A mais recente atualização do Supercharger da Tesla traz grandes melhorias de velocidade

por InsideEVs

Por Iulian Dnistran

A rede Tesla Supercharger tem sido há muito tempo a referência no mundo do carregamento rápido DC. Com dezenas de milhares de pontos somente na América do Norte , os Superchargers deram à Tesla a vantagem porque estão (quase) em todos os lugares e são simples de usar, tornando viagens longas de carro sem complicações.

Dito isso, eles não são perfeitos, pelo menos quando se trata de velocidades de carregamento. Não me entenda mal, eles são mais do que capazes, com uma potência máxima de saída de 250 quilowatts para carros como o Tesla Model 3 e o Model Y , mas outras operadoras de rede por aí, como a Electrify America , podem ir ainda mais alto. 

Mas não mais. Isso porque a Tesla acabou de aumentar a aposta no jogo de carregamento de veículos elétricos — de novo — com a introdução do que ela chama de Gabinete V4. Os gabinetes de carregamento fazem todo o trabalho pesado e, até agora, até mesmo as baias V4 de última geração — aquelas que você estaciona ao lado e conecta para recarregar — dependiam do antigo Gabinete V3. Isso limitava a capacidade das baias de fornecer velocidades de carregamento ainda maiores, especialmente em veículos elétricos usando arquiteturas de 800 volts e superiores.

Carros como o Tesla Cybertruck , que tem um conjunto de baterias de 800 V, e o Lucid Air , que tem um conjunto de 900 V, são atualmente limitados pelos gabinetes V3, que podem fornecer no máximo 500 V por baia. Com o mais recente gabinete V4, no entanto, esse não é mais o caso.

De acordo com a Tesla, a caixa de distribuição de energia atualizada oferece suporte a veículos com baterias classificadas entre 400 V e 1.000 V, o que resulta em velocidades de carregamento 30% mais rápidas para o Cybertruck, até 500 kW, conforme visto no vídeo promocional postado pela empresa no X.

Para o Tesla Semi , a saída de energia é ainda maior–até 1,2 Megawatts–mas todos os outros modelos Tesla ainda estão limitados a 250 kW, assim como antes. Essa é uma grande diferença em relação ao primeiro Supercharger que entrou em operação em 2012 com uma saída máxima de 90 kW por veículo.

O V4 Cabinet tem uma pegada menor e menos complexidade do que seu antecessor. Apesar disso, ele pode alimentar até oito baias de uma vez, o dobro em comparação com a versão anterior. A Tesla afirma que os eletrônicos usados ​​no V4 Cabinet são “projetados para serem os mais confiáveis ​​do planeta”, com três vezes a densidade de energia do modelo anterior, permitindo maior rendimento com custos mais baixos.

Max de Zegher, o Diretor de Carregamento na América do Norte da Tesla, disse que o Supercharger Cabinet atualizado removeu a necessidade de usar barramentos CC entre os gabinetes. Com a versão anterior, dois gabinetes tinham que ser conectados para alimentar oito baias.

Além disso, a versão mais recente do gabinete tem uma melhoria de eficiência de 2% em relação à iteração anterior. Isso pode não parecer muito, mas quando consideramos que os Superchargers fornecem mais de 5 terawatts-hora de energia por ano, uma melhoria de 2% na eficiência leva a 100 gigawatts-hora/ano em calor residual economizado.

Os primeiros locais para Tesla Supercharger com gabinetes V4 estão atualmente em processo de licenciamento e as primeiras estações serão abertas no ano que vem.

Fonte: InsideEVs

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