A Ford pretende vencer Le Mans em 2027 com um novo hipercarro

por Road and Track
Foto: Coleção Klemantaski

Mais de 60 anos atrás, a Ford partiu com a ambiciosa meta de se tornar o primeiro fabricante americano a vencer as 24 Horas de Le Mans no geral . A busca resultante pode ser a maior história da história das corridas, culminando em quatro vitórias consecutivas de 1966 a 1969 como parte de uma rivalidade icônica contra a Scuderia Ferrari no auge dos poderes de corrida de carros esportivos da marca. ( Você pode ter ouvido falar do livro do nosso próprio AJ Baime sobre isso .) Apesar de impulsionar mais dois vencedores de corrida em 1975 e 1980, a Ford não tentou realmente vencer a corrida como fabricante desde então.

Isso muda a partir de 2027.

No ano que marcará seis décadas desde que Dan Gurney e AJ Foyt venceram a corrida em um GT40 Mk. IV, a Ford está voltando para a maior corrida de carros esportivos do mundo. Não apenas com um carro GT, mas com um protótipo LMDh-spec, competindo na classe superior pela vitória geral.

É um movimento monumental, que se tornou ainda mais monumental pela escolha da Ferrari em 2021 de retornar à classe superior em Le Mans após uma pausa de mais de 50 anos. A menos que a Ferrari encerre seu programa 499 P mais cedo e não construa um sucessor, os rivais clássicos se encontrarão novamente no que parece ser uma classe superior de pelo menos 10 fabricantes. 2027 também deve marcar a primeira corrida em que toda a Ford, Ferrari e a recordista de vitórias de Le Mans de todos os tempos, a Porsche, competem entre si com equipes de fábrica completas.

Se nenhum fabricante abandonar seus programas Le Mans Hypercar antes de 2027, esse trio lendário competirá contra protótipos de primeira classe da Toyota, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Lamborghini, Genesis e Alpine. A Acura também corre com um carro LMDh-spec na classe GTP da IMSA, mas esse carro ainda não correu em Le Mans, e a Honda não anunciou nenhum plano para fazê-lo no futuro.

A Ford ainda não anunciou detalhes sobre o programa em si, apenas que a marca planeja entrar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e no clássico de 24 horas com um carro de corrida com especificações LMDh em 2027. Como a Ford escolheu o conjunto de regras LMDh, o carro será construído em torno de uma das quatro opções comuns de chassis da Multimatic, Ligier, Dallara ou Oreca. Será um híbrido construído em torno de algumas peças comuns — mas a Ford terá um grau significativo de liberdade no design em torno dessas peças.

Como o conjunto de regras LMDh tem regulamentações de motor relativamente abertas com base na saída de potência regulada por um sensor de torque, em vez de configuração, a Ford tem algum espaço para criatividade no que eles colocam em seu protótipo. BMW, Porsche, Lamborghini e Genesis optaram por V-8s turboalimentados, enquanto Acura e Alpine escolheram usar motores V-6 turboalimentados. A Cadillac, e somente a Cadillac, construiu seu protótipo em torno de um V-8 naturalmente aspirado . Notavelmente, a Ford atualmente usa um V-8 de 5,4 litros naturalmente aspirado baseado no motor Coyote 5.0 em seus carros de corrida Mustang GT3.

A Ford diz que o programa será executado por uma equipe de fábrica completa, um afastamento de sua estratégia para seus dois últimos programas GT apoiados pela fábrica. Essas equipes foram executadas junto com os parceiros de equipe Multimatic e, no caso do Ford GT anterior , Chip Ganassi Racing. A Ford se juntará apenas à Toyota, Peugeot e Genesis na opção por um esforço de fábrica completo em vez de uma parceria com uma equipe existente.

Mais detalhes, incluindo um parceiro de chassi, planos de motor e se o carro também está destinado a correr domesticamente na classe GTP da IMSA, devem ser revelados nos próximos dois anos. É seguro dizer que mal podemos esperar para saber mais.

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