Por Sam Smith
Fique por dentro de alguns fatos e estatísticas notáveis enquanto seguimos para o Fuji Speedway.
1. Enquanto o título mundial geral ficará com o Bahrein, o título LMGT3 pode ser conquistado pelo Manthey PureRxcing #92 em Fuji, assim como a Copa do Mundo para Equipes de Hipercarros pode ser conquistada pelo Jota #12.
2. Se o Manthey #92 vencer o título LMGT3 em Fuji, será a primeira vez que dois títulos GT serão vencidos consecutivamente fora da última corrida da temporada, já que o Corvette #33 conquistou o título final do GTE Am na 5ª das sete etapas em 2023.
3. No #6hFuji 2019, a Toyota #8 registrou o único Grand Slam de primeira classe na história do #WEC. Buemi, Hartley e Nakajima lideraram todas as sessões de treinos livres, fizeram a pole position, lideraram todas as 232 voltas, fizeram a volta mais rápida e venceram a corrida.
4. Fuji é a 70ª corrida do WEC a contar com Neel Jani e Davide Rigon, com a dupla se juntando a James Calado, Brendon Hartley, Nico Lapierre e Andre Lotterer como pilotos para atingir esse marco bastante exclusivo em 2024
5. Fuji 2024 é a 34ª corrida de Brendon Hartley com a Toyota, igualando seu total de aparições com a Porsche LMP1 Team
6. A equipe WRT está invicta no Japão, tendo vencido a LMP2 em Fuji em 2022 e 2023. A BMW também registrou seu primeiro pódio no WEC no Speedway em 2018.
7. A vitória em Fuji para a Toyota a tornaria a primeira marca a vencer 10 corridas no geral em um único circuito do WEC
8. A Porsche é a única marca a vencer a Toyota em sua corrida em casa, em 2015
9. Quatro dos seis pilotos japoneses que venceram no WEC venceram sua corrida em casa em Fuji – Kazuki Najakima, Shinji Nakano, Kamui Kobayashi e Ryo Hirakawa
10. Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi venceram Fuji quatro vezes cada um, um recorde – duas vezes como companheiros de equipe, duas vezes separadamente
11. Cinco vencedores da LMP2 em Fuji competirão pela glória geral/Hypercar na corrida de 2024 – Will Stevens (2016), Nyck de Vries (2019), Dries Vanthoor e Robin Frijns (2022) e Robert Kubica (2023)
12. Assim como o COTA, a Aston Martin chega a Fuji com o maior número de vitórias combinadas nas classes GT, com sete. A Ferrari tem seis vitórias, a Porsche quatro, com Corvette e Ford empatados com uma cada.
13. Os estreantes de primeira classe no WEC em corridas anteriores em Fuji incluem os pilotos japoneses Takuma Sato e Tsugio Matsuda, Luca Ghiotto e dois dos pilotos da Hypercar de 2024, Alex Lynn e Antonio Govinazzi, que apareceram pela primeira vez na LMP2 na corrida de 2016.
14. Fuji é o único circuito em que Hypercars competiram, e nenhum se aposentou. Todos os outros circuitos que a classe visitou produziram pelo menos um não-terminar, enquanto todas as corridas em 2024 viram pelo menos um carro da classe não terminar.
15. Keiko Ihara foi a primeira mulher a subir no pódio do WEC, em sua corrida em casa, em Fuji 2014. Depois de duas vitórias em 2023, 2024 é atualmente a primeira temporada desde 2021 em que nenhuma mulher termina entre as três primeiras.
16. Quatro pilotos japoneses terminaram no pódio em cada uma das duas últimas #6hFuji – Kamui Kobayashi e Ryo Hirakawa no geral, com Satoshi Hoshino e Tomonobu Fujii em 3º na GTE Am em 2022, e Ritomo Miyata e Takeshi Kimura em 3º na GTE Am em 2023.
17. 26 vencedores do #6hFuji competem no evento de 2024 – Nico Lapierre, Richard Lietz, Fred Makowiecki, Sebastien Buemi, Brendon Hartley, Mike Conway, Kamui Kobayashi, Harry Tincknell, Will Stevens, James Calado, Alessandro Pier Guidi, Thomas Flohr, Francesco Castellacci, Miguel Molina, Jose Maria Lopez, Michael Christensen, Kevin Estre, Marco Sorensen, Charlie Eastwood, Nyck de Vries, Ryo Hirakawa, Sean Gelael, Robin Frijns, Dries Vanthoor, Rui Andrade e Robert Kubica.
18. O Fuji Speedway foi estabelecido em 1963 e originalmente projetado como um superspeedway de 4 km de inclinação, mas apenas uma das curvas inclinadas foi construída. A pista foi convertida em um circuito de pista e inaugurada em 1965. A inclinação de 30 graus ‘Daiichi’ foi usada como parte do circuito, mas uma série de acidentes fatais fez com que fosse abandonada com uma mudança na configuração da pista.
19. O traçado atual de 4,563 km / 2,835 milhas, estabelecido em 2005, é a 5ª configuração do circuito desde que o Fuji Speedway foi inaugurado em 1965.
20. Com 1,5 km / 0,93 milhas, a reta de largada e chegada é uma das mais longas do automobilismo.
21. O Fuji Speedway trouxe a primeira corrida de Fórmula 1 para o Japão no final da temporada de 1976. A corrida teve uma batalha dramática pelo Campeonato Mundial entre James Hunt e Niki Lauda, e sob chuva torrencial, Hunt ganhou pontos suficientes para ganhar o título. Essa batalha entre Lauda e Hunt foi imortalizada no filme ‘Rush’ de 2013.
22. A corrida de 1.000 km do Monte Fuji foi realizada pela primeira vez em 1967 e ocorreu continuamente até 1992, e mais recentemente em 1999 e 2007. Em 2012, o Campeonato Mundial de Endurance introduziu as 6 Horas do Monte Fuji e a corrida foi realizada todos os anos, exceto nas temporadas afetadas pela pandemia em 2020 e 2021.
23. O Monte Fuji, ou Fuji San, como a montanha é reverentemente chamada pelos japoneses, fornece um dos cenários mais dramáticos para qualquer circuito de corrida do mundo. O Monte Fuji é uma das três montanhas sagradas do Japão, sendo o Monte Tate e o Monte Haku as outras.
24. O Monte Fuji tem 3.776,24 m / 12.389 pés de altura e é na verdade um vulcão ativo que entrou em erupção pela última vez em 1707/08.
25. O Monte Fuji foi adicionado à Lista do Patrimônio Mundial como Sítio Cultural pela UNESCO em 22 de junho de 2013.