De Londres vinha a notícia: a Fórmula E e a FIA anunciavam, em novembro de 2022, uma série de atualizações nos regulamentos esportivos para a 9ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA após a aprovação do Conselho Mundial de Esportes Motorizados da FIA.
As corridas serão realizadas em voltas em vez de um período de tempo definido. Para manter a consistência com a mudança para voltas, as interrupções do Safety Car e Full Course Yellow nas corridas agora serão compensadas por voltas adicionais, substituindo o recurso de tempo de corrida adicional.
A Fórmula E e a FIA têm trabalhado com parceiros tecnológicos estratégicos para desenvolver capacidades pioneiras de bateria e carregamento que permitirão que os novos carros Gen3 fossem menores, mais rápidos e mais leves, energizado durante toda a corrida.
Essa colaboração resultou no desenvolvimento de uma bateria capaz de receber 4kWh de energia em 30 segundos (a bateria EV mais avançada do mundo atualmente), fornecida por um booster de 600kW.
Novidade: poderá acontecer uma parada obrigatória para carga dessa bateria, levando 30 segundos, acontecendo durante um período pré-determinado na corrida e “desbloqueará” duas passagens pela área do Modo Ataque (já conhecido), onde a potência dos carros de corrida Gen3 aumentará de 300kW para 350kW.
O Attack Charge, como está sendo chamado, está programado para ser testado em corridas selecionadas mais tarde na 9ª temporada. O formato do Modo Ataque existente (um aumento de energia temporário ativado pelos pilotos durante a corrida) será mantido nas corridas em que o Attack Charge não for implementado.
O Fanboost foi descontinuado e não aparecerá na Temporada 9.
Cada equipe deverá completar pelo menos duas sessões de Treino Livre 1 durante a temporada com um piloto que nunca competiu no campeonato.
O objetivo é dar aos pilotos promissores a chance de experimentar as qualidades únicas da Fórmula E e contribuir para o progresso da equipe.
Jamie Reigle, CEO da Fórmula E, disse:
“Nossos regulamentos esportivos atualizados são evidências da evolução contínua e do impacto positivo do ABB FIA Formula E Championship para pilotos, equipes, parceiros e fãs no mundo dos EVs de consumo. A combinação de aprimoramentos esportivos, uma mudança radical no desempenho do carro, tecnologia de bateria de ponta e a inovação do Attack Charge tornará nossas corridas mais competitivas e divertidas, ao mesmo tempo em que mostra o futuro do desenvolvimento de veículos elétricos. Este é o cerne do que a Fórmula E pretende alcançar e estamos ansiosos para ver a nova geração ganhar vida na 9ª temporada”.
Alberto Longo, co-fundador e diretor de campeonatos da Fórmula E, disse:
“Estamos criando as condições perfeitas para que os melhores pilotos e equipes tenham sucesso e vençam. Mudar para voltas permite às equipes um maior grau de planejamento de estratégia de corrida. A introdução do Attack Charge nas corridas no final da temporada adicionará uma dimensão totalmente nova à estratégia de corrida para as equipes e ao interesse dos fãs. Também estamos nos preparando para o futuro com a oportunidade de os novos pilotos do campeonato se sentarem e mostrarem o que podem fazer”.
Pablo Martino, chefe de Assuntos Esportivos da Fórmula E, FIA, disse:
“Aproveitando uma 8ª temporada bem-sucedida, agora fizemos pequenas modificações no formato de corrida, enquanto nos esforçamos para levar o ABB FIA Formula E World Championship a um público cada vez mais amplo, incentivando as equipes a testar novos talentos. Com o advento do aguardado monolugar Gen3, um grid de 22 carros com nomes icônicos do setor automotivo e alguns dos melhores pilotos do esporte, estou confiante de que a nova era da Fórmula E será brilhante”.
O carro de corrida Gen3 é o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído. Ele vai estrear na Rodada 1 do ABB FIA Formula E World Championship na Cidade do México em 14 de janeiro de 2023.