Além disso, fez história ao ser o primeiro SUV equipado com um airbag lateral do motorista, trazendo ainda mais segurança a categoria. Podia ser adquirido com qualquer um dos três sistemas de tração Jeep: Command Trac, Selec-Trac e Quadra-Trac.
Segunda geração- 1998
Grand Cherokee revoluciona novamente o mercado de SUVs de luxo. Com design ainda mais moderno e atualizado, a Jeep trouxe mais melhorias ao modelo. Incluindo uma suspensão aprimorada, maior espaço interno e novos motores, como o V8 de 4.7 litros. Uma das novidades era o sistema de tração nas quatro rodas, Quadra-Drive, que proporcionava transferência de torque progressiva e sensível à velocidade, mantendo o veículo em movimento com tração mínima. Também havia uma nova transmissão, controlada eletronicamente, que produziu mudanças mais suaves e melhorou a economia de combustível.
Terceira geração – 2004
Renovado, o Grand Cherokee ganhou novidades tanto por dentro, como por fora. Essa geração trazia um design novo e mais atlético, com um interior mais luxuoso e tecnológico, três novos sistemas de tração integral, novos motores, suspensão totalmente nova e muito mais.
A terceira geração do modelo possuía dois novo motores, um V6 de 3,7 litros e o renomado HEMI V8 de 5,7 litros, que pela primeira vez equipava um Jeep. Além disso, havia três sistemas 4×4 exclusivos, o Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e o Quadra-Drive II.
Também trazia sistema de entretenimento no banco traseiro, mais precisamente, composto por DVD player montado no console central, monitor LCD suspenso, controle remoto sem fio e dois fones de ouvido sem fio, que garantiam a diversão dos passageiros no banco traseiro.
Quarta geração – 2011
Totalmente novo em 2011 e com mais de 4 milhões de vendas desde o primeiro Grand Cherokee, a Jeep melhorou a fórmula, oferecendo a combinação perfeita de refinamento on-road e capacidade off-road. Tanto é que se tornou o SUV mais premiado da história.
Nesta geração, o modelo melhorou ainda mais o seu desempenho. Uma das novidades era o Quadra-Lift, que oferecia a lendária capacidade off-road da Jeep, juntamente com o novo sistema Selec-Terrain, que permite escolher o sistema que melhor se adaptava às condições de condução com base no tipo de terreno. Além disso, os novos sistemas de suspensão independente dianteira e traseira proporcionavam conforto e dirigibilidade premium na estrada.
Também havia mais de 45 recursos de segurança e proteção, como controle eletrônico de estabilidade (ESC) recurso de partida remota do motor, sistema de detecção de ponto cego/cruzamento, Cruise Control Adaptativo e outros.
Quinta geração – está chegando ao Brasil
Geração após geração, o Jeep Grand Cherokee tem se destacado por oferecer a melhor capacidade 4×4 em sua categoria, lidando com qualquer tipo de terreno com maestria, ao mesmo tempo em que proporciona um refinamento excepcional na estrada.
O Brasil recebeu as quatro primeiras gerações do modelo e, é claro, não ficará de fora quando se trata da quinta e mais avançada geração deste modelo icônico. Em breve, o Jeep Grand Cherokee na versão equipada com a tecnologia híbrida plug-in com a plataforma 4xe chegará ao Brasil. Aguarde!
Fonte: Stellantis