O estúdio Beta Design Office, com sede em Londres, projetou e projetou o troféu para coincidir com a estreia do novo carro de corrida GEN3 da Fórmula E – o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído.
O design de explosão de energia do novo troféu é fortemente inspirado pelos recursos de potência do GEN3 – o carro de Fórmula E de terceira geração que corre no limite da inovação e ultrapassa os limites do desenvolvimento da tecnologia EV. O primeiro carro de corrida elétrico de roda aberta a quebrar 200 mph, o GEN3 atua como uma usina sobre rodas, gerando mais de 40% da energia usada na corrida durante a própria corrida e mais do que dobrando a capacidade regenerativa do carro GEN2 anterior para 600 kW.
O resumo era criar um novo troféu de corrida icônico para a era GEN3. Era vital que transmitisse eletrificação, velocidade e movimento, mantendo também elegância e modernidade.
Os designers da Beta foram influenciados por componentes da vida real do primeiro campeonato mundial de automobilismo totalmente elétrico do mundo. O troféu é composto por 44 barbatanas: 22 barbatanas maiores representam os 22 pilotos que competem na Fórmula E e 22 barbatanas menores representam seus carros na pista. A forma do troféu é inspirada em raios automotivos, dissipadores de calor e núcleos dentro de um cabo de alimentação, combinados com linhas fluidas vistas em painéis de carroceria automotiva.
O alumínio anodizado foi escolhido como material primário por suas qualidades leves e rígidas, que também permitiram uma combinação precisa de cores douradas e prateadas. Era vital que a criação final parecesse sofisticada e premium de acordo com o status do esporte no Campeonato Mundial da FIA.
Henry Chilcott, diretor de marketing da Fórmula E, disse:
“Encarregamos a Beta de criar um troféu que seria a expressão máxima da nossa nova identidade de marca. Inspirado no torque instantâneo da aceleração elétrica, o troféu fala sobre o papel do nosso esporte como um poderoso catalisador de mudanças, ao mesmo tempo em que captura a emoção e a velocidade das corridas elétricas. Mal podemos esperar para vê-lo suspenso em comemoração à nossa primeira corrida da 9ª temporada na Cidade do México, no sábado, 14 de janeiro.”
Mark Reilly, co-fundador e diretor criativo da Beta, disse:
“Queríamos que o design do troféu criasse uma sensação de eletricidade, a essência de uma xícara, mas com uma explosão de aceleração. Criar uma narrativa em projetos é importante para nós da Beta. Tanto Harry [Mitchell, co-fundador e diretor criativo] quanto eu somos fãs do automobilismo e queríamos que o design atuasse como um símbolo da evolução empolgante e acelerada da Fórmula E e uma visão para o futuro”.
O E-Prix da Hankook Mexico City 2023 abre a 9ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA neste sábado. Os nomes icônicos do automobilismo Maserati e McLaren se alinharão pela primeira vez em um grid da Fórmula E, onde competirão com Porsche, Jaguar e Nissan entre as 11 equipes que competirão com o carro GEN3 pela primeira vez.
Onze cidades do mundo sediarão corridas de Fórmula E na 9ª temporada, que inclui eventos inaugurais em Hyderabad, Cidade do Cabo, São Paulo e Portland (Oregon, EUA), além de retornos à Cidade do México, Diriyah, Berlim, Roma, Jacarta, Mônaco e Londres.
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