A história por trás da reconsideração de pilotos da Porsche Penske

por Racer
Foto: James Gilbert

A grande história da Porsche Penske Motorsport durante a pré-temporada foi a consolidação de suas escalações de pilotos nos Campeonatos Mundiais de Endurance da IMSA WeatherTech e da FIA.

A Porsche Penske foi a única equipe de GTP que planejou ter três pilotos por carro desde o início dos preparativos para a Rolex 24 At Daytona, depois de ter quatro pilotos por carro em preparação para um mandato de quatro pilotos para equipes de GTP em Daytona, que foi adiado.

Envolveu muitas decisões difíceis, incluindo deixar de lado pilotos de fábrica da Porsche como Andre Lotterer, Frederic Makowiecki e Dane Cameron. Mas o diretor de corridas de fábrica da Porsche Motorsport, Urs Kuratle, sentiu-se confiante indo para a semana da corrida de que essas mudanças beneficiarão o programa da Porsche em Daytona e além.

“Houve longas discussões internas sobre a escalação de pilotos, como abordá-la”, ele diz. “E estamos em uma boa posição em ambos os programas, no programa WEC e no programa IMSA – temos muitos pilotos muito habilidosos no programa.

“Sentimos que era a melhor ideia ter uma escalação de resistência de três pilotos, como temos aqui. Provavelmente teremos o mesmo no lado do WEC, e fazer uso de todos os pilotos de todos os lados do programa – esse era nosso principal objetivo.

“Provavelmente temos a melhor formação de pilotos no paddock aqui, e vamos tirar o melhor resultado disso.”

Segundo RJ O’Connel, da revista Racer, como parte da mudança, é claro, Mathieu Jaminet e Nick Tandy foram separados como os pilotos principais do No.6 Porsche Penske Motorsport 963 após duas temporadas juntos. Jaminet se reuniu com Matt Campbell no No.6, enquanto Tandy se junta ao atual campeão IMSA GTP Felipe Nasr no No.7.

Campbell e Jaminet também participarão de etapas do WEC que não entrem em conflito com o calendário da IMSA.

“Houve longas discussões”, diz Kuratle. “Há tópicos de personalidade, tópicos de tamanho e tópicos de estilo de piloto. Há todos os tipos de coisas que estão se juntando nessas discussões.

“Nunca é uma decisão fácil; como parear os pilotos de toda a equipe. O feedback dos pilotos também é um tópico importante para decidir se todas essas decisões devem ser tomadas. E veremos como isso funciona. Estamos realmente confiantes de que funcionará muito bem.”

Isso significa que os três pilotos de ambos os carros da Penske – incluindo os atuais campeões de resistência do FIA World Hypercar Kevin Estre e Laurens Vanthoor – também deverão assumir uma carga mais uniforme de tarefas de direção durante a corrida de 24 horas.

“Você está um pouco mais preso à rotação e ao planejamento que você tem antes da corrida, e você provavelmente está menos flexível e menos dinâmico”, diz o diretor administrativo da Porsche Penske Motorsport, Jonathan Diuguid. “Talvez você esteja tomando uma decisão sobre um ou dois caras nas últimas seis horas da corrida, mas praticamente todo o resto é planejado antes de você começar.

“No nosso caso, acho que a rotação de pilotos estará bem definida antes de começarmos a corrida, a menos que algo mude muito, e essa é provavelmente a maior mudança.

“É uma abordagem meio mais fácil da nossa parte nesse sentido, mas também é fácil no sentido de que todos os três caras em cada carro estão se apresentando em um nível bem similar. Então não há realmente nenhum ponto negativo nessa abordagem.”

Ainda haverá algum elemento de reação ao desenvolvimento da corrida nas horas finais, assim como a equipe fez no ano passado, quando Nasr assumiu o controle durante a maior parte do quarto final do evento de 2024.

“Acho que o lado bom da corrida deste ano é que as condições parecem que serão bem consistentes durante toda a corrida”, diz Diuguid. “Então podemos usar as primeiras 18 horas para dizer: ‘Ei, esse cara está se apresentando em alto nível, ou se sentindo mais confortável com a pista e o equilíbrio.’

“No final do dia, como você viu no ano passado com Felipe e o carro No. 31 (Cadillac Whelen), vai se resumir a uma briga de cães no final da corrida. Então, vamos tomar as decisões que precisamos para garantir que temos a melhor oportunidade de vencer a corrida.”

Diuguid confirmou que a Porsche não designou um piloto reserva oficial para Daytona em caso de lesão ou doença, mas deu a entender que Julien Andlauer, que se juntou à equipe Porsche Penske WEC este ano e está inscrito no Proton Competition No.5 Porsche, pode ser disponibilizado para transferência para um dos dois carros.

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