
A Groenlândia pode emergir como uma importante fonte de matéria-prima para baterias de veículos elétricos — se os interesses industriais prevalecerem.
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, as condições árticas e uma camada de gelo sobre grande parte da massa de terra neste território autônomo da Dinamarca dificultaram a mineração no passado. Mas, à medida que as geleiras recuam devido às mudanças climáticas, os depósitos minerais que poderiam ser usados em baterias de VE podem se tornar mais fáceis de acessar, observa um relatório do The Lever publicado na quarta-feira.
Uma pesquisa da Comissão Europeia de 2023 descobriu que a Groenlândia contém depósitos de 25 de 34 minerais classificados como “matérias-primas críticas”, incluindo metais relacionados a baterias, como níquel e cobalto . Em um relatório de setembro de 2024, o Conselho Econômico do Ártico disse que a Groenlândia era uma das maiores fontes potenciais desses metais no mundo.
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A primeira exploração de lítio na Groenlândia foi realizada no verão passado em colaboração com o Departamento de Estado dos EUA, observa o relatório, acrescentando que o governo Biden ajudou a Dinamarca a redigir uma nova lei de investimento em mineração com o objetivo de incentivar o investimento na Groenlândia.
Em novembro passado, a empresa canadense de exploração mineral Brunswick Exploration anunciou sua intenção de expandir licenças para exploração de lítio na Groenlândia após as descobertas iniciais, dizendo em um comunicado à imprensa que planejava lançar “uma grande iniciativa de exploração de lítio em 2025 na Groenlândia”.
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A Groenlândia se tornou um ponto de discussão de política externa por causa da fanfarronice do presidente Trump sobre comprar a ilha da Dinamarca . Mas garantir mais matérias-primas para baterias de VE provavelmente não é a razão por trás dessa mudança. Os EUA já têm acesso fácil aos minerais da Groenlândia por meio de seu acordo de livre comércio com a Dinamarca, e é improvável que as coisas mudassem tanto se a Groenlândia se tornasse um território dos EUA — exceto por regras ambientais e de trabalho, talvez.
Conforme enfatizado ainda mais com uma diretriz esta semana do novo Secretário de Transportes Sean Duffy para padrões mais baixos de economia de combustível , Trump também não se importa com EVs. Se ele se importasse, provavelmente já estaríamos nos movendo para explorar depósitos de lítio dos EUA com o mesmo zelo com que ele está encorajando mais perfurações de petróleo.