As tarifas de 25% propostas pelo novo governo Trump sobre todas as importações do Canadá e do México podem atingir duramente as Três Fabricantes de Automóveis de Detroit, aumentando os preços não apenas dos veículos elétricos, mas também das picapes a gasolina que são a salvação dessas fabricantes, de acordo com reportagens recentes da Reuters.
A GM provavelmente sofreria o maior impacto dessas políticas, que estão impregnadas da retórica anti-imigração que foi uma das principais características da mensagem da campanha de Trump, mas que prejudicariam cadeias de suprimentos norte-americanas há muito estabelecidas, de acordo com a Reuters .
A GM deve importar mais de 750.000 veículos do Canadá e do México este ano, de acordo com a reportagem da Reuters, que cita a empresa de análise de negócios GlobalData. Cerca de metade deles serão as picapes a gasolina de grande porte altamente lucrativas que mais contribuem para o lucro líquido da montadora.Inscreva-se para receber a Newsletter
Chevrolet Equinox EV 2025
Separadamente, a Reuters também observa que as tarifas podem afetar o preço do Chevrolet Equinox EV , atualmente o modelo elétrico mais acessível da GM. Ele é montado no México e custa US$ 34.995 antes de um crédito fiscal federal de US$ 7.500 para EV que Trump deve tirar .
O México é um grande centro de fabricação de EVs , com mais EVs indo para os EUA do que vendidos internamente — mas isso é apenas parte de uma tendência geral que se relaciona a todos os tipos de veículos e às peças que os compõem. Como afirma a Reuters, 90% dos veículos leves e 43% das peças automotivas fabricadas no México são exportadas para outras partes da América do Norte. GM, Ford, Nissan e Stellantis lideram com exportações do México para os EUA, mas Toyota, VW e Honda trouxeram mais de 100.000 veículos do México apenas nos primeiros seis meses de 2024.
As tarifas de Trump se aplicariam tanto a veículos completos quanto a peças. Uma tarifa de 25% sobre peças do Canadá ou México acrescentaria US $ 2.100 em custo aos consumidores para veículos montados nos EUA, e US$ 8.000-US$ 10.000 para veículos também montados no Canadá ou México , de acordo com a Reuters, citando estimativas do Wells Fargo.
Montagem do Ford Mustang Mach-E – México
Os eleitores de Trump podem sentir essa dor financeira mais do que a maioria. Embora muitas picapes sejam montadas nos EUA, uma boa parte dos modelos populares, incluindo não apenas a Chevrolet Silverado e a GMC Sierra da GM, mas também a Ford Maverick, a Ram 1500 e a Toyota Tacoma, são construídas no México. Portanto, os veículos mais populares em áreas rurais que votaram esmagadoramente em Trump também serão impactados pelas tarifas, aponta a Reuters.
Os caminhões são pelo menos lucrativos, oferecendo uma chance de que as montadoras possam absorver os aumentos de custo em vez de repassá-los aos consumidores. Esse pode não ser o caso de carros compactos mais acessíveis como o Nissan Sentra, observou o analista de longa data da indústria Sam Fiorani à Reuters. Os EVs podem seguir o mesmo caminho de aumento de preço que os carros a gasolina acessíveis.