Eagle Mark 7 Ford

por Gildo Pires
Ultimatecarimage

Em homenagem à cidade onde a All American Racers (AAR) foi fundada, Dan Gurney nomeou seu carro de corrida de Indy de 1969 como “Santa Ana”.

Internamente, o carro era conhecido como Mark 7 e foi desenhado pelo designer britânico Tony Southgate. Para o que foi seu segundo design de carro de Indy para a AAR, Southgate começou do zero. O formato clássico de charuto se foi e, em vez disso, a inspiração foi tirada do Lotus Type 56 em forma de cunha que correu em Indy em 1968. 

O Eagle Mark 7 foi construído em torno de um monocoque triangular de alumínio. A suspensão era por braços duplos em ambas as extremidades. Ele apresentava um nariz quadrado distinto, que ainda incluía um formato de bico sutil. A entrada do radiador ficava na parte inferior do nariz. O ar quente era então direcionado para fora através da suspensão dianteira para mantê-lo longe do cockpit. Ele também era um pouco mais curto que seu antecessor e, graças ao formato do monocoque, tinha um centro de gravidade mais baixo.

O Mark 7 poderia ser equipado com um V8 de bloco de estoque, que era o motor pessoal de escolha de Gurney, ou uma versão turboalimentada do V8 de comando duplo da Ford. Três Mark 7 Eagles foram inscritos para a Indy 500. O próprio Gurney correu com o exemplo de motor de bloco de estoque.

Ultimatecarimage

A segunda inscrição da AAR foi para Denny Hulme, que apresentou o poderoso Ford V8 turboalimentado de comando duplo que era muito potente, mas igualmente sedento e também sofria de considerável atraso de turbo. A única inscrição do cliente foi vendida ao lendário participante/mecânico Henry ‘Smokey’ Yunick. Seu carro também tinha o motor Ford V8 e foi pintado de um dourado impressionante. Joe Leonard foi encarregado de dirigir o Mark 7 de Yunick. Infelizmente, não houve tempo para testar o Mark 7 antes da Indy, então a equipe da AAR teve que passar o mês de maio corrigindo os bugs. Houve alguns bugs de fato, pois a parte frontal criava uma elevação considerável, o que tornava os carros difíceis de dirigir.

No entanto, Gurney, Hulme e Leonard estavam todos na disputa para vencer a corrida. Hulme foi o primeiro a sair com uma falha na embreagem e então Leonard foi barrado por um radiador furado. Gurney conseguiu seguir em frente, terminando em segundo depois de começar em décimo no grid. Após o momento difícil em Indy, várias modificações foram feitas, incluindo uma barra de proteção frontal muito mais rígida e extrusoras de ar quente mais convencionais na parte superior do nariz. Isso transformou o carro em um vencedor com Gurney marcando um par de vitórias e também se classificando na pole cinco vezes em 1969.

O Mark 7 serviu na temporada de 1970, quando Gurney venceu em Sears Point, o que seria a vitória final de um carro Indy de sua carreira. Antes da Indy 500, o Mark 7 foi substituído pelo ’70 Eagle’, que foi projetado mais uma vez por Len Terry. Isso aconteceu depois que Southgate saiu após a decisão da AAR de se retirar da Fórmula 1. 

Infelizmente, o Mark 7 só se tornou popular no final da temporada de 1969, mas então provou que poderia ter sido um verdadeiro concorrente para dar a Gurney sua tão sonhada vitória na Indy 500.

Ultimatecarimage
Motor
ConfiguraçãoFord 90º V8
LocalizaçãoNo meio, montado longitudinalmente
Deslocamento2.605 cc / 159 pol³
Trem de válvulas4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustívelInjeção de combustível Hilborn
AlimentaçãoGarrett AiResearch Turbo
Potencia700 cv / 522 kW
BHP/Litro269 ​​cv/litro
Transmissão
Chassismonocoque de alumínio
Suspensão dianteirabraços duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora
Suspensão traseirabraços oscilantes inferiores, braços superiores, braços oscilantes duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora
Direçãocremalheira e pinhão
Freios (fr/r)Discos ventilados Girling, 305 mm (12 pol.)
CâmbioHewland 4 velocidades Manual
TraçãoTração traseira
Dimensões
Peso654 quilos / 1.442 libras
Distância entre eixos / Trilha (fr/r)2.537 mm (99,9 pol.) / 1.448 mm (57 pol.) / 1.412 mm (55,6 pol.)
Tanque de combustível284 litros (75 galões EUA / 62,5 galões imperiais)
Rodas (fr/r)10 x 15 / 14 x 15
Números de desempenho
Potência1,07 cv/kg

You may also like