Por Kelly Crandall
A Team Penske tem as melhores chances entre os concorrentes ao campeonato da NASCAR Cup Series na corrida deste domingo, com metade do campo do Championship 4 de seu estábulo. Mas esses não são os únicos números em que a Penske pode se concentrar. A organização não está apenas buscando seu terceiro campeonato consecutivo da Cup Series, mas o que seria um quarto em sete anos.
“Eu nem percebi isso”, disse Walt Czarnecki, vice-presidente executivo da Team Penske. “Agradeço por você ter me lembrado. Eu olhei algumas estatísticas que acho que sob esse novo formato, nós estivemos entre os quatro finalistas, eu acho, oito dos 11 anos. O que, para mim, é bem incrível. Mas eu não tinha ideia de que teríamos esse tipo de desempenho pela frente.
“Mas… uma corrida de cada vez — é assim que estamos olhando para Phoenix. Se conseguirmos, será ótimo. É um testemunho para as pessoas que fazem isso acontecer.”
O formato de eliminação começou em 2014 com a NASCAR decidindo seu campeão em um cenário de uma corrida em que o vencedor leva tudo com quatro pilotos. Houve pelo menos um piloto da Penske em oito dos 11 anos, o que inclui este domingo com Joey Logano e Ryan Blaney na disputa. Os únicos anos nesse período em que um piloto da Penske não competiu pelo campeonato foram 2015, 2019 e 2021.
Logano garantiu sua vaga na corrida de domingo com uma vitória no Las Vegas Motor Speedway no início da Rodada de 8. O bicampeão da série de 2018 e 2022 está na corrida do campeonato em todos os anos pares desde 2014.
A vitória de Blaney no último fim de semana no Martinsville Speedway lhe dá a chance de defender seu campeonato de 2023. No entanto, não houve um campeão repetido na era de eliminação.
“Tem sido um momento muito emocionante”, disse Czarnecki. “Desde que Joey venceu aquela corrida em Las Vegas algumas semanas atrás, garantindo-o, o nível de excitação e o nível de preparação realmente aumentaram em nossa loja em Mooresville, isso é certo. E então, é claro, com a vitória de Ryan (domingo), isso agravou tudo. Estaremos preparados, eu prometo a vocês.”
Logano tem três vitórias nesta temporada, duas das quais na pós-temporada. Blaney também tem três vitórias. Não se surpreenda ao ver os dois veteranos tenazes indo para cima, já que a Team Penske está confortável em deixar seus pilotos batalharem entre si sem ceder um centímetro.
“Sem ordens de equipe”, disse Czarnecki. “Eu sei que Joey e Ryan estarão 110%. Ambos querem isso. Eu vi Joey quando ele veio para a pista da vitória para parabenizar Ryan; eles são grandes amigos fora da pista, e vai ser divertido assistir. Vamos dar a eles o melhor equipamento possível, cada um deles, e caberá a eles fazer o resto.”
Roger Penske colocou seu primeiro carro na Cup Series em 1972. Ele não ganhou um campeonato até a temporada de 2012, quando Brad Keselowski levou o título para casa.
Rick Hendrick é o último dono de equipe a vencer três ou mais campeonatos consecutivos da Cup Series. A Hendrick Motorsports venceu cinco campeonatos consecutivos mais recentemente, de 2006 a 2010, superando os quatro anteriores consecutivos, de 1995 a 98.
Fonte: Racer.com