráfego mais intenso ao redor da instalação.
“O outro relacionado à remoção de muitos blocos de concreto antigos e a cerca antiga é substituí-los por vigas de aço I, trilhos de aço W e postes de cerca de calibre mais pesado e a cerca de calibre mais pesado”, disse Savoree. “E então, essencialmente, do Portão 3 na entrada do espectador até a colina, o lado leste do boulevard, através dos piquetes do meio e superiores, por todo o caminho ao redor, incluindo ao redor do prédio de manutenção e nossa instalação de chuveiros, isso é tudo que foi repavimentado.
“Então, esses três projetos são o que temos trabalhado, e a única coisa que falta é terminar a instalação da cerca. Então, agora é só instalar cerca de 5400 pés de cerca, o que estamos fazendo com nossa equipe de Mid-Ohio.”