Se você acompanha os EVs, então a Neue Klasse (noo-ay class-eh) da BMW deve soar familiar. Embora a “nova classe” soe tão francesa quanto alemã para este anglófono, a BMW a usa para classificar sua geração de veículos elétricos que será lançada com o crossover iX3 no final deste ano, seguida por uma iteração do sedã Série 3.
Enquanto isso, o renovado BMW iX 2026 dá meio passo para essa nova classe de EVs. Lançado em 2022, o crossover elétrico da BMW chega com melhorias significativas em seus pacotes de bateria, sistemas de propulsão e outros componentes internos, embora muito do que sabemos não possamos dizer até o final de janeiro para sua revelação global.
Em um breve passeio fora da fábrica da BMW em Spartanburg, Carolina do Sul, o novo iX rodou com mais conforto e pareceu ter uma gama maior entre suas configurações firmes de esporte e conforto suave. Parecia haver mudanças em seu design exterior polarizador que uniam o estilo ecológico peculiar do i3 hatch descontinuado com alguns dos elementos de estilo mais ousados, se não impetuosos, dos SUVs crossover da BMW.
Ele estava coberto de camuflagem e o painel interno e os painéis estavam cobertos com o tipo de carpete fino que você encontraria em um assoalho de carga. Nossas impressões foram limitadas a um test drive de 15 minutos, e muitos dos detalhes mecânicos estão em outro tipo de camuflagem da BMW. Aqui está o que sabemos e o que vazou, e o que podemos esperar para esta iteração do iX. Inscreva-se para receber a Newsletter
Spartanburg é a maior fábrica da BMW no mundo e, embora produza o X3 e quase todos os SUVs crossover maiores que a BMW envia para o mundo, o iX continuará a ser produzido na fábrica de Dingolfing, na Baixa Baviera, Alemanha.
O iX 2026 chega no segundo trimestre de 2025 com três modelos para escolher, cada um representando um nível de desempenho diferente, no estilo BMW.
Melhorias na bateria e na unidade do motor do BMW iX 2026
Todos os três modelos terão tração integral com motor duplo, mas o novo modelo básico será o iX xDrive45 , em vez do 40, de acordo com um Bimmerpost vazado citado por vários veículos automotivos. Com base nas listagens da EPA, o ponto de entrada para o BMW iX 2025 será o xDrive40 que ainda não foi oferecido nos EUA; ele tem uma bateria de 71 kWh (utilizável) e um alcance máximo de 219 milhas, de acordo com a EPA.
Segundo Robert Duffer, da Green Car Reports, deve-se esperar um pacote maior e maior alcance no ponto de entrada do iX xDrive45 2026.
Há rumores de que o iX xDrive50 deste ano se transforma no iX xDrive60 em 2026, e o M60 deste ano se torna o M70 em 2026. Espera-se que ele tenha uma bateria maior do que a bateria existente de 105,2 kWh, mas provavelmente ficará com as células prismáticas em vez de mudar para células cilíndricas mais densas em energia que sustentarão a geração Neue Klasse de veículos elétricos . Considere esta a quinta e meia — não a sexta — geração do sistema de propulsão e bateria EV da BMW.
Os veículos Neue Klasse utilizarão uma arquitetura de 800 volts , mas o iX manterá sua arquitetura de 400 volts, embora com melhorias de eficiência para aumentar os tempos de carregamento. Quanto, não sabemos. Em um carregador rápido DC com potência máxima de 195 kw, o BMW iX 2025 poderia carregar de 10 a 80% em 40 minutos.
Como os veículos Neue Klasse, no entanto, o BMW iX 2026 pode usar ânodos de silício em vez de grafite nas células, resultando em maior densidade de energia e velocidades de carregamento mais rápidas. Mais densidade significa mais energia armazenada, então deve se traduzir em maior alcance, embora isso não tenha sido confirmado pela BMW e provavelmente não será certificado pela EPA até o início do ano que vem.
Outras melhorias para aumentar o alcance incluem novos rolamentos de roda “otimizados para atrito”, de acordo com a BMW, e faróis mais eficientes que consomem menos energia. A nova tecnologia do inversor aumenta a energia da potência de acionamento para mais rajadas, e a transferência de energia da bateria para o motor é mais densa e eficiente.
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BMW iX 2026 estimado com 10% mais eficiência
O iX xDrive50 2025 tem um alcance avaliado pela EPA de 309 milhas quando equipado com rodas de 20 polegadas. A BMW citou um aumento de 10% na eficiência do novo modelo, o que poderia aumentar o alcance para 340 milhas para o BMW xDrive60 2026, quando equipado com as rodas mais econômicas envoltas em pneus de baixa resistência ao rolamento.
O M60 2025 tem no máximo 285 milhas, enquanto o M70 2026 pode chegar a algo em torno de 310 a 315 milhas , com base em meus cálculos brutos. É muito mais difícil especular sobre o xDrive45 porque a BMW não divulgou o tamanho da bateria.
Como o BMW iX 2026 dirige
Não sabemos se o M70 vai melhorar os 610 cv, 749 lb-ft de torque e o tempo de 0-60 mph de 3,6 segundos do M60 2025, ou se o iX xDrive60 vai melhorar os 516 cv, 564 lb-ft e o tempo de 0-60 mph de 4,4 segundos do xDrive50 2025 .
Na minha breve viagem, o iX xDrive60 tinha muita potência na largada, e leves toques nos pés abriram rajadas de aceleração em alta velocidade. Foi rápido o suficiente para colocar um sorriso no meu rosto, mas não tão forte a ponto de incomodar passageiros desavisados. O modo Eco previsivelmente esmagou a resposta do acelerador. O modo Sport desativou principalmente o sistema de controle de estabilidade para permitir algum tipo de derrapagem, me disseram, mas não tive espaço ou falta de passageiros para testá-lo. O modo B no câmbio permanece para a frenagem regenerativa máxima que leva o iX quase a uma parada sem o pedal do freio. Os freios permanecem os mesmos.
O iX xDrive50 2024 que testei no ano passado tinha manuseio instável e peso prodigioso, tornando-o um tanto atípico no eletroverso da BMW, mas a BMW trabalhou para melhorar isso em toda a linha iX. Testei o iX xDrive60 com a suspensão de mola de aço. A BMW ajustou novamente os amortecedores hidráulicos para um passeio mais calmo durante o cruzeiro e, no trecho da rodovia estadual que testei a cerca de 70 mph, ele cumpriu essa promessa. Com exceção do ruído esperado dos pneus endêmicos dos EVs, ele era notavelmente silencioso na cabine, mesmo com o protótipo aparentemente inacabado.
A falta de sensibilidade da direção no modo Sport foi uma das reclamações do nosso editor sobre o BMW iX 2023. Melhorias na direção também foram feitas, com uma sensação mais pronunciada entre as configurações esportiva e de conforto, de acordo com a BMW, mas não tive espaço suficiente para testar isso.
O M70, como o M60 antes dele, provavelmente terá uma suspensão a ar de dois eixos com amortecedores adaptativos. Parece que a grade de borboleta de ferro — uma das versões mais chamativas da grade em formato de rim deste lado do sedã elétrico i4 — continua, assim como a suposta grade autocurativa que apaga ou pelo menos mistura arranhões.
A novidade deste ano é um pacote M Sport, conforme solicitado pelos clientes. O pacote cosmético Sport no xDrive50 2025 pode não ter tido M suficiente. Ele vem com pinças de freio azuis, enquanto o M Sport Package Pro padrão no M70 tem pinças vermelhas. Talvez faça os posers M verem vermelho.
Por dentro, o pacote significa novos bancos elétricos M com mais reforço lateral e um assento mais longo em quase duas polegadas. O estofamento de couro continua sendo uma opção com o Pacote M Sport, mas ele vem com um volante revestido em couro, pedais M e emblema M.
Os recursos padrão em toda a linha incluem controle de cruzeiro adaptativo de até 85 mph, iluminação de boas-vindas, bancos dianteiros aquecidos e volante aquecido, bem como um sistema de som Harman Kardon.
As opções incluem teto de vidro, portas automáticas de fechamento suave e o mais recente sistema operacional iDrive da BMW integrado a um painel de instrumentos digital e tela sensível ao toque de tamanho não revelado. As opções de assistência ao motorista incluem um sistema limitado de direção viva-voz com mudanças automáticas de faixa e um sistema de estacionamento remoto.
O iX 2026 acrescenta algumas novidades a esta classe de veículos elétricos da BMW, mas que futuro ele reserva na escola Neue Klasse? Descobriremos mais no final de janeiro.