A Porsche desenvolve motores elétricos nas rodas desde 1900

por Green Car Reports

A Porsche construiu sua reputação com carros esportivos de combustão interna, mas na virada do século XX, Ferdinand Porsche, cujo filho Ferry mais tarde iniciaria a marca de carros esportivos, mexeu em motores elétricos , incluindo motores de cubo de roda.

Segundo o jornalista Stephen Edelstein, da Green Car reports, o primeiro boom de veículos elétricos ocorreu na virada do século XX, antes que a combustão interna se estabelecesse como a tecnologia dominante. E em 4 de abril de 1900, um EV que Porsche, então com 24 anos, ajudou a desenvolver foi revelado na Feira Mundial de Paris.

Tendo anteriormente um carro elétrico completo em 1898 , a Porsche projetou motores elétricos para serem integrados aos cubos dianteiros de um veículo construído pela empresa austríaca Jason Lohner & Co. em um período de apenas 10 semanas. Cada motor gerava 2,4 hp, o que levou o veículo, conhecido como Lohner-Porsche, a uma velocidade máxima de 19,8 mph. Além dos motores, outra inovação notável do Lohner-Porsche foi a frenagem nas quatro rodas — uma raridade na época.

Trabalhando com Ludwig Lohner, a Porsche continuou a desenvolver motores de cubo , criando três tamanhos com saídas de até 11,8 hp para uso em caminhões e ônibus, bem como carros de passeio. Esses motores foram projetados para uso com baterias de chumbo-ácido — típicas da época — que forneciam um alcance reivindicado de até 31 milhas.

Híbrido Lohner-Porsche Semper Vivus
Híbrido Lohner-Porsche Semper Vivus

A Porsche também projetou um carro de corrida elétrico com tração nas quatro rodas  chamado La Toujours Contente (francês para “aquele que está sempre feliz”), com um motor de 13,8 hp acionando cada roda. Mas os motores de cubo do engenheiro foram mais usados ​​em híbridos — começando com o  Lohner-Porsche Semper Vivus (latim para “sempre vivo”), que combinava motores de cubo dianteiros com um motor a gasolina.

Lohner e Porsche acabaram aplicando o mesmo layout híbrido a cerca de 300 veículos de produção, incluindo 40 para o corpo de bombeiros de Viena, bem como a diversos táxis e carros de passeio particulares.

Mais de um século depois , os motores nas rodas ainda atraem interesse, embora a adoção para veículos de produção tenha sido lenta. A montadora chinesa Dongfeng afirmou ser a primeira a usá-los em um carro de passeio totalmente homologado em 2023, embora eles também fossem destinados ao Lightyear 0 e ao Lordstown Endurance antes da produção de ambos os veículos parar.

A Aptera também está incluindo motores de cubo no que ela afirma ser um triciclo supereficiente , e registros de patentes da Ferrari, Hyundai e Toyota indicam que eles também estão sendo estudados por montadoras estabelecidas.

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