Por Stephen Edelstein

A Aptera anunciou na quarta-feira que havia concluído uma versão de produção funcional de seu veículo elétrico solar de três rodas e alta eficiência.
Este veículo, o primeiro de uma série, é o primeiro a combinar um trem de força de produção e uma carroceria de fibra de carbono com o software e a bateria projetados internamente pela Aptera, de acordo com um comunicado à imprensa da empresa.
Veículo de produção Aptera
Hardware solar, um sistema de gerenciamento térmico de intenção de produção e superfícies externas completas serão adicionados como parte da próxima fase de testes, de acordo com a Aptera. Os veículos passarão então por testes de pista de alta velocidade para validar características de desempenho e eficiência, de acordo com a empresa.
O processo de intenção de produção leva o Aptera um passo mais perto de um veículo realmente vendável, para o qual a empresa afirma ter mais de 50.000 reservas. Uma edição de lançamento de US$ 33.200 foi revelada em janeiro de 2023 com um tempo de aceleração de 0-60 mph de 4,0 segundos, uma bateria de 42 kWh que forneceria um alcance de até 400 milhas e um sistema de energia solar que pode fornecer 700 watts de energia contínua, bom para 40 milhas de alcance por dia, disse a empresa.

A Aptera discutiu no passado outras versões com até 1.000 milhas de alcance, uma vez que a energia do painel solar é fatorada, e tempos de 0-60 mph tão baixos quanto 3,5 segundos . A empresa também anunciou seu uso da porta Tesla North American Charging Standard (NACS) bem antes da migração em massa por marcas de EV do mercado dos EUA no ano passado. Nos últimos meses, também foi sugerido que algumas mudanças de design estão chegando ao triciclo para eficiência e custo-benefício.
No início deste ano, a Aptera concluiu um programa de crowdfunding e passou a buscar capital privado em seu caminho para a produção em volume. Ao longo de três anos, a Aptera levantou mais de US$ 100 milhões de mais de 17.000 investidores em todas as fases do crowdfunding. A empresa disse em maio que, aguardando o financiamento necessário, esperava levar o triciclo ao mercado “em escala” em 2025.
Fonte: Green Car Reports