Por Marshall Pruett
Daniel Towriss, CEO da empresa de seguros e serviços financeiros Group 1001, sediada em Zionsville, Indiana, e principal investidor da Andretti Global, assumiu o controle do negócio.
O cofundador da equipe Michael Andretti, campeão da CART IndyCar Series de 1991, permanecerá ligado à organização em uma função consultiva e de embaixador. A notícia da mudança considerável na estrutura de liderança foi relatada pela primeira vez pela Sportico.
O motivo da suposta mudança não foi citado pelo site de negócios esportivos de propriedade de Jay Penske, filho do proprietário da NTT IndyCar Series e Indianapolis Motor Speedway, Roger Penske. Uma crescente divisão entre Andretti e Towriss foi alegada por inúmeras fontes do paddock nos últimos meses, mas nenhuma prova do assunto foi estabelecida.
Em uma declaração fornecida pela equipe, a Andretti Global sugere que Andretti — um corredor de longa data — está voluntariamente entregando as rédeas da equipe e da empresa que leva seu nome.
“O objetivo de Michael tem sido fazer a transição para uma função mais estratégica na Andretti Global e focar menos no lado operacional da equipe de corrida”, disse Andretti Global. “Michael e Dan Towriss têm trabalhado juntos no desenvolvimento desta nova estrutura, uma que Michael está animado para ver tomar forma sob a orientação de Dan.
“Michael continua engajado e continuará a servir como consultor estratégico e embaixador-chave. Teremos mais a compartilhar nas próximas semanas, depois que Michael e Dan tiverem a oportunidade de falar com a equipe.”
A Towriss entrou na IndyCar em 2018 como patrocinadora do piloto Zach Veach com o Grupo 1001 e sua propriedade Gainbridge representada no Honda Andretti Autosport nº 26. O acordo de três anos terminou prematuramente para Veach, mas a Andretti manteve o relacionamento e o financiamento do Grupo 1001/Gainbridge e, em 2021, a Andretti e a Towriss estavam procurando ativamente uma equipe de Fórmula 1 para comprar.
Incapazes de comprar sua entrada na F1 com o apoio financeiro de Towriss, a dupla estabeleceu um novo negócio, Andretti Global, em um esforço para ganhar entrada na F1 como construtora. Em 2022, a Andretti Acquisitions Corporation foi formada e registrada na Securities and Exchange Commission com uma meta declarada de levantar $ 250.000.000 para investimentos e compras relacionadas a negócios.
Com o rumor de que o investimento separado de Towriss na Andretti Global igualará ou excederá esse valor, entende-se que o novo parceiro da Andretti assumiu um papel de diretoria dentro da ampla organização de corridas e, dentro do paddock da IndyCar, é frequentemente caracterizado como o novo chefe da Andretti.
Com base na suposta infusão de nove dígitos de Towriss e do Grupo 1001, a presença de Andretti no esporte se expandiu rapidamente.
Junto com sua equipe de três carros da IndyCar, que conta com o patrocínio principal da Gainbridge no Honda nº 26 de Colton Herta e da Delaware Life, outra propriedade do Grupo 1001, no Honda nº 28 de Marcus Ericsson, a Andretti/Towriss também comprou a equipe de dois carros do IMSA WeatherTech SportsCar Championship da Wayne Taylor Racing em 2023, mantém um programa de quatro carros da Indy NXT que venceu o campeonato em 2024, tem um esforço contínuo para lançar um esforço de dois carros na F1 com a General Motors por meio de sua marca Cadillac e está construindo uma nova e vasta base em Indiana como resultado do investimento da Towriss.
A Andretti Global também está supostamente no centro de outra tempestade com a invasão da equipe Rahal Letterman Lanigan Racing IndyCar e IMSA pelo Federal Bureau of Investigation na semana passada em relação a um ex-funcionário da Andretti Global, que supostamente levou propriedade intelectual da Andretti para a RLL.
Mais mudanças operacionais no pessoal da Andretti Global estão sendo consideradas, o que pode se estender a mudanças de pessoal em seu programa IndyCar e sua iniciativa de F1.
Fonte: Racer.com