Por Asher Fair
A IndyCar não corre no Pocono Raceway desde agosto de 2019, no Watkins Glen International desde setembro de 2017, ou no Richmond Raceway desde junho de 2009.
A série teria tido a oportunidade de mudar isso com um acordo que teria introduzido uma rotação de três anos para esses três locais no Nordeste.
Em vez disso, mais de meia década depois que a IndyCar fez sua visita mais recente a qualquer um desses três locais, nenhum deles está no calendário de 2024 ou 2025.
E não há muitos motivos para acreditar que isso mudará em 2026, continuando a aparente falta de interesse geral da série em explorar esse mercado específico.
Após a remoção do Texas Motor Speedway, que sediou a IndyCar todos os anos desde sua inauguração em 1997, após a temporada de 2023, resta apenas uma corrida de superspeedway no calendário da IndyCar, a Indy 500 no Indianapolis Motor Speedway.
As corridas de Superspeedway são objetivamente a forma mais competitiva de corrida da IndyCar, mas, além do “Maior Espetáculo das Corridas”, elas efetivamente se tornaram uma coisa do passado .
Um retorno ao Tricky Triangle certamente ajudaria muito a mudar isso, mas a oportunidade para isso já passou?
O fato de nenhuma dessas três faixas estar no calendário continua sendo uma farsa.
Pocono supostamente queria retornar ao calendário da IndyCar em 2020, depois de sediar uma corrida pelo sétimo ano consecutivo em 2019, mas depois que Richmond foi adicionada de volta pela primeira vez desde 2009, essas negociações se dissiparam e acabaram paralisadas.
Então a COVID-19 chegou, a corrida de Richmond não aconteceu em 2020, e a IndyCar não se preocupou em trazer a pista de volta ao cronograma em 2021, apesar de ter concordado com um acordo de vários anos com a pista curta . Ela nunca teve uma chance adequada.
Então, apesar de não estar no calendário para 2020, Pocono também foi tecnicamente ferrado por restrições relacionadas à pandemia que foram, em retrospecto, muito autoritárias. Porque, na realidade, Richmond não ter acabado no calendário, afinal, deveria ter pavimentado o caminho para uma extensão óbvia de Pocono.
Embora todos gostem de dizer que Pocono é “muito perigoso”, tenho certeza de que todos nós assistimos Sting Ray Robb capotar no Iowa Speedway e Santino Ferrucci bater na cerca de proteção nas ruas de Toronto, tudo em um período de oito dias, em julho.
Richmond também deve perder uma das duas datas de corrida da NASCAR Cup Series, o que deve, no papel, facilitar as coisas para o retorno da IndyCar.
Infelizmente, isso por si só não é motivo para os fãs da IndyCar criarem muitas esperanças, com base na história recente.
Primeiro de tudo, o cronograma da IndyCar de 2025 já foi divulgado e, em termos de local, não há mudanças. As únicas modificações são que o Thermal Club agora está definido para sediar uma corrida de pontos em vez de uma corrida de exibição, e a rodada dupla da Milwaukee Mile foi reduzida para apenas uma corrida.
A propósito, alguém mais acha que “grandes mudanças” são prometidas no cronograma quase todo ano, e então as únicas mudanças reais vêm na forma de algo como uma corrida encurtada em cinco ou dez voltas?
Qualquer fã da IndyCar que ouviu sobre o rumor da adição do Autodromo Hermanos Rodriguez “tanto na programação da IndyCar quanto da NASCAR” poderia ter dito que não seria a IndyCar. Mas estou divagando.
E então, em segundo lugar, Pocono não sediou dois fins de semana de corrida da NASCAR desde 2019, mas sua redução de dois para um ironicamente coincidiu com sua remoção do calendário da IndyCar. Um retorno lá teoricamente também não deveria ser muito difícil, mas isso não acontece.
Poderíamos dizer a mesma coisa sobre o Michigan International Speedway, outra antiga pista da IndyCar que agora sedia apenas um fim de semana de corrida da NASCAR em vez de dois. Novamente, isso simplesmente não acontece.
O espaço no calendário está lá, mas a ambição de fechar um acordo simplesmente não está.
Nunca esgotou, mas Pocono sempre atraiu um público mais do que suficiente para justificar um retorno, especialmente na última parte da década.
Além disso, o fim de semana de jogos duplos patrocinado pela Hy-Vee em Iowa tem sido considerado um grande sucesso todos os anos desde que foi adicionado em 2022, mas essas arquibancadas não estão nem perto de lotadas.
Um grande promotor torna as coisas muito mais fáceis, mesmo que isso signifique, gostemos ou não, que a IndyCar efetivamente se torne um espetáculo secundário para um monte de shows. Porque mesmo que ninguém queira admitir, é exatamente isso que Iowa é.
O mesmo vale para um fim de semana de rodada dupla NASCAR-IndyCar; a IndyCar não é considerada o evento principal. É assim que as coisas são, e definitivamente é melhor do que nada.
Quanto a Watkins Glen, ele retornou ao calendário pela primeira vez desde 2010 em 2016, mas depois que o tempo chuvoso assustou grande parte do público em 2017, ele foi removido do calendário.
Graças a um único domingo chuvoso há sete anos, um dos locais de corrida mais históricos da América do Norte não voltou ao calendário da IndyCar.
É bizarro.
O fato de a IndyCar não conseguir fazer nada acontecer no Nordeste é intrigante, e uma rotação de três anos com três locais exclusivos seria uma maneira perfeita de mudar isso a longo prazo.
Isso teria mantido as coisas atualizadas, teria dado mais ênfase a cada evento individual para os fãs locais comparecerem, sabendo que, do contrário, teriam que esperar alguns anos para voltar, e teria mantido as outras duas corridas relativamente próximas para os fãs dispostos a viajar uma distância — uma distância relativamente curta, considerando onde todas as outras corridas são realizadas agora.
Não é como se fosse uma rotação entre Pocono Raceway, Auto Club Speedway e Twin Ring Motegi.
Talvez haja alguma esperança, no entanto.
Milwaukee está de volta ao calendário em 2024 pela primeira vez desde 2015, e Nashville Superspeedway (que, apesar do nome incluir “Superspeedway”, está programado para utilizar a configuração aerodinâmica de pista curta) está de volta em 2024 pela primeira vez desde 2008 , dando à IndyCar seu primeiro final de temporada oval em uma década.
Até Iowa retornou em 2022, depois de ter sido removido do calendário pela primeira vez em sua existência, dois anos antes.
Então, nem sempre “o que os olhos não veem, o coração não sente” quando se trata de antigos circuitos da IndyCar.
Este acordo de três anos não é algo que vem sendo discutido há cinco anos, mas como um contingente de fãs continua a ficar frustrado com a aparente falta de ambição da IndyCar quando se trata de agendamento, talvez seja uma oportunidade que ressurgirá. Todas as peças já estão no lugar se as partes certas tomarem as medidas certas para que isso aconteça.