4
Os FIA Motorsport Games 2024 estão oficialmente em andamento, com participantes das disciplinas de Rally, Electric Street e Esports iniciando seus preparativos hoje na Espanha. A mudança para a atividade de pista seguiu a cerimônia de abertura da noite de quarta-feira em Valência, que trouxe 646 atletas representando 82 nações à Cidade das Artes e Ciências para lançar a terceira edição do evento. Com as festividades completas, a quinta-feira viu os motores serem acionados pela primeira vez no Circuito Ricardo Tormo, onde uma seleção de aspirantes ao Rally encenou seu Shakedown, Treinos e Qualificação. Embora nenhum motor tenha sido acionado, os competidores de Esports também estavam ocupados na Cidade das Artes e Ciências. Esports GT e Esports F4 estiveram em ação com uma série de sessões de qualificação antes das disputas das quartas de final na sexta-feira. O Karting Slalom também começou hoje com a qualificação em um percurso sob medida no Circuito Ricardo Tormo. Sexta-feira marca um aumento significativo na atividade. Cinco das seis categorias do Circuito e Auto Slalom estarão na pista, enquanto os competidores do Rally também estarão ocupados em vários locais. Todas as categorias de Karting e Off Road serão disputadas no Aspar Circuit, enquanto os competidores de Esports competirão na Cidade das Artes e Ciências. A primeira ação no Circuito Ricardo Tormo será o Treino Livre 1 para GT, que começa às 08h30. A cobertura ao vivo começa com a qualificação para a mesma categoria às 16h15, que pode ser vista no site oficial da FIA Motorsport Games, no canal do YouTube e nas contas de mídia social. |
GT Esportes Equipes da República Tcheca, Brasil e Alemanha dividiram as pole positions para o trio de quartas de final no primeiro dia de competição em Valência. O campo completo de 57 nações levou para a frota de simuladores fornecidos pela Fanatec situados na espetacular Cidade das Artes e Ciências da cidade na manhã de quinta-feira. A equipe tcheca assumiu o controle da sessão de abertura graças a Vojtech Fiala, que abriu uma vantagem de 0,28s sobre Naquib Azlan, da equipe da Malásia. O piloto da equipe do Marrocos, Ahmed Erquizi, foi o terceiro, à frente de Kieran Prendergast, da equipe do Reino Unido. Igor De Oliveira Rodrigues estabeleceu o melhor tempo na segunda sessão para a equipe do Brasil e dividirá a primeira fila da segunda quartas de final com Philippa Boquida, da equipe da Austrália. Sota Muto, da equipe japonesa, ficou em terceiro, com Ho Cheung Chan, da equipe de Hong Kong, região administrativa especial da China, em quarto. Niklas Houben garantiu o primeiro lugar para as últimas quartas de final para a equipe da Alemanha, mas por pouco. Apenas 0,06s separaram ele e Mathys Leitão, da equipe francesa, enquanto Youngchan Kim (equipe da Coreia do Sul) e Grantas Kareckas (equipe da Lituânia) ocuparão a segunda fila. |
Esportes F4 Brasil, República da Coreia do Sul e Índia chegaram à frente nas três sessões de qualificação do Esports F4 do dia, com um total de 55 nações diferentes participando da estreia da categoria nos FIA Motorsport Games. Com um teste de Fórmula 4 da FIA do mundo real na oferta para o vencedor geral, a pressão estava sobre os competidores da F4 de Esports desde o início. Luis Felipe de Sá Tavares foi o mais rápido no layout de Spa-Francorchamps recentemente atualizado do iRacing na qualificação para as primeiras quartas de final, mas apenas por 0,04s de Alexander Spetz (equipe da Suécia). A equipe do Reino Unido e a equipe da Malásia completaram os quatro primeiros, com Matt Caruana e Nabil Azlan pilotando, respectivamente. Gyumin Kim liderou a equipe da Coreia do Sul no Q2, Jarl Teien (equipe da Noruega) foi o segundo, à frente de Jimmy Antunes (equipe da Suíça) e Isaac Lennert Gillissen (equipe da Holanda). A sessão final do dia também produziu o tempo mais rápido até agora, com Muhammad Ibrahim, da equipe da Índia, terminando na frente com 2:22:520s. Martin Kadlečik foi o segundo da equipe tcheca, à frente de Ar Muhammad Aleef Mohamed Rafik, da equipe de Cingapura, e Ulaș Özyildirim, da equipe da Turquia. Os quartos-de-final começam amanhã a partir das 12:50 CEST. |
Karting Slalom O Karting Slalom começou na quinta-feira com testes, sessões de qualificação e as corridas de abertura, com a equipe da Hungria e a equipe da Alemanha entre as que desfrutaram de um primeiro dia de ação estelar. A categoria – parte da disciplina Electric Street ao lado do Auto Slalom – oferece um ponto de entrada acessível e acessível ao automobilismo para participantes juniores de 14 a 16 anos que possuem uma licença nacional de kart. Com os participantes dirigindo karts elétricos idênticos em um percurso paralelo de slalom em formato de revezamento, as equipes mais rápidas avançam para uma fase eliminatória de contra-relógio frente a frente, culminando na final para determinar os vencedores da medalha de ouro. Quando a poeira baixou no dia de abertura da competição de Karting Slalom, Balázs Sturcz e Anna Benedek, da equipe húngara, marcaram o ritmo na qualificação. O tempo combinado, com as penalidades levadas em consideração, ficou um pouco mais de três segundos à frente da Alemanha (Louis Stange / Maja Braun), com a Lituânia (Linas Volungevi / Meda Mickeliūna) em terceiro. Os 16 primeiros das sessões de hoje avançam para a próxima fase no sábado de manhã. Isso será reduzido para oito nas quartas de final da tarde, seguido pelas semifinais e as disputas decisivas de medalhas no domingo. A Alemanha é a atual medalhista de ouro, tendo triunfado sobre a Bélgica na edição de 2022. |
Ralis A Espanha, país anfitrião, estabeleceu o ritmo de qualificação na quinta-feira para liderar os concorrentes do Rally2 em Valência, com a Eslováquia liderando o pelotão do Rally4 e a Itália liderando os tempos do Rally Histórico. Os participantes das três classes foram ao Circuito Ricardo Tormo para determinar a ordem de largada para a primeira etapa competitiva, com as equipes mais rápidas capazes de selecionar sua posição inicial. A equipe espanhola lançou o desafio entre os protagonistas do Rally2, que atende a carros com tração nas quatro rodas com motores turbo de 1600cc. José Antonio Suárez e o co-piloto Alberto Iglesias, que se especializará na categoria Gravel, foram os mais rápidos, com a equipe Škoda Fabia RS fazendo um esforço incomparável de 2:39.315s. Os compatriotas Alejandro Cachon / Borja Rozada foram os melhores entre os que disputam medalhas de ouro nas classes de superfície mista e Rally2 Tarmac. O próximo na época foi Ali Türkkan / Burak Erdene da Team Türkiye a bordo de seu Ford Fiesta. No pelotão de tração dianteira do Rally4, Martin Koči / Petr Těšínský, da equipe eslovaca, conquistou uma vitória limpa na qualificação. Participando de cada uma das classes de superfície mista, cascalho e asfalto, a dupla do Peugeot 208 liderou a tabela de classificação graças ao seu benchmark de 2:56.600s. Isso colocou-os à frente dos representantes de Portugal Hugo Lopes / Valter Cardoso no Rally4 Tarmac. Tom Kässer / Stephan Schneeweiß foram os segundos colocados entre as equipes de superfície mista, com a dupla argentina Luciano Bonomi e Miguel Recalt sendo vice-campeões no Rally4 Gravel. Com uma medalha de ouro de 2022 para defender, a Itália marcou o ritmo no concurso Rally Histórico para carros homologados entre 1971 e 1980. Competindo em todas as três classes, Andrea Zivian / Nicola Arena dirigiu sua rodada Audi quattro em 3:05.728s. Eles superaram a equipe de superfície mista do Reino Unido de Ben Mellors / Alex Lee (Toyota Celica RA45 de 1979), enquanto a formação dedicada do Historic Rally Gravel do país de Ernie e Anna Graham (Ford Escort RS de 1975) será a terceira a assumir a etapa de abertura na manhã de sexta-feira, tendo completado os três primeiros. |
Fonte: Fia News