Por Eric Smith
Antes da NTT INDYCAR SERIES apertar o botão de pausa para o intervalo das Olimpíadas de Verão, mais uma corrida neste movimentado período de verão começa no domingo nas ruas de Toronto.
A luta de rua anual de 85 voltas ao norte da fronteira serviu como um playground da Honda, e chega em um bom momento na programação para o fabricante e suas equipes. A Chevrolet chegará fresca de um Hy-Vee INDYCAR Race Weekend altamente bem-sucedido no Iowa Speedway, onde acumulou cinco das seis possíveis posições de pódio nas duas corridas de 250 voltas.
No ano passado, em Toronto, a Honda conquistou as três primeiras posições no circuito de rua de 1,75 milhas no Exhibition Place e fez o mesmo nas duas últimas corridas de rua da temporada de 2024 (em Long Beach e Detroit).
A Chevrolet pode abrir caminho para um rejuvenescimento no percurso apertado de 11 curvas que oferece ótimas vistas do horizonte de Toronto? Descubra no Ontario Honda Dealers Indy Toronto de domingo às 13h ET no Peacock e na INDYCAR Radio Network. Esta é a corrida de rua final da temporada.
Todos estão perseguindo o líder de pontos Alex Palou, que não se classificou bem em corridas anteriores em Toronto, mas avançou pelo campo aparentemente com facilidade. Palou começou em 22º em 2022 e em 15º um ano atrás, mas terminou em sexto e segundo, respectivamente.
No ano passado, Palou levou seu danificado No. 10 Chip Ganassi Racing Honda para casa até o pódio, apesar do cone do nariz dianteiro quebrado. O bicampeão da série e atual campeão cruzou a linha de chegada atrás de Christian Lundgaard, da Rahal Letterman Lanigan Racing, que conquistou sua primeira vitória na NTT INDYCAR SERIES.
Lundgaard não terminou onde gostaria em circuitos de rua nesta temporada – ele foi 18º em St. Petersburg, 23º em Long Beach e 11º em Detroit. Mas em duas largadas em Toronto, ele terminou em oitavo e primeiro.
Assim como Lundgaard, o piloto da Andretti Global Kyle Kirkwood venceu sua primeira corrida da carreira em um circuito de rua. Na temporada passada, ele venceu em Long Beach e depois novamente em Nashville. Estatisticamente, há um bom motivo para ver Kirkwood dirigindo seu Honda AutoNation nº 27 para a pista da vitória no domingo. Com cada corrida de rua nesta temporada, ele ganhou três posições. Ele terminou em 10º em St. Petersburg, sétimo em Long Beach e quarto em Detroit.
O piloto da Team Penske, Will Power, entra no fim de semana de Toronto em segundo lugar em pontos, 35 atrás de Palou, após vencer o Hy-Vee One Step 250 Presented by Gatorade no domingo. Mas ele espera um resultado melhor do que o que teve nas últimas corridas canadenses – sua média de chegada nas últimas cinco largadas neste evento é 17,2. Ainda assim, ele venceu aqui duas vezes e tem três resultados entre os seis primeiros nos três eventos de pista de rua desta temporada.
O companheiro de equipe de Power, Scott McLaughlin, tem o oposto a seu favor. Ostentando uma média de 24,3 em circuitos de rua nesta temporada, ele terminou em nono como um novato em Toronto em 2022 e foi o sexto no ano passado, apesar de liderar 28 voltas da primeira fila. Ele tem um terceiro lugar em três das últimas cinco corridas e uma vitória na outra (Hy-Vee Homefront 250 de sábado apresentada pela Instacart).
Também pode ser um fim de semana de Scott Dixon. A posição de largada do piloto da Chip Ganassi Racing melhorou a cada corrida de circuito de rua nesta temporada: de 11º em St. Petersburg para oitavo em Long Beach e quinto em Detroit. O seis vezes campeão da série venceu duas dessas três corridas — Long Beach e Detroit — e foi sétimo na outra. Em Toronto, Dixon tem quatro vitórias e nove resultados entre os três primeiros em 15 largadas. Seus últimos quatro resultados foram primeiro, segundo, primeiro e quarto. Ele terminou em quarto em ambas as corridas no Iowa Speedway no último fim de semana, reduzindo 14 pontos de seu déficit para Palou na classificação.
O primeiro treino em Toronto é às 15h00 horário do leste dos EUA na sexta-feira. A série retorna às 10h30 horário do leste dos EUA no sábado para a segunda sessão de treinos antes da sessão de qualificação do prêmio NTT P1 de nocaute de três rounds, programada para começar às 14h45 horário do leste dos EUA.
A programação de domingo apresenta o aquecimento pré-corrida às 10h ET antes da corrida de 85 voltas às 13h ET. Toda a ação será transmitida ao vivo pela Peacock e pela INDYCAR Radio Network.