Um total de 23 carros de seis fabricantes de GT3 estão na lista de inscritos para a sétima edição da FIA GT World Cup, tradicionalmente realizada como parte do Grande Prêmio de Macau. O evento acontecerá de 14 a 17 de novembro no renomado Circuito da Guia, com quase 70 por cento do grid composto por pilotos classificados como Platinum.
A inscrição é encabeçada pelos vencedores de todas as edições do evento realizadas desde sua estreia em 2015, além de um total de 10 pilotos que participaram do Campeonato Mundial de Endurance da FIA este ano, incluindo oito da classe Hypercar.
O vencedor da Copa do Mundo FIA GT do ano passado, Raffaele Marciello, está pronto para sua terceira vitória na corrida sancionada pela FIA nas ruas de Macau. Tendo vencido duas vezes ao volante de um Mercedes-AMG, Marciello agora pilotará um BMW, tendo trocado de um fabricante alemão para outro no início do ano como parte do esforço da classe FIA WEC Hypercar da BMW. Marciello, no entanto, não é estranho à maquinaria de especificação GT3 do fabricante bávaro, combinando seu programa FIA WEC com uma campanha no GT World Challenge Europe em um M4 GT3.
A candidatura da BMW para Macau será formada por quatro carros, com os companheiros de equipe de Marciello no WEC, Sheldon Van der Linde e Dries Vanthoor também envolvidos. Completando a formação está o robusto piloto da BMW, Augusto Farfus, que conhece o M4 GT3 melhor do que ninguém, tendo sido o principal piloto de desenvolvimento do carro. Junto com Marciello, o brasileiro é o segundo piloto na formação da BMW que provou um triunfo na Copa do Mundo FIA GT, tendo conquistado uma vitória memorável em 2018.
A Lamborghini está pronta para fazer sua primeira aparição nas ruas de Macau desde 2017. O fabricante italiano de supercarros está mirando alto, tendo garantido os serviços do piloto mais condecorado a correr no Circuito da Guia, Edoardo Mortara. O piloto de 37 anos conquistou vitórias consecutivas na Fórmula 3 em 2009 e 2010, antes de vencer a Copa do Mundo FIA GT de 2017 pela Mercedes-AMG. Além disso, o suíço também marcou um hat-trick de vitórias na Copa GT de 2011 a 2013 pilotando carros Audi, antes do evento ganhar o status de Copa do Mundo FIA. Sua vitória na corrida de apoio da Copa Audi Sport R8 LMS em 2013 eleva seu total de vitórias em Macau para sete. Completando a inscrição da Lamborghini em Macau estarão Matteo Cairoli, retornando pela segunda vez, tendo corrido com um Porsche no ano passado, e o piloto regular do TCR que virou piloto de GT3 Luca Engstler, que tem experiência anterior em circuitos desde seus dias na FIA World Touring Car Cup.
A presença da Ferrari em Macau deve crescer de dois carros para três na busca do fabricante por sua primeira vitória na Copa do Mundo FIA GT. Retornando pela segunda vez consecutiva está o piloto de fábrica de longa data do Cavalo Empinado, Daniel Serra. A ambição da Ferrari é demonstrada pela convocação de suas duas estrelas da classe FIA WEC Hypercar, o vencedor das 24 Horas de Le Mans deste ano, Antonio Fuoco, e o mais jovem vencedor geral da corrida do FIA WEC, Yifei Ye, com o italiano fazendo seu retorno ao Circuito da Guia tendo participado anteriormente da corrida de F3 há uma década.
Também indo atrás de seu primeiro triunfo na Copa do Mundo FIA GT está a Porsche com seu esforço de cinco carros forte encabeçado pelo atual líder do Campeonato de Pilotos de Hipercarros da FIA WEC, Laurens Vanthoor, que tentará adicionar a segunda Copa do Mundo FIA GT ao seu gabinete de troféus, tendo vencido anteriormente com a Audi. Além da vasta experiência do belga, a Porsche também conta com a juventude na forma do recém-coroado campeão da classe GTD Pro do Campeonato IMSA SportsCar Laurin Heinrich, o campeão do DTM do ano passado Thomas Preining, bem como Alessio Picariello e o vencedor da Copa GT de Macau de 2020 Leo Hongli Ye.
Com Marciello agora um homem da BMW, a Mercedes-AMG está apostando em um quarteto de pilotos para assumir a luta para manter o título de fabricantes pela terceira edição consecutiva, contando com suas equipes clientes da Ásia para correr com seus quatro carros. O piloto robusto da fabricante, Maro Engel, que venceu a primeira Copa do Mundo FIA GT em 2015, está liderando a carga, com a escalação completada pelo tricampeão das 12 Horas de Bathurst e piloto do Alpine FIA WEC Hypercar Jules Gounon, o regular do FIA WEC Corvette Daniel Juncadella e Ralf Aron, que tem duas saídas do Circuito da Guia em seu nome ao volante de um carro de F3, com um pódio na edição de 2017 sendo um dos destaques de sua carreira.
A Audi está mirando sua primeira vitória na FIA GT World Cup desde 2016, com seu esforço encabeçado pelo experiente piloto alemão Christopher Haase e seu companheiro de estábulo suíço Ricardo Feller. Completando a lista estão James Kuai Yu e Adderly Fong.
A FIA GT World Cup acontece de 14 a 17 de novembro com duas sessões de treinos de 30 minutos seguidas por uma única sessão de qualificação com a mesma duração. A ação de corrida será realizada em duas baterias, com uma corrida de qualificação de 12 voltas seguida por uma corrida principal de 16 voltas para decidir o título.
A competição, juntamente com o GP de Macau, que será a atração principal da Copa do Mundo FIA FR, se beneficiará de ampla transmissão ao vivo pelo canal oficial da FIA no YouTube .
Fonte: FIA News