Reunião do Conselho Mundial de Esportes Motorizados (WMSC) da FIA hoje no histórico RAC, em Londres

Reunião do Conselho Mundial de Esportes Motorizados (WMSC) da FIA hoje no histórico RAC, em Londres

O Conselho Mundial de Automobilismo se reuniu hoje no Royal Automobile Club em Londres para a terceira reunião de 2022. A reunião foi organizada pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, com o vice-presidente da FIA para esportes Robert Reid e membros do WMSC se unindo pessoalmente e por videoconferência.

O Vice-Presidente do Desporto abriu a reunião agradecendo ao Motorsport UK e ao seu Presidente, David Richards, que instigou a presença do WMSC no local mundialmente famoso e aos anfitriões, o RAC e o seu Presidente, Ben Cussons.

Em seu discurso de abertura, o presidente da FIA forneceu uma visão geral dos marcos alcançados desde a reunião anterior do WMSC em Paris, em junho.

Ele disse: “Durante o verão, o Conselho Mundial de Esportes Automobilísticos da FIA aprovou os Regulamentos da Unidade de Potência da Fórmula 1 para 2026. Esses regulamentos são o resultado de extensa pesquisa e desenvolvimento pela FIA e consulta com novos fabricantes de PU existentes e potenciais. A FIA continua a impulsionar a inovação e a sustentabilidade em todo o nosso portfólio de esportes a motor. Os regulamentos de PU da Fórmula 1 de 2026 são o exemplo mais importante dessa missão.”

“Em Spa-Francorchamps, em agosto, a Audi anunciou que se juntaria ao Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA a partir de 2026 como fabricante de unidades de potência. Este anúncio foi um endosso do trabalho árduo de todas as partes interessadas para desenvolver esses Regulamentos. Também notamos que a Porsche ainda está em discussões com as equipes de Fórmula 1.”

“Ultimamente, os membros do WMSC aprovaram o calendário de 2023 da F1 com 24 corridas – mais uma evidência do crescimento e apelo do esporte. Como parte do calendário de 2023, foram confirmados seis fins de semana de corrida com sessões de Sprint. Graças à colaboração com Stefano Domenicali e nossos colegas da FOM, a FIA concluiu uma análise completa sobre o impacto de sessões adicionais de Sprint e ajustou nosso fluxo de trabalho para garantir que os Sprints sejam regulamentados no mais alto nível”.

O WMSC foi atualizado com as discussões em andamento com as equipes após o final da primeira revisão sob os Regulamentos Financeiros da FIA F1.

Conforme declarado imediatamente após a corrida, a FIA realizou uma análise completa dos incidentes ocorridos no Grande Prêmio do Japão em Suzuka. Problemas processuais foram identificados e serão corrigidos no curto e médio prazo. As conclusões serão divulgadas nos próximos dias.

A reunião do WMSC dessa quarta-feira, 19 de outubro, foi precedida por uma reunião de trabalho de estratégia na terça-feira, 18 de outubro. A sessão foi uma continuação da Reunião de Estratégia do WMSC de dois dias que ocorreu em Ljubljana, Eslovênia, no mês passado.

O precursor estratégico da principal reunião do WMSC faz parte do compromisso da equipe de liderança da FIA em trazer uma governança mais robusta para a organização. Durante esta reunião, foram fornecidas atualizações sobre a revisão contínua da estrutura da FIA e a análise financeira da organização lançada pela equipe de liderança após as eleições do ano passado.

A seguir, um pequeno resumo das decisões tomadas hoje:

Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA
Uma série de melhorias de segurança foram feitas nos regulamentos da Fórmula 1.
Para o Regulamento Técnico da Fórmula 1 de 2023, eles incluíram um aumento no tamanho dos espelhos para melhor visibilidade do “ponto cego” e melhoria da definição do circuito de freio.
Outras melhorias foram feitas nos regulamentos sobre aros de rolo que foram reforçados após uma investigação da FIA sobre o acidente envolvendo Zhou Guanyu no Grande Prêmio da Grã-Bretanha.
No Regulamento Esportivo da Fórmula 1 de 2022, o procedimento para determinar as posições do grid após a aplicação de várias penalidades foi esclarecido.

Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA
O calendário do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA para a Temporada 9 (2022/23) foi aprovado da seguinte forma:

Campeonato Mundial de Rali da FIA
Em resposta ao aumento contínuo dos preços dos componentes homologados, foi reavaliado o teto de custos introduzido para controlar as despesas no projeto, construção e desenvolvimento de carros em conformidade com os Regulamentos Técnicos Rally2, Rally3, Rally4 e Rally5. Em alinhamento com os fabricantes participantes nas diferentes classes, foi decidido seguir a fórmula de indexação de preços recentemente acordada na Fórmula 1. Também foi acordado que outras mudanças seriam consideradas se os preços subirem novamente no futuro. Uma decisão sobre o calendário do WRC 2023 foi adiada.

O calendário do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA para 2023 foi aprovado da seguinte forma:

Comissão de Kart da FIA (CIK)
Pela primeira vez no mundo, os membros do WMSC concordaram com a criação e introdução de um sistema de pontuação de monitoramento computadorizado. O ranking digital agregará resultados de eventos de kart elegíveis em todo o mundo.
O sistema visa federar toda a comunidade de corridas de kart e agilizar as atividades e resultados das corridas. Terá em conta todos os níveis de competição, desde os Campeonatos do Mundo da FIA até aos eventos nacionais.
Também atuará como uma ferramenta de segurança para o nível de experiência do motorista. De acordo com o número de pontos, a FIA pode verificar se um piloto tem um nível de experiência suficiente para passar para o próximo nível de competição. Isso criará um caminho natural para todos os membros da comunidade do kart.

Comissão de Segurança da FIA
Foi feita uma atualização no “Sistema de Pontos de Super Licença” pelo qual foi acordado estender a flexibilização dos requisitos para campeonatos listados no Suplemento 1 contando para o sistema de pontos de Licença. O relaxamento é válido apenas para Campeonatos que terminam até 31.03.2023. Isso deve levar em conta a atividade esportiva reduzida durante 2022 devido à pandemia de COVID-19.
Um novo suplemento ao Apêndice H do ISC para regular a Segurança Operacional de Alta Tensão será implementado a partir de 1º de janeiro de 2023 nos Campeonatos da FIA com trens de força de alta tensão. A criação deste novo suplemento também permitirá que as ASNs utilizem este regulamento caso queiram implementar a segurança eletrônica operacional em suas próprias competições.
Foi aprovada a implementação de um padrão de vestuário de proteção recém-criado (macacões, luvas e sapatos) para os competidores da FIA Karting.

Fonte: FIA

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