A equipe Penske não está dando nada por garantido com dois carros no Cup Series Championship 4

por Racing America

Por Toby Christie

Foto: Aaron Giffin 

A escrita está na parede, a Team Penske, que venceu a Xfinity 500 de domingo no Martinsville Speedway com o piloto Ryan Blaney, parece estar a caminho de um terceiro campeonato consecutivo da NASCAR Cup Series, já que a organização colocará os carros para dois dos quatro concorrentes do Cup Series Championship 4 no próximo fim de semana no Phoenix Raceway. Os dois pilotos, Ryan Blaney e Joey Logano, venceram cada um dos dois últimos campeonatos, e esses títulos foram conquistados em corridas disputadas no oval de 1 milha em Avondale, Arizona.

No entanto, enquanto a equipe embarca em uma viagem para a Costa Oeste, eles não estão descansando sobre os louros.

“Acho que cada ano se destaca. Mas acho que estávamos nessa situação há quatro anos. Brad e Joey estavam na Final 4, e Chase Elliott venceu o campeonato”, disse Walter Czarnecki, vice-presidente executivo da equipe, em uma segunda-feira Championship 4 Team Representatives Availability. “Tyler Reddick vai ser duro, William Byron vai ser duro. Talvez tenha sido exagerado, mas este grupo de 8, esta Rodada de 8 foi sem dúvida uma das mais competitivas de todos os tempos. Então, não estamos tomando nada por garantido. É ótimo ter dois na Final 4, isso melhora nossas chances de ganhar, nossa porcentagem e nossas chances de ganhar. Mas estávamos nessa situação há quatro anos, e isso não aconteceu. Então, vamos lá com a intenção de correr na pista de corrida e tentar sair com um campeonato.”

A Team Penske, que tem uma organização de tempo integral na NASCAR Cup Series desde a temporada de 1991, sempre foi uma das gigantes do esporte. No entanto, Roger Penske e a equipe arranharam e lutaram por 21 anos antes de finalmente conquistarem um campeonato da NASCAR Cup Series pela primeira vez em 2012.

Agora, a organização está à beira de três campeonatos consecutivos da NASCAR Cup Series, e quatro nas últimas sete temporadas, o que só aumentaria o legado da Team Penske na NASCAR e no automobilismo em geral. Enquanto o formato NASCAR Cup Series Playoff serviu como o grande equalizador para muitos, a Team Penske realmente encontrou seu ritmo no formato de vitória e avanço adaptado em 2014.

“Eu olhei algumas estatísticas, e acho que neste novo formato, estivemos na Final 4, acho que oito dos 11 anos. O que, para mim, é bem incrível”, disse Czarnecki. “Mas eu não tinha ideia de que teríamos esse tipo de desempenho pela frente. Mas vamos encarar uma corrida de cada vez, sei que talvez seja um clichê, e me perdoe por dizer isso. Mas uma corrida de cada vez, e é assim que estamos olhando para Phoenix, e se conseguirmos, será ótimo.”

Além de ter pilotos como Logano e Blaney, que aparentemente estão à altura das circunstâncias quando as coisas estão decididas, a Equipe Penske se beneficia de um nível incrível de continuidade dentro de sua equipe há anos.

“Nossa vantagem injusta são as pessoas”, detalhou Czarnecki. “Temos um grupo de pessoas que estão juntas há muito tempo. Não mudamos a escalação inicial com muita frequência. Isso não acontece.”

O executivo diz que pode apontar um momento há 10 anos como o ponto de virada completo que transformou a Equipe Penske de uma equipe que lutava por vitórias em uma ameaça iminente ao campeonato.

“Acho que um verdadeiro ponto de virada em nosso programa começou provavelmente há 10 anos, quando o grupo de engenharia, o grupo de fabricação e o grupo de competição se reuniram e começaram a conversar entre si”, observou Czarnecki. “Se você viu a maneira como nossa loja é montada, todos trabalham juntos o tempo todo. Também pudemos ter pessoas como Travis Geisler, que tem experiência como chefe de equipe, como engenheiro e agora é nosso diretor de competição. Tivemos pessoas como Michael Nelson, que novamente surgiu na organização e entende todas as facetas do esporte, e eles estão sempre conversando entre si. Mas a qualidade dos indivíduos é realmente importante, e acho que isso remonta às pessoas que contratamos e criamos um ambiente para essas pessoas ficarem.”

Embora tenha dois pilotos brigando pelo campeonato, a equipe não vai atrapalhar nenhuma briga entre Logano e Blaney na corrida deste fim de semana em Phoenix.

“Sem ordens de equipe”, disse Czarnecki.

Ele continuou: “Eu sei que Joey e Ryan vão estar 110%. Ambos querem isso. Eu vi Joey. Ele veio para Victory Lane ontem à noite para parabenizar Ryan. Eles são grandes amigos fora da pista, e vai ser divertido assistir. Mas vamos dar a eles o melhor equipamento possível, cada um deles, e vai caber a eles fazer o resto.”

Será que a Team Penske conseguirá outra corrida de campeonato neste fim de semana no Phoenix Raceway? Isso ainda está para ser visto, mas a organização está carregando o ímpeto na forma de uma vitória de Logano na corrida de abertura da Rodada de 8 dos Playoffs no Las Vegas Motor Speedway, e uma vitória de Blaney no último fim de semana no Martinsville Speedway. Eles só precisam continuar rolando e executar contra dois competidores formidáveis ​​em Tyler Reddick e a equipe No. 45 23XI Racing e William Byron e seu No. 24.

Fonte: Racing America

You may also like