Há uma boa chance de que qualquer dispositivo que você esteja usando para ler esta história funcione com uma bateria feita na China. E até muito recentemente, isso era verdade para muitos veículos elétricos também. Isso porque os EUA, Europa, Japão e outras partes do globo passaram décadas terceirizando baterias e produção de baterias para a China por razões de custo. Então esse país assumiu essa liderança e correu com ela até o ponto em que agora responde por mais de 80% da capacidade de fabricação de baterias, de acordo com a S&P Global.
Ultimamente, os EUA em particular têm tentado recuperar o atraso. E a boa notícia é que parece estar funcionando.
Novos detalhes compilados na semana passada pelo analista econômico e jornalista de dados Joey Politano revelam que a produção de baterias de íons de lítio nos EUA aumentou significativamente nos últimos anos, especificamente desde a aprovação da Lei de Redução da Inflação (IRA).
Apesar do nome desajeitado dessa legislação, talvez seja o projeto de lei mais significativo focado no clima e nos empregos já aprovado, repleto de incentivos para desenvolver e fabricar tecnologias de energia verde — incluindo baterias para EVs — internamente em vez de no exterior. Na verdade, de acordo com os dados da Politano, a produção de baterias aumentou 25% nos EUA desde 2023.
Politano disse ao InsideEVs que sua conclusão vem de duas fontes: a pesquisa Manufacturers’ Shipments, Inventories, and Orders (M3) do Censo dos EUA e o índice de preços ao produtor para fabricação de baterias do Bureau of Labor Statistics. Ele rastreia tendências como essas e mais em seu Substack também .
Suas descobertas acompanham outros estudos que vimos que confirmam essa tendência. De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE) de maio , os investimentos globais da China em fabricação de tecnologia limpa e controle do espaço de baterias estão, na verdade, abaixo de 2022 e 2023. Você pode agradecer ao aumento da fabricação local por muito disso; os investimentos mais que triplicaram nos EUA e na Europa em 2023. Também deve ficar ainda melhor quando pudermos ver os dados completos deste ano; “40% dos investimentos em fabricação de energia limpa em 2023 foram em instalações que devem entrar em operação em 2024”, disse a AIE em seu relatório. A S&P relata que o investimento dos EUA na fabricação de baterias para veículos elétricos foi de US$ 40 bilhões apenas entre 2020 e o terceiro trimestre de 2023.Foto por: InsideEVs
Isso também é verdade para o uso de baterias nos EUA para nossa rede elétrica. O The Guardian relatou recentemente que os Estados Unidos aumentaram drasticamente a produção e instalação de enormes baterias de reserva que podem ser usadas em quedas de energia este ano. “De quase nada há apenas alguns anos, os EUA agora estão adicionando baterias de grande porte em um ritmo vertiginoso, tendo instalado mais de 20 gigawatts de capacidade de bateria na rede elétrica”, disse a história. “Isso significa que o armazenamento de baterias equivalente à saída de 20 reatores nucleares foi adicionado às redes elétricas dos Estados Unidos em apenas quatro anos, com a EIA prevendo que essa capacidade pode dobrar novamente para 40 GW até 2025 se ocorrerem novas expansões planejadas.”
As pessoas tendem a pensar em baterias de íons de lítio puramente no sentido de carros, mas isso é apenas uma parte do que está acontecendo na América agora. No entanto, as baterias e os desenvolvimentos de tecnologia de baterias se espalham por todo o espaço de energia , e aumentá-los aqui para uso em carros é uma ótima maneira de fazer as coisas andarem. É assim que a América fica boa em fazer isso. Muito disso nos últimos anos foi vinculado ao IRA, que permitiu que as montadoras oferecessem um crédito fiscal de até US$ 7.500 para comprar um EV se ele e suas baterias fossem feitos na América do Norte. Como nenhuma montadora quer competir com outra sem essa vantagem, fábricas de baterias estão surgindo em todos os EUA para dar suporte ao setor de EV — inclusive em estados vermelhos e roxos .
Hyundai Motors Group Metaplant em Savannah, Geórgia
Isso é digno de nota aqui porque agora o presidente eleito Donald Trump prometeu revogar as disposições do IRA, se livrar dos créditos e incentivos fiscais para veículos elétricos e recuperar fundos não gastos. Se ele pode ou não é uma questão de debate aberto; acabar com todo o IRA exigiria um ato do Congresso, e muitos, se não todos os funcionários eleitos, gostariam de manter esses empregos de fabricação de veículos elétricos e baterias em seus distritos. Além disso, a corrida de veículos elétricos agora é uma questão de competição tecnológica com o adversário geopolítico mais difícil da América. A indústria automobilística é certamente uma grande parte disso, mas é apenas uma parte; essa corrida envolve quase tudo que usa ou usará energia elétrica.
É verdade que a indústria de baterias provavelmente continuará por conta própria sem subsídios. A demanda por dispositivos movidos a bateria não vai a lugar nenhum, e no mundo dos carros, as vendas de veículos puramente de combustão interna atingiram o pico globalmente em 2017 e estão em declínio desde então. Mas a China investiu uma tremenda quantidade de financiamento nacional e regional em baterias, EVs e muito mais; se os EUA quiserem ter uma chance de competir contra tal gigante e evitar se tornar puramente um importador da tecnologia de última geração do mundo, o próximo ocupante da Casa Branca faria bem em tomar nota do que realmente está funcionando agora.