
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, a Fórmula E e a FIA anunciaram que sediarão sua segunda sessão anual de testes femininos durante os testes de pré-temporada da 12ª temporada, com o dobro do tempo de pista disponível para as pilotos de elite que participam do evento.
Após o sucesso do primeiro teste feminino realizado no Circuito Jarama, em Madri, em 2024, e para comemorar o tema do Dia Internacional da Mulher deste ano para ‘Acelerar a Ação’, o evento em 30 de outubro de 2025 verá todas as 11 equipes de corrida de classe mundial envolvidas no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA colocar pelo menos uma piloto feminina para duas sessões de teste, abrangendo um dia inteiro de ação na pista.
Pelo segundo ano consecutivo, a Fórmula E oferecerá uma plataforma dedicada para até 22 mulheres talentosas levarem o carro de corrida GEN3 Evo de última geração ao limite, que oferece 0-60 mph em apenas 1,82 segundos. O teste acontecerá no renomado circuito Ricardo Tormo, em Valência, Espanha, e é parte integrante do cronograma de testes coletivos oficiais de pré-temporada para a 12ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.
Esta iniciativa única e histórica continua a Fórmula E e o compromisso da FIA em promover a diversidade e a inclusão em todo o esporte. O teste estendido dará às mulheres a chance de compartilhar os Testes Coletivos ao lado dos 22 pilotos masculinos que compõem a lista atual do campeonato, permitindo que demonstrem suas habilidades com a mais recente tecnologia de corrida em igualdade de condições e nos mesmos carros de corrida.
Cada uma das 11 equipes da Fórmula E é obrigada a colocar pelo menos uma piloto mulher, com foco em garantir que as mulheres tenham acesso aos mesmos equipamentos de última geração e conhecimentos técnicos que seus colegas do sexo masculino. Como a sessão contará com participantes exclusivamente femininas na pista ao mesmo tempo, ela oferece uma oportunidade tangível de destacar o incrível talento e determinação do automobilismo feminino enquanto avança em suas carreiras.
Alberto Longo, cofundador e diretor de campeonatos da Fórmula E, disse:
“Com base no sucesso do teste pioneiro só para mulheres do ano passado, estamos entusiasmados em tornar o evento ainda maior e mais impactante, estendendo-o para um dia inteiro de testes envolvendo duas longas sessões de teste. Nosso objetivo é continuar quebrando as barreiras de entrada para as mulheres no automobilismo e fornecer a elas oportunidades iguais de mostrar suas habilidades, dirigindo a mesma tecnologia de ponta que o resto de nossos pilotos do campeonato.”
Pablo Martino, chefe da Fórmula E da FIA, disse:
“Desenvolver a próxima geração de pilotos de Fórmula E é a base do nosso foco no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA e, como parte dessa estratégia, também estamos comprometidos em promover a diversidade e a inclusão. Com esta iniciativa expandida, continuamos trabalhando com a Fórmula E para oferecer condições equitativas para pilotos femininos e masculinos.”
O compromisso contínuo da Fórmula E e da FIA em atrair os melhores pilotos do mundo no automobilismo se reflete não apenas neste teste expandido, mas também em suas iniciativas mais amplas para apoiar as mulheres em todos os níveis do esporte. Isso inclui a iniciativa FIA Girls on Track, que recebe 120 jovens na pista no dia anterior a cada uma de suas corridas para workshops e palestras educacionais imersivas, ajudando-as a entender mais sobre assuntos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), ao mesmo tempo em que obtém uma visão rara e única de como é trabalhar no automobilismo. O teste feminino é uma parte fundamental da estratégia de longo prazo da Fórmula E para promover a diversidade e a igualdade no automobilismo, com foco contínuo na identificação e remoção das barreiras estruturais que limitam a participação das mulheres. Ao ampliar a visibilidade das mulheres no esporte e fornecer acesso igualitário às mais recentes tecnologias e recursos, a Fórmula E está dando passos ousados em direção a um futuro mais inclusivo para o automobilismo.
Fonte: Formula-E News