Há mais de 100 anos que Le Mans é uma festa. Um festival de automóveis, com uma corrida exigente que se tornou lendária. Uma festa popular também, à qual vêm assistir pessoas de todo o mundo, ou que assistimos e acompanhamos graças aos meios de comunicação dos quatro cantos do planeta. A 92ª edição, realizada em junho passado, comprovou mais uma vez até que ponto o evento constitui um destaque.
Uma celebração popular em todo o mundo
329 mil espectadores no local, 92,3 milhões de espectadores ao vivo, 1,9 milhão de visitantes únicos no site oficial, 1,2 milhão de usuários no aplicativo, 1 milhão de seguidores ultrapassados no Instagram: os números dão vertigem. As 24 Horas de Le Mans de 2024 têm despertado tanto o entusiasmo dos meios de comunicação especializados como o interesse do público em geral. A “batalha dos construtores” viu a Ferrari vencer diante de um campo de marcas de prestígio, após largada dada por Zinedine Zidane. O show foi intenso com 23 hipercarros inscritos, estrelas ao volante; uma nova safra de qualidade.
Ao longo da semana que antecedeu o evento e depois, a cobertura mediática em torno das 24 Horas de Le Mans aumentou, com muitos destaques: o Hyperpole, a largada, as batalhas, a chegada. E, no resto do ano, a memória continua viva, chega a espera pela próxima edição. As “24 Horas de Le Mans” nunca param.
Oportunidades ilimitadas para comunicar valores fortes
Le Mans tem seus fãs ultra conhecedores e também atrai um grande público que adora grandes shows e eventos. Viver a “experiência Le Mans” indo até lá é sempre um momento memorável. Tudo é feito para oferecer um espetáculo tão rico na pista como na aldeia.
30 mil pessoas foram recebidas nas áreas VIP da ACO, e 19 mil na hospitalidade privada de parceiros em 2024. Através das Fan Zones e de todos os espaços dedicados ao entretenimento, Le Mans é um momento a ser vivido, quem é partilhado é transmitido.
Todos estes valores desportivos e extra-desportivos concentrados na licença “24h Le Mans” estão acessíveis às marcas. François Brindeau, Gerente de Merchandising/Licenciamento, descreve a abordagem desejada pela ACO: “Temos a sorte de ter uma marca que, na sua simples evocação, carrega consigo imagens, lendas, uma estética. Isto explica porque muitas marcas nos procuram para criar coleções efémeras ou colaborações mais longas. Pela nossa parte, iniciamos também uma dinâmica muito ativa que visa aproximar as marcas para lhes oferecer conceitos, ideias e construir em conjunto colaborações que façam parte do património da corrida. Temos uma abordagem aberta, focada em trocas, para que a marca Le Mans viva.”
Uma marca que homenageia o espírito dos pioneiros
As licenças, cujos contratos duram em média 9 anos, ilustram o interesse crescente pela marca “24h Le Mans”, mas também por todas as marcas propriedade da ACO que vivem um forte dinamismo em França, na Europa, mas também na América do Sul. Le Mans “vende” em todo o lado, sendo a corrida um ponto de atracção internacional desde a sua primeira edição. Estas marcas (menções, logótipos, esquemas de circuitos) são protegidas e necessitam de acordos de licenciamento para serem utilizadas de acordo com um enquadramento definido com os licenciados. Por outro lado, também tomamos inúmeras ações contra usos não autorizados e ilícitos.
“Estabelecemos sempre parcerias ganha-ganha, uma história comum e sinergias que oferecem à marca uma ressonância internacional e aos licenciados, a garantia de desenvolver as suas vendas”, confidencia François Brindeau. Um fabricante sabe que um modelo de carro com referência às corridas receberá atenção imediata. Os videojogos e programas audiovisuais como Gran Turismo ou Le Mans 66 também são exemplos proeminentes do poder da marca. Muitas colaborações também resultam em escassez de produtos. Também trabalhamos com players locais que desejam desenvolver uma oferta que evoque Le Mans, marcas de nicho bem pensadas, úteis ou mais confidenciais, com orçamentos e volumes menores.”
A equipe de Licenciamento da ACO recebeu um prêmio pelo segundo ano consecutivo. Um título de melhor marca de Sport/eSport do ano que também demonstra a sua potência e destaca o trabalho realizado ao longo de vários anos. “Estaremos novamente presentes na Brand Licensing Europe, em Londres, para conhecer o mercado e receber um número considerável de marcas no nosso espaço e alimentar o programa de licenciamento nos próximos anos.”
Esse também é o espírito do evento: conhecer, trocar, avançar e inovar. Não são apenas as marcas de grandes grupos ou fabricantes que exploram sob licença a aventura que as corridas oferecem. Sob o olhar atento de Georges Durand, Marcel Canit e Charles Faroux, os pais fundadores, trabalhamos no ACO para fazer brilhar a chama das 24 Horas de Le Mans, em todo o lado e para todos.
Contatos:
François BRINDEAU
Gerente de Merchandising / Licenciamento
f.brindeau@lemans.org
+33 6 29 43 77 98
Sandrine WEYDERS
Coordenação de Desenvolvimento Gerente de Licenciamento
s.weyders@lemans.org
+33 6 25 08 79 97