A Ferrari não deve lançar atualizações do Hypercar imediatamente

por Racer

Por Stephen Kilbey 

Foto:  JEP

A Ferrari AF Corse parece pronta para começar a temporada 2025 do FIA WEC com seu 499P de especificação 2024, embora o trabalho de desenvolvimento em segundo plano em seu Hypercar bicampeão de Le Mans esteja em andamento, de acordo com a alta gerência do programa.

Falando com repórteres durante a Finali Mondiali, Ferdinando Cannizzo – chefe de carros de corrida de resistência da Ferrari – explicou que a equipe concluiu um teste de vários dias com o 499P em Barcelona recentemente, em parte para se preparar para o final da temporada no Bahrein, mas também para testar possíveis atualizações para o carro.

No entanto, quaisquer novas evoluções (Evo ‘Jokers’), ele explicou, não devem estrear tão cedo.

“Claramente temos um desenvolvimento contínuo em andamento, de tempos em tempos temos partes que estamos testando no carro e, claro, fizemos muito trabalho na configuração em Barcelona para nos preparar para o Bahrein e entender o que poderíamos ter feito melhor em Fuji”, disse ele.

“É um trabalho amplo que organizamos quando temos a oportunidade de testar o carro na pista, continuar o desenvolvimento e entender como podemos explorar melhor o carro atual.

“Estamos analisando todas as áreas possíveis do carro, suspensão, motor, unidade de potência, aerodinâmica e carroceria, mas cada ação visa reduzir a lacuna que vemos em nosso carro ou áreas que gostaríamos de melhorar.

“Existem intervenções muito específicas para fechar ou remover fraquezas.”

Quanto ao momento de suas potenciais atualizações para o carro, Antonello Coletta, chefe de corrida de carros esportivos da Ferrari, abordou isso durante sua coletiva de imprensa na Finali Mondiali. Ele disse que a(s) atualização(ões) (se aprovada(s)) poderia(m) vir já na próxima temporada, mas não entraria em detalhes, deixando uma estreia em 2026 na mesa como uma opção potencial.

“Temos muitas ideias, mas precisamos de tempo para conhecer o carro. Precisamos usar nossos tokens com sabedoria, testar no simulador e ter cuidado com ajustes”, acrescentou.

Caso a Ferrari lance as atualizações nas quais está trabalhando para o 499P no futuro, este seria o segundo pacote Evo “Joker” para o carro.

No início desta temporada, a equipe de fábrica italiana estreou um redesenho dos dutos de resfriamento de freio do 499P para alterar a distribuição do fluxo e garantir melhor eficiência de resfriamento, bem como um “movimento rápido” sob os faróis dianteiros para ajudar no equilíbrio aerodinâmico.

Três corridas depois da introdução dessas mudanças, os pilotos da Ferrari com quem a RACER conversou concordam que o carro não parece diferente ao volante. No entanto, Cannizzo acredita que as mudanças estão funcionando como pretendido e devem dar um impulso à Ferrari no Bahrein, já que o Circuito Internacional do Bahrein é duro nos freios e está localizado em um clima mais quente.

“Estamos muito felizes com o resfriamento dos freios, ele está bem equilibrado e vamos aproveitar o Bahrein porque será muito difícil nesse aspecto”, disse ele.

“Agora estamos tentando entender como ajustar a configuração porque fomos forçados a mudar um pouco para equilibrar o carro em torno dessa modificação do duto de freio.

“A aero mudou um pouco, então estamos trabalhando em como reorganizar a configuração do carro. Mas, no geral, estamos bem satisfeitos.”

Fonte: Racer.com

You may also like