A fundação da NASCAR: a história de quem é quem nas reuniões do Streamline Hotel em Daytona

por Nascar

A NASCAR deve muito a uma série de reuniões realizadas há mais de 75 anos na quarta-feira no histórico Streamline Hotel. Lá, o fundador Bill France Sr. se encontrou com 35 outros líderes dos primeiros dias das corridas de stock car, visando estabelecer regras e regulamentos que culminaram no lançamento da NASCAR quase dois meses depois.

Como nos conta Zack Albert, “o hotel de estilo moderno estava aberto há apenas sete anos na época das reuniões, e o marco ainda recebe hóspedes em sua localização na South Atlantic Avenue. O legado do Ebony Lounge cheio de fumaça, onde algumas das origens do esporte foram concebidas, continua vivo, tanto na lenda quanto em um punhado de fotografias preservadas daquelas primeiras conferências no Streamline.”

Quem eram os pais fundadores naquela foto histórica, reunidos em volta da longa mesa coberta de papéis e cinzeiros para aquelas conversas formativas? Big Bill France é reconhecível na frente e no centro, e outros nomes e rostos podem ser familiares aos fãs da história das corridas. Outros nomes podem ser menos conhecidos, suas identidades desbotadas pela passagem de mais de 75 anos.

A proeminência das figuras sentadas ao longo daquela mesa, no entanto, merece maior reconhecimento, já que a NASCAR marca um dos seus primeiros momentos de aniversário. Com informações selecionadas de pesquisas nos arquivos, aqui estão suas histórias.

Sentado, da esquerda para a direita

Participante da reunião do Streamline Hotel, Bob Richards

Bob Richards (Atlanta): Um empresário bem relacionado com uma ampla rede de negócios na capital da Geórgia, Richards também tinha uma participação acionária na E&S Racing Shop com Ed “Jug” Williams, um famoso contrabandista. Sua experiência em corridas também incluía uma função como piloto no final dos anos 1930.

Participante da reunião do Streamline Hotel Freddie Horton

Freddie Horton (Providence, RI): Proprietário de carro cuja importância e conhecimento do cenário de corridas da Nova Inglaterra eram procurados pela França, que imaginou o crescimento a longo prazo da NASCAR de uma série regional para uma presença nacional.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Jack Peters

Jack Peters (Berea, Ohio): Promotor de eventos do tipo Indy no Centro-Oeste, Peters chegou à mesa com experiência em corridas de roadster. Essa divisão de carros foi sugerida para sanção da NASCAR — junto com as classes Strictly Stock e Modified — mas nunca se materializou completamente após a reunião.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Ed Bruce

Ed Bruce (Berea, Ohio): Parceiro de negócios do conterrâneo de Ohio Peters. Foi relatado que quando a votação parou sobre o nome da nova organização, Bruce — ansioso para mudar a conversa para corridas de roadster — sugeriu a sigla “NASCAR” que o mecânico mestre Red Vogt havia cunhado primeiro e fez uma moção para adotá-la. Peters apoiou, e o nome foi aprovado em uma votação oral.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Chick DiNatale

Chick DiNatale (Trenton, NJ): Segundo vice-presidente da American Stock Car Racing Association (ASCRA), uma organização rival de corrida que operou por apenas quatro temporadas no final dos anos 1940. Seu irmão, Rocky, era tesoureiro da ASCRA. Chick competiu em eventos do Eastern Stock Car Racing Club e fez uma corrida da Cup Series na primeira temporada do circuito, caindo no Langhorne (Pa.) Speedway e terminando em 37º em 1949.

Harvey Tattersall Jr., participante da reunião do Streamline Hotel.

Harvey Tattersall Jr. (Nova York): Tattersall foi um piloto, construtor de carros e proprietário antes da Segunda Guerra Mundial, mais tarde fazendo a transição para um oficial de corrida e o eventual cofundador do United Stock Car Racing Club. Ele foi promotor por 27 anos no Riverside Park em Agawam, Massachusetts, e mais tarde o proprietário/promotor no Waterford (Conn.) Speedbowl. Tattersall foi eleito para a classe inaugural do New England Auto Racers Hall of Fame em 1998.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Tom Galon

Tom Galon (Nova York): Parceiro de negócios de Tattersall no United Stock Car Racing Club, Galon foi copromotor e locutor de eventos de automobilismo no cenário de corridas da Nova Inglaterra.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Alvin Hawkins

Alvin Hawkins (Spartanburg, SC): Hawkins se juntou a France como cofundador das operações de corrida no Bowman Gray Stadium em Winston-Salem, NC As corridas semanais da NASCAR continuam até hoje na pista de um quarto de milha, administrada pelos descendentes de Hawkins. Um associado próximo de France, Hawkins também foi o primeiro flagman da NASCAR. Ele foi indicado ao NASCAR Hall of Fame Landmark Award nos últimos anos.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Bill Tuthill

Bill Tuthill (New Rochelle, NY): Tuthill correu de motocicleta na juventude antes de assumir papéis como locutor de rádio e promotor de eventos, mais tarde ganhando a confiança da França por sua esperteza nos negócios. Ele dirigiu as reuniões da Streamline como seu presidente não oficial e foi eleito primeiro secretário da NASCAR. Tuthill emergiu da formação da empresa com uma participação acionária de 40%, que mais tarde vendeu para a França. Tuthill mais tarde trabalhou como oficial de corrida e historiador, operando o Museu da Velocidade no sul de Daytona Beach de meados dos anos 1950 até os anos 70.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Bill France Sr.

Bill France Sr. (Daytona Beach, Flórida): O ex-piloto e promotor conhecido como “Big Bill” buscou reunir figuras da indústria de outras áreas do automobilismo, mesmo quando pretendia colocar seus próprios planos de negócios no papel. Ele foi eleito presidente da organização incipiente e logo traçou um curso para promover corridas sob o nome NASCAR. A Modified Division foi lançada em 1948, seguida pela Cup Series (então chamada Strictly Stock) no ano seguinte. France construiu grandes autódromos em Daytona e Talladega, liderando o crescimento do esporte em seus anos de formação.

Secretário de gravação de reuniões do Streamline Hotel, Mildred Ayers

Mildred Ayers (Ormond Beach, Flórida): Secretária de registro que manteve as atas manuscritas da série de reuniões do Streamline Hotel que deram início à NASCAR.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Joe Littlejohn

Joe Littlejohn (Spartanburg, SC): Promotor e piloto especialista que organizou eventos no centro de stock car de sua cidade natal e em estados vizinhos. Ele fez seu nome como piloto nas décadas de 1930 e 1940 e correu nas duas primeiras corridas da Cup Series no circuito de Daytona Beach, ficando em quarto lugar na inauguração de 1949. Ele também foi o primeiro a registrar mais de 100 mph na milha medida em um stock car na areia de Daytona. Littlejohn mais tarde assumiu as operações no Atlanta Motor Speedway como seu gerente geral em 1966 e foi creditado por ajudar a França a selecionar o local de um futuro superspeedway de 2,66 milhas em Talladega.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Jimmy Cox

Jimmy Cox (Mt. Airy, NC): Mecânico respeitado do sopé da Carolina do Norte que foi nomeado para o comitê de competição recém-formado da organização após as reuniões. Cox está segurando uma cópia da revista Speed ​​Age na foto, mas seu rosto está virado para longe da câmera e parcialmente obscurecido; esta foto é de outra fotografia Streamline, tirada do telhado externo.

Eddie Bland, participante da reunião do Streamline Hotel

Eddie Bland (Jacksonville, Flórida): Um antigo dono de carro campeão nas décadas de 1930 e 1940, Bland promoveu corridas por todo o Sunshine State, incluindo nas praias de Jacksonville. Nos meses anteriores à reunião do Streamline, Bland construiu e abriu o Jacksonville Speedway – mais tarde conhecido como Speedway Park, local das corridas da Cup Series de 1951 a 1963. Ele foi nomeado para o primeiro conselho de governadores da NASCAR como vice-presidente.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Joe Ross

Joe Ross (Boston): Piloto de midget car que competiu no nordeste na Bay State Midget Racing Association e na New England Auto Racing Association. Sua agenda de corridas incluía o Norwood (Massachusetts) Arena Speedway, onde mais tarde se tornou o locutor da pista.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Sam Packard

Sam Packard (Boston): Um antigo defensor de carros midget na área da Nova Inglaterra, Packard competiu em várias disciplinas de corrida — sprints, carros Indy, motocicletas, barcos e stock cars. Ele operou uma loja de velocidade no subúrbio de Providence, RI, e eventualmente se mudou para Daytona Beach em 1959. Packard foi o último participante sobrevivente das reuniões do Streamline até sua morte em 2003, aos 93 anos.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Bill Streeter

Bill Streeter (Trenton, NJ): Promotor que liderou a criação da American Stock Car Racing Association, onde ele ocupou o cargo de secretário. Ele correu com carros do tipo Indy em sua juventude, e também foi membro da equipe de pit-stop de Johnny Hannon, um membro do National Sprint Car Hall of Famer como piloto. Streeter mais tarde assumiu uma posição de front-office como promotor no Delmar Speedway em Delaware e ajudou a reformar o Langhorne (Pa.) Speedway na Pensilvânia.

Lucky Sauer, participante da reunião do Streamline Hotel

Lucky Sauer (Daytona Beach, Flórida): Ex-piloto de stock car e anão que competiu por toda a Flórida, Sauer compareceu como um dos dois dignitários locais da câmara de comércio de Daytona Beach, junto com Jimmy Roberts (não retratado).

***

Em pé, da esquerda para a direita

Participante da reunião do Streamline Hotel Larry Roller

Larry Roller: Jornalista que representa o International News Service, uma agência de notícias fundada por William Randolph Hearst que se fundiu com a Universal Press International em 1958. A França convidou repórteres selecionados para o Streamline em um esforço para documentar o processo e divulgar as reuniões.

Participante da reunião do Streamline Hotel Fred Dagavar

Fred Dagavar (Nova York): Empresário, dono de carro e piloto que mais tarde veio da Filadélfia, Dagavar fez uma largada na Cup Series, ficando em 17º lugar entre 48 carros no Langhorne (Pa.) Speedway em 1950 e ganhando US$ 50 por seus esforços. Mais tarde, ele se aventurou em corridas de carros esportivos, fazendo campanha com um Jaguar XK120 de 1954. Ele saiu das reuniões do Streamline com um lugar no Conselho de Governadores de oito membros.

Participante da reunião do Streamline Hotel, Bob Osiecki

Bob Osiecki (Atlanta): O melhor construtor de carros e motores que ajudou a guiar a Dodge e a Plymouth para as corridas de stock car, Osiecki também se destacou como um famoso hot-rodder em corridas de arrancada e alcançou recordes de velocidade em terra. Um carro de seu próprio projeto ultrapassou a marca de 180 mph nas areias de Daytona. Como um mecânico talentoso, ele colocou carros na NASCAR Cup Series para pilotos como Marvin Panch, Ralph Earnhardt e Darel Dieringer. Osiecki também organizou exposições de automóveis e abriu uma concessionária Dodge em Florence, Carolina do Sul. Ele morreu de ataque cardíaco em 1964, com apenas 45 anos.

Participante da reunião do Streamline Hotel Jimmy Quisenberry

Jimmy Quisenberry (Hyattsville, Md.): Jornalista e cofundador da Speed ​​Age, anunciada como “A primeira revista de automobilismo da América”. A primeira edição da Speed ​​Age foi publicada apenas sete meses antes das reuniões da Streamline. A publicação focou exclusivamente em automobilismo no início, depois adicionando notícias e avaliações de carros de passeio à sua cobertura.

Participante da reunião do Streamline Hotel Ed Samples

Ed Samples (Atlanta): Piloto famoso que conquistou o campeonato de 1946 da US Stock Car Drivers Association e mais tarde fez 13 largadas na Cup Series. Ele escapou da morte duas vezes – sobrevivendo após ser baleado três vezes em uma disputa de fabricação ilegal de carros antes da guerra, e depois sobrevivendo a um acidente em 1950 no Lakewood Speedway de Atlanta que o deixou com um ferimento na cabeça e dois pulsos quebrados. Ele voltou para adicionar o Alabama à sua lista de campeonatos estaduais em 1954, aposentando-se dois anos depois para administrar uma loja de velocidade em Birmingham. A França o nomeou para o comando do comitê técnico da NASCAR após as reuniões do Streamline.

Participante da reunião do Streamline Hotel Marshall Teague

Marshall Teague (Daytona Beach, Flórida): Teague foi muito longe com a França, trabalhando em seu posto de gasolina quando adolescente. Ele serviu no Corpo Aéreo na Segunda Guerra Mundial, mas voltou a correr com entusiasmo. Teague foi eleito o primeiro tesoureiro da NASCAR após as reuniões do Streamline. Mais tarde, ele venceu sete corridas da NASCAR Cup Series no dominante Hudson Hornet nº 6, incluindo triunfos consecutivos no percurso de praia e estrada de Daytona (1951-52). Ele também foi campeão da divisão AAA National Stock Car em 1952 e 1954. Teague morreu quando seu carro streamliner “Sumar Special” bateu enquanto ele perseguia um recorde de velocidade em percurso fechado no Daytona International Speedway em 1959.

You may also like