Em homenagem à cidade onde a All American Racers (AAR) foi fundada, Dan Gurney nomeou seu carro de corrida de Indy de 1969 como “Santa Ana”.
Internamente, o carro era conhecido como Mark 7 e foi desenhado pelo designer britânico Tony Southgate. Para o que foi seu segundo design de carro de Indy para a AAR, Southgate começou do zero. O formato clássico de charuto se foi e, em vez disso, a inspiração foi tirada do Lotus Type 56 em forma de cunha que correu em Indy em 1968.
O Eagle Mark 7 foi construído em torno de um monocoque triangular de alumínio. A suspensão era por braços duplos em ambas as extremidades. Ele apresentava um nariz quadrado distinto, que ainda incluía um formato de bico sutil. A entrada do radiador ficava na parte inferior do nariz. O ar quente era então direcionado para fora através da suspensão dianteira para mantê-lo longe do cockpit. Ele também era um pouco mais curto que seu antecessor e, graças ao formato do monocoque, tinha um centro de gravidade mais baixo.
O Mark 7 poderia ser equipado com um V8 de bloco de estoque, que era o motor pessoal de escolha de Gurney, ou uma versão turboalimentada do V8 de comando duplo da Ford. Três Mark 7 Eagles foram inscritos para a Indy 500. O próprio Gurney correu com o exemplo de motor de bloco de estoque.
A segunda inscrição da AAR foi para Denny Hulme, que apresentou o poderoso Ford V8 turboalimentado de comando duplo que era muito potente, mas igualmente sedento e também sofria de considerável atraso de turbo. A única inscrição do cliente foi vendida ao lendário participante/mecânico Henry ‘Smokey’ Yunick. Seu carro também tinha o motor Ford V8 e foi pintado de um dourado impressionante. Joe Leonard foi encarregado de dirigir o Mark 7 de Yunick. Infelizmente, não houve tempo para testar o Mark 7 antes da Indy, então a equipe da AAR teve que passar o mês de maio corrigindo os bugs. Houve alguns bugs de fato, pois a parte frontal criava uma elevação considerável, o que tornava os carros difíceis de dirigir.
No entanto, Gurney, Hulme e Leonard estavam todos na disputa para vencer a corrida. Hulme foi o primeiro a sair com uma falha na embreagem e então Leonard foi barrado por um radiador furado. Gurney conseguiu seguir em frente, terminando em segundo depois de começar em décimo no grid. Após o momento difícil em Indy, várias modificações foram feitas, incluindo uma barra de proteção frontal muito mais rígida e extrusoras de ar quente mais convencionais na parte superior do nariz. Isso transformou o carro em um vencedor com Gurney marcando um par de vitórias e também se classificando na pole cinco vezes em 1969.
O Mark 7 serviu na temporada de 1970, quando Gurney venceu em Sears Point, o que seria a vitória final de um carro Indy de sua carreira. Antes da Indy 500, o Mark 7 foi substituído pelo ’70 Eagle’, que foi projetado mais uma vez por Len Terry. Isso aconteceu depois que Southgate saiu após a decisão da AAR de se retirar da Fórmula 1.
Infelizmente, o Mark 7 só se tornou popular no final da temporada de 1969, mas então provou que poderia ter sido um verdadeiro concorrente para dar a Gurney sua tão sonhada vitória na Indy 500.
Motor | |
Configuração | Ford 90º V8 |
Localização | No meio, montado longitudinalmente |
Deslocamento | 2.605 cc / 159 pol³ |
Trem de válvulas | 4 válvulas / cilindro, DOHC |
Alimentação de combustível | Injeção de combustível Hilborn |
Alimentação | Garrett AiResearch Turbo |
Potencia | 700 cv / 522 kW |
BHP/Litro | 269 cv/litro |
Transmissão | |
Chassis | monocoque de alumínio |
Suspensão dianteira | braços duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Suspensão traseira | braços oscilantes inferiores, braços superiores, braços oscilantes duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Direção | cremalheira e pinhão |
Freios (fr/r) | Discos ventilados Girling, 305 mm (12 pol.) |
Câmbio | Hewland 4 velocidades Manual |
Tração | Tração traseira |
Dimensões | |
Peso | 654 quilos / 1.442 libras |
Distância entre eixos / Trilha (fr/r) | 2.537 mm (99,9 pol.) / 1.448 mm (57 pol.) / 1.412 mm (55,6 pol.) |
Tanque de combustível | 284 litros (75 galões EUA / 62,5 galões imperiais) |
Rodas (fr/r) | 10 x 15 / 14 x 15 |
Números de desempenho | |
Potência | 1,07 cv/kg |