A montadora chinesa BYD anuncia novos veículos elétricos que podem carregar a impressionantes 1000 kW

por Road and Track

Você pode não estar familiarizado com a montadora chinesa BYD , mas pode ser hora de começar a conhecê-la. Afinal, a empresa acaba de fazer uma declaração séria ao mundo dos veículos elétricos com o anúncio de uma nova “Super e-Platform” que anuncia uma potência máxima de carregamento de 1000 quilowatts.

Isso é absurdamente rápido comparado a, bem, praticamente todos os outros EVs à venda ao redor do mundo. Com um carregamento tão rápido, a BYD afirma que pode adicionar aproximadamente 249 milhas de alcance em apenas cinco minutos aos seus modelos Han L e Tang L atualizados — tornando-o tão rápido quanto encher um tanque de gasolina. Pelo menos, na China; apenas um pequeno número de EVs nos EUA pode aproveitar ao máximo as estações de carregamento mais rápidas construídas aqui que oferecem uma taxa de pico de carga de 350 kW. E devido às pesadas tarifas sobre veículos de fabricação chinesa , não esperamos que os veículos da BYD estejam nas estradas americanas em nenhum momento no futuro próximo.

segundo Zac Palmer, da revista Road & Track, a BYD diz que vai construir mais de 4000 carregadores em toda a China que permitirão que os carros em sua Super e-Platform carreguem em seu potencial máximo. Até mesmo a curva de carga em si parece um monstro, com a BYD alegando que os testes mostram que as baterias ainda puxam até 600 kW com 90% de carga.

Outras alegações arrogantes com a nova plataforma incluem um novo design de motor elétrico que opera a mais de 30.000 rpm e novos microchips de potência de carboneto de silício para dar suporte à bateria e ao trem de força. A BYD diz que seu novo chip tem uma classificação de voltagem de até 1500 volts, e os veículos têm um sistema de carregamento de 1000 volts.

Tanto o Han L quanto o Tang L que virão com todas essas inovações serão vendidos na China. Os modelos AWD oferecerão uma potência combinada de 1084 cavalos, enquanto as versões RWD terão 671 cavalos, com preços a partir de 270.000 yuans (aproximadamente US$ 37.300 nas taxas de câmbio atuais). E eles não são vaporware; ambos estão programados para entrega no final deste ano.

You may also like