A Groenlândia pode ajudar a dar aos veículos elétricos uma vantagem sobre a gasolina

por Green Car Reports

A Groenlândia pode emergir como uma importante fonte de matéria-prima para baterias de veículos elétricos — se os interesses industriais prevalecerem.

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, as condições árticas e uma camada de gelo sobre grande parte da massa de terra neste território autônomo da Dinamarca dificultaram a mineração no passado. Mas, à medida que as geleiras recuam devido às mudanças climáticas, os depósitos minerais que poderiam ser usados ​​em baterias de VE podem se tornar mais fáceis de acessar, observa um relatório do The Lever publicado na quarta-feira.

Uma pesquisa da Comissão Europeia de 2023 descobriu que a Groenlândia contém depósitos de 25 de 34 minerais classificados como “matérias-primas críticas”, incluindo metais relacionados a baterias, como níquel e cobalto . Em um relatório de setembro de 2024, o Conselho Econômico do Ártico disse que a Groenlândia era uma das maiores fontes potenciais desses metais no mundo.

Fábrica de baterias Mercedes-Benz Alabama
Fábrica de baterias Mercedes-Benz Alabama

A primeira exploração de lítio na Groenlândia foi realizada no verão passado em colaboração com o Departamento de Estado dos EUA, observa o relatório, acrescentando que o governo Biden ajudou a Dinamarca a redigir uma nova lei de investimento em mineração com o objetivo de incentivar o investimento na Groenlândia.

Em novembro passado, a empresa canadense de exploração mineral Brunswick Exploration anunciou sua intenção de expandir licenças para exploração de lítio na Groenlândia após as descobertas iniciais, dizendo em um comunicado à imprensa que planejava lançar “uma grande iniciativa de exploração de lítio em 2025 na Groenlândia”.

SUV Mercedes-Benz EQE 2025
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A Groenlândia se tornou um ponto de discussão de política externa por causa da fanfarronice do presidente Trump sobre comprar a ilha da Dinamarca . Mas garantir mais matérias-primas para baterias de VE provavelmente não é a razão por trás dessa mudança. Os EUA já têm acesso fácil aos minerais da Groenlândia por meio de seu acordo de livre comércio com a Dinamarca, e é improvável que as coisas mudassem tanto se a Groenlândia se tornasse um território dos EUA — exceto por regras ambientais e de trabalho, talvez.

Conforme enfatizado ainda mais com uma diretriz esta semana do novo Secretário de Transportes Sean Duffy para padrões mais baixos de economia de combustível , Trump também não se importa com EVs. Se ele se importasse, provavelmente já estaríamos nos movendo para explorar depósitos de lítio dos EUA com o mesmo zelo com que ele está encorajando mais perfurações de petróleo.

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