O espetacular cenário do Fuji Speedway, aos pés do ponto mais alto do Japão, será o palco das 6 Horas de Fuji, a sétima e penúltima etapa de uma temporada inesquecível do FIA WEC em 2024. Um evento chave no Campeonato Mundial de Endurance, o Fuji Speedway recebe pela 11ª vez a etapa japonesa do FIA WEC neste ano.
Com 4.563 km de extensão, Fuji é o segundo circuito mais curto da temporada, atrás apenas de Interlagos. No entanto, o Fuji Speedway é famoso por sua reta interminável, que se estende por 1.475 km, onde os pilotos exploram todo o potencial de seus carros. No ano passado, Antonio Fuoco atingiu a velocidade máxima de 333,3 km/h no Ferrari AF Corse 499P número 50. O Fuji Speedway conta com 16 curvas (10 à direita e 6 à esquerda).
A Toyota é a dona do circuito em todos os sentidos. A marca japonesa venceu nove das últimas dez edições das 6 Horas de Fuji. Apenas a edição de 2015, vencida pela Porsche, escapou das mãos da Toyota. No ano passado, a fabricante campeã mundial fez uma dobradinha com o carro número 7, pilotado por Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez, vencendo à frente do carro irmão, o número 8. “Teremos muitos de nossos colegas da Toyota no circuito para nos apoiar, junto com nossos fãs”, diz Nyck de Vries, que substituiu o argentino no carro número 7. “Isso nos dará uma motivação extra para deixá-los orgulhosos.”
Uma vitória no território da Toyota – a poucos quilômetros de onde o poderoso GR010 HYBRID é desenvolvido, no centro técnico de Higashi-Fuji, seria um marco especial para a equipe nesta temporada. Apesar da forte concorrência na categoria Hypercar, com seis vencedores diferentes nas primeiras seis etapas, os carros número 7 e 8 da Toyota já mostraram sua força ao vencer as 6 Horas de Imola e as 6 Horas de São Paulo, respectivamente. Uma vitória em Fuji seria ainda mais simbólica, consolidando o domínio da Toyota em sua própria casa.
A lista de inscritos para as 6 Horas de Fuji inclui 36 carros, sendo 18 Hypercars e 18 LMGT3s, representando 13 fabricantes diferentes. Na categoria Hypercar, a Alpine tomou a decisão excepcional de escalar seu piloto reserva, Jules Gounon, no lugar de Paul-Loup Chatin no carro número 35 para aperfeiçoar seu aprendizado com o A424.
Suspense total na disputa pelos títulos de Construtores e de Pilotos
A vitória da AF Corse em Lone Star Le Mans, à frente da Toyota número 7 e da Ferrari número 50, mexeu com a classificação da Hypercar. No Campeonato de Construtores, a marca japonesa agora lidera com 147 pontos, mas por uma margem pequena. A Toyota está apenas 11 pontos à frente da Porsche, que caiu para a segunda posição pela primeira vez nesta temporada. Terceira colocada com 128 pontos, a Ferrari está longe de desistir nessa emocionante corrida pelo título.
As diferenças são ainda menores no Campeonato de Pilotos. Vencedores da corrida inaugural Qatar Airways 1812 km do Qatar com o Porsche Penske Motorsport 963 número 6, André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor ainda lideram o campeonato. No entanto, o trio tem apenas 12 pontos de vantagem sobre os pilotos da Toyota n°7, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries (Mike Conway está em quarto devido à sua ausência nas 24 Horas de Le Mans), e a mesma vantagem sobre Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, vencedores da clássica corrida de Le Mans com a Ferrari n°50.
Após seu triunfo no Texas, no Circuito das Américas, a Ferrari número 83 da AF Corse reacendeu a disputa pelo Mundial de Equipes da Hypercar. Com duas etapas restantes, o 499P de pintura amarela está apenas 30 pontos atrás do Porsche Hertz Team JOTA número 12, vencedor das 6 Horas de Spa-Francorchamps da TotalEnergies. O Porsche Proton Competition n° 99 e o Porsche Hertz Team JOTA n°38 ocupam a terceira e quarta posições na classificação, respectivamente.
Graças à sua consistência inigualável, com cinco pódios em seis etapas do FIA WEC, o Porsche 911 número 92 da Manthey PureRxcing lidera a classificação da LMGT3 com 118 pontos. Após o segundo lugar em Austin, a equipe lituana ampliou sua vantagem sobre o carro irmão, o número 91 da Manthey EMA, para 28 pontos. Em terceiro, com 84 pontos, o BMW M4 n°31 da Team WRT está apenas três pontos à frente do Aston Martin Vantage n° 27 da Heart of Racing, que conquistou sua primeira vitória em Lone Star Le Mans.
O fim de semana começa na sexta-feira, 13 de setembro, com as classificatórias marcadas para sábado, às 14h20 no horário do Japão, o que corresponde às 2h20 do sábado, no horário de Brasília. A largada das 6 Horas de Fuji será às 11h da manhã de domingo, 15 de setembro, no Japão, que corresponde às 23h de sábado, 14 de setembro, no horário de Brasília.
Os fãs no Brasil poderão acompanhar todas as emoções das 6 Horas de Fuji através de diversas plataformas. A corrida será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Grande Prêmio, pelo canal Band Sports e pelo aplicativo oficial do FIA WEC, disponível para dispositivos móveis.
Sobre o Rolex 6 Horas de São Paulo:
A 5ª etapa do FIA WEC, o Rolex 6 Horas de São Paulo, retorna ao circuito de Interlagos de 11 a 13 de julho de 2025, prometendo uma experiência inesquecível. Além de reunir as melhores equipes e pilotos do automobilismo mundial, o evento também oferece uma programação de shows ao vivo. Com 14 montadoras e 40 carros competindo, o FIA World Endurance Championship (WEC) é um dos mais prestigiados campeonatos de resistência do mundo.
2025 FIA WEC Calendário
21/22 Fevereiro 2025 Prólogo Oficial (QAT)
28 Fevereiro 2025 Qatar AirWays Qatar 1812 Km (QAT)
20 Abril 2025 6 Horas de Imola (ITA)
10 Maio 2025 TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps (BEL)
14/15 Junho 2025 24 Horas de Le Mans (FRA)
13 Julho 2025 Rolex 6 Horas de São Paulo (BRA)
7 Setembro 2025 Lone Star Le Mans (COTA) (EUA)
28 Setembro 2025 6 Horas de Fuji (JPN)
8 Novembro 2025 BAPCO Energies 8 Horas de Bahrain (BAH)
Fonte: WEC News