A equipe Extreme E de Rosberg é encerrada

por Racer

A Rosberg X Racing de Nico Rosberg anunciou que encerrará as operações após quatro anos competindo na Extreme E.

A equipe — centrada em sua campanha #DrivenbyPurpose durante toda a sua existência e liderada pelo campeão mundial de Fórmula 1 de 2016, Nico Rosberg — competiu na série off-road totalmente elétrica desde sua criação, sendo a sétima equipe a assinar antes de sua temporada inaugural em 2021, depois de Andretti, Chip Ganassi Racing, Techeetah (que acabou não competindo), X44, Abt e Veloce Racing.

De acordo com Dominik Wilde, da revista Racer, Rosberg descreveu o encerramento de sua equipe como “agridoce”.

“Construir a RXR não foi apenas sobre corrida; foi sobre criar uma equipe com propósito que pudesse fazer uma diferença real”, disse ele. “Das nossas vitórias no campeonato às nossas iniciativas ambientais e de igualdade, nós conquistamos muito juntos. Embora seja agridoce encerrar este capítulo, estou orgulhoso do que conquistamos.”

Com nove vitórias em 24 corridas e dois títulos de campeonato, a RXR foi a equipe mais bem-sucedida da Extreme E. Ela venceu a primeira temporada, com Johan Kristoffersson e Molly Taylor conquistando três vitórias em cinco eventos — incluindo o primeiro evento na Arábia Saudita — para derrotar a equipe X44 de Lewis Hamilton, que tinha Sebastien Loeb e Cristina Gutierrez como pilotos naquele ano.

Taylor deixou a equipe antes da segunda temporada, com Mikaela Ahlin-Kottulinsky assumindo seu lugar, e a dupla Kristoffersson e Ahlin-Kottulinsky venceu outros dois eventos, mas terminou em segundo lugar, atrás da X44, após problemas técnicos na penúltima rodada no Chile, e um acidente no final da temporada no Uruguai, que acabaram com suas esperanças de manter o título.

“A RXR me deu a chance de ultrapassar limites, correr com propósito e crescer de maneiras que nunca imaginei”, disse Ahlin-Kottulinsky, que, com seis vitórias, encerra sua corrida na Extreme E como a segunda piloto feminina mais bem-sucedida da série, atrás de Taylor, que teve sucesso com a Veloce Racing após sua saída da RXR. “Das nossas vitórias no campeonato à nossa campanha movida por propósito, ao plantio de milhares de árvores e à inspiração de crianças, esta jornada tem sido inesquecível.

“Também serei eternamente grato pela oportunidade de aprender, além de Johan, que agora é 7 vezes campeão mundial de Rallycross. Embora eu vá sentir falta da equipe, estou animado para ver aonde esse próximo capítulo me levará.”

A Extreme E expandiu para um cronograma de 10 rodadas (em cinco eventos ainda) na Temporada 3 e a RXR foi mais uma vez campeã da série, cortesia de três vitórias na Sardenha e no Chile. Ela começou a temporada reduzida de 2024 com outra vitória na Arábia Saudita, mas caiu para o terceiro lugar na classificação após uma sequência de três quartos lugares antes da temporada ser interrompida após o Hydro X Prix na Escócia para que a série concentrasse seus esforços em sua reinvenção como a Extreme H movida a hidrogênio para 2025.

O chefe da equipe, Nico Rosberg, compartilha um momento de vitória com seus pilotos Mikaela Ahlin-Kottulinsky e Johan Kristoffersson em 2022. Sam Bloxham/Motorsport Images

“Ganhar dois campeonatos foi uma conquista incrível, mas o que mais se destaca é o impacto que causamos além das corridas”, disse Kristoffersson, que combinou seus compromissos com a Extreme E com a RXR com uma presença sustentada no World Rallycross, onde ganhou o campeonato consecutivamente de 2021 a 24, somando-se aos seus triunfos anteriores em 2017, 2018 e 2020. “Esta tem sido mais do que uma equipe de corrida; tem sido uma família, e sou grato por todos os grandes momentos.”

A decisão de fechar a loja significa que a RXR não competirá na Extreme H quando ela estrear em 2025, algo que foi quase confirmado em uma declaração da equipe compartilhada nas redes sociais que concluiu: “Desejando à Extreme H e a todas as equipes que competirão no ano que vem todo o sucesso enquanto são pioneiras em uma nova era no automobilismo movido a hidrogênio”. Até agora, outras equipes têm sido tímidas sobre seu envolvimento na série reformulada, mas a SUN Minimeal e a Veloce Racing estão entre aquelas que sinalizaram sua intenção de continuar.

“Este capítulo da RXR tem sido realmente ótimo”, disse o diretor administrativo de operações comerciais da RXR, Maximilian Wasler. “É raro encontrar uma equipe tão comprometida em vencer e fazer a diferença. Estou orgulhoso de nossas conquistas e ansioso para ver como o legado da RXR inspirará empreendimentos futuros.”

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