A equipe Jaguar FE está ansiosa para fazer sua parte na nova era da marca

por Racer

Três semanas atrás, a Jaguar causou comoção no mundo automotivo quando provocou sua reinvenção com um vídeo controverso mostrando sua reformulação de marca. A conversa continuou na semana passada com a revelação do carro-conceito Type 00, que talvez tenha apresentado mais perguntas do que respostas, mas conforme a temporada de Fórmula E começou em São Paulo na semana passada, havia um ar de familiaridade em torno do acampamento Jaguar. Não tão bonita em rosa como o novo conceito radical de EV, a equipe de Fórmula E continua a ter um visual um tanto semelhante às temporadas anteriores.

“É um momento incrivelmente emocionante para a marca Jaguar, pois reimaginamos essa marca de carros incrível e icônica de uma forma ousada e disruptiva, e isso é sem dúvida”, disse o diretor da equipe Jaguar TCS Racing, James Barclay, à RACER. “Acho que para nós, como equipe, estamos realmente, realmente orgulhosos de fazer parte disso.

“E então, obviamente, do ponto de vista da identidade da equipe, você vê a adoção da nova marca do dispositivo Jaguar, o que é emocionante. Estávamos ansiosos para trazer isso para a equipe, e a reação parece ser incrível desde que revelamos a pintura. São tempos emocionantes.

“É bom fazer parte dessa jornada. A Jaguar é a marca mais comentada do mundo no momento, não apenas a marca de carros, e acho que isso tem muitas oportunidades empolgantes para nós como uma equipe.”

Essa equipe desempenhará um papel fundamental à medida que a empresa entra em sua própria era exclusivamente elétrica também. Enquanto a Jaguar de 89 anos parece estar mudando de cima a baixo, ter as corridas como uma parte fundamental de sua constituição permanecerá.

“Estamos desenvolvendo a tecnologia que fluirá para nossos futuros veículos elétricos Jaguar”, disse Barclay. “Esse é um elemento disso, mas também é o DNA das corridas que está embutido na Jaguar, e o que estamos fazendo aqui é impulsionar a paixão e o entusiasmo pela tecnologia de veículos elétricos à medida que o mundo faz a transição para isso.

“Nosso papel é realmente importante nessa transição, e realmente sentimos uma grande responsabilidade em fazer isso de uma forma realmente empolgante e informativa, mas também muito produtiva em termos de tecnologia.”

Segundo Dominik Wilde, da revista Racer, a reimaginação do negócio de carros de rua da Jaguar acontece em um momento em que todo o negócio da JLR — agora conhecido apenas pela designação de três letras em vez de Jaguar Land Rover como era antes — está passando por mudanças. Outra parte disso é dividir a Land Rover em marcas individuais com nomes dos produtos da empresa.

Um deles, o Defender, participará do Rally Dakar em 2026, marcando a primeira vez que o ícone off-road participou da competição mais extenuante do mundo em uma capacidade oficial. Pouco foi revelado sobre o projeto até agora, mas Barclay expressou seu orgulho e comando do programa.

“Revelaremos mais em janeiro, então não podemos dizer muito mais do que compartilhamos até o momento, mas o que posso dizer é que estou realmente muito animado, muito honrado e muito orgulhoso de tornar este programa realidade em minha função como diretor administrativo da JLR Motorsport”, disse Barclay.

“A Fórmula E é o nosso ápice nas corridas elétricas — é a nossa Fórmula 1 como uma empresa de carros elétricos com a Jaguar. Do lado do Defender, o veículo off-road mais icônico do mundo, e o evento off-road mais icônico do mundo é o Dakar, então reunir esses dois ícones é honestamente um momento que define a carreira.”

Com a reputação do Defender como um veículo off-road líder de mercado e o conhecido desafio do Dakar, Barclay não tem ilusões sobre o desafio que o espera.

“É uma experiência criando memórias como uma equipe, que estamos ansiosos para fazer, e realmente sentimos a responsabilidade e a responsabilidade de fazer isso muito bem”, disse ele. “É um teste de humano e máquina, e que ótima maneira de demonstrar a capacidade do Defender.

“É algo que nunca aconteceu oficialmente como uma equipe de fábrica, acredite ou não. O primeiro carro a vencer isso foi um Range Rover, e essa é uma ótima linhagem. Nunca fomos como uma equipe de fábrica completa para o Dakar, então sim, é um momento muito emocionante, e estamos ansiosos para começar. Muito trabalho a fazer — estaremos lá em 2026, mas estamos entrando no meio disso agora.”

Embora os detalhes do programa Dakar permaneçam desconhecidos, Barclay revelou que a Defender trabalharia com um parceiro, assim como suas contrapartes OEM Ford e Dacia, que estão alinhadas com a M-Sport e a Prodrive, respectivamente.

“Trabalharemos com um parceiro, mas compartilharemos mais dessas informações em janeiro”, disse ele. “Mas definitivamente buscaremos trazer a expertise de Dakar, o que é realmente importante. Temos grande capacidade com nosso grupo, mas, na verdade, às vezes você também precisa de um pouco dessa expertise.”

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