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VW Taos

– Ideal para famílias, Taos tem 498 litros de porta-malas e distância entre-eixos de 2,68 m, oferecendo mais conforto para os ocupantes
– SUV médio é equipado com suspensão independente nas quatro rodas, ACC com função stop&go e AEB com detecção de pedestres
– Com apenas 1.420 kg, Taos oferece a melhor relação peso/torque do segmento; 0 a 100 km/h em 9,3 s e velocidade máxima de 194 km/h 

A Volkswagem confirmou que o VW Taos está chegando para reforçar a família de SUVs da montadora alemã. O Taos faz parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen. O modelo será lançado no segundo trimestre deste ano e chegará para ser a nova referência no segmento de utilitários esportivos médios em termos de segurança, performance, conectividade e espaço interno.

O Taos é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O projeto foi um desenvolvimento conjunto da Volkswagen América do Sul e da América do Norte – o modelo está sendo produzido também na fábrica de Puebla, no México, para abastecer o México e, em breve, os Estados Unidos e o Canadá. No mercado brasileiro, o Taos vai ocupar o posto de SUV médio premium, entre o T-Cross, SUV compacto mais vendido do Brasil em 2020, e o Tiguan, o SUV mais vendido da Europa e um dos SUVs mais vendidos do mundo nos últimos anos.

Performance acima da média
 
O Taos foi desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, a mais avançada do Grupo Volkswagen. Isso significa que o Taos tem, na estrutura, materiais de alta tecnologia que ajudam a reduzir o peso total. Resultado: o Taos pesa 1.420 kg, significativamente mais leve que os SUVs médios. Equipado com o eficiente motor 250 TSI (150 cv e 25,5 kgfm), o Taos terá a melhor relação peso/torque entre os concorrentes diretos, com 55,69 kg/kgfm e com o torque máximo disponível em uma ampla faixa, de 1.500 a 4.000 rpm. Ou seja, o Taos faz ultrapassagens mais rápidas e seguras. A VW informou que o Taos acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h.

O motor 1,4L TSI, fabricado na planta de São Carlos, interior de São Paulo, é o mais premiado da história do International Engine of the Year, por conciliar excelente desempenho e baixo consumo de combustível. Esse motor traz o que há de mais avançado em motores de combustão interna: bloco e cabeçote de alumínio, turbocompressor de baixa inércia, injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, duplo circuito de arrefecimento e intercooler ar-água (trocador de calor). A transmissão é a automática de seis marchas (AQ-250), com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. Esse conjunto chega a todas as versões do Taos, acompanhado de uma alavanca iluminada.

O propulsor trabalhará em conjunto com o sistema Start-stop, que desliga o motor ao parar o veículo, economizando combustível. O motorista pode desligar a função no botão “touch” do sistema de infotainment VW Play. Lá também é possível gerenciar o Modo de perfil de condução. Há quatro modos: Eco, Normal, Sport ou Individual. Eles alteram parâmetros da direção, do conjunto motor/câmbio, da climatização, do ACC (Adaptive Cruise Control) e do Ambient Light –iluminação ambiente com opção de 10 cores, que percorre o painel e as portas, conferindo mais requinte e sofisticação ao interior do Taos.

Outro grande benefício da Estratégia Modular MQB é o espaço interno privilegiado, além do amplo porta-malas de 498 litros. O comprimento do Taos é de 4.461 mm, incluindo os 900 mm do balanço dianteiro e 881 mm do balanço traseiro. A altura total é de 1.626 mm e a capacidade do tanque de combustível, 51 litros.

Conectividade
 
No segmento de SUVs médios, o Taos será disponibilizado com conectividade acima da média. O painel é composto por uma ‘ilha digital’, com duas telas incríveis de 10 polegadas cada uma. De um lado, o painel digital Active Info Display, totalmente configurável, controlado pelo novo volante multifuncional da Volkswagen, herdado do Golf 8 europeu; ao lado, está o VW Play, novo sistema de infotainment desenvolvido no Brasil, com uma tela sensível ao toque de alta resolução. O VW Play possui ainda uma loja de aplicativos própria (VW Play Apps), HD interno de 10 GB e apps que permitem múltiplas funcionalidades, como agendar a revisão do carro, pagar estacionamento, ouvir audiobooks e baixar mapas de navegação, como o Waze, por exemplo.

Em termos de conforto, o Taos vem equipado com o ar-condicionado Climatronic dual-zone, que controla a temperatura de forma eletrônica, possibilitando que motorista e passageiro selecionem a temperatura mais conveniente. Além disso, os passageiros do banco de trás também podem comemorar: há difusor de ar-condicionado traseiro com ajuste de fluxo acoplado ao console central prolongado.
Freio e suspenção
 
O Taos vem de série com freio de estacionamento eletromecânico, acionado automaticamente no momento em que a porta do motorista é aberta (velocidade menor do que 3 km/h) –ou por meio do botão no console. Para destravar o freio, basta posicionar a alavanca em “D” (Drive) e pressionar levemente o acelerador, dando mais conforto e praticidade ao motorista. O Taos conta com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, em todas as versões. Dessa forma, a suspensão proporciona mais conforto e estabilidade em todas as condições de uso.

Entre os itens de segurança exclusivos no segmento, destaque para o ACC -Controle Adaptativo de Cruzeiro com função Stop&Go. Ele possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância do carro à frente – e o sistema freia e acelera o carro de modo autônomo. Se o veículo à frente parar, o Taos também vai parar e arrancar novamente dentro de 3 segundos, situação comum em engarrafamentos, por exemplo.

Outra função muito importante do sistema é a Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, que, a partir de um radar frontal, identifica o risco de acidente ou atropelamento – e alerta o motorista. Caso não haja reação, o Taos freia automaticamente. Na traseira, o modelo possui câmera de ré e Detector de tráfego traseiro, o qual identifica movimentos atrás do veículo e pode até frear automaticamente o carro, se detectar um risco iminente.

Nos retrovisores externos, o Taos incorpora diversas funções, entre elas o recolhimento automático ao travar as portas e a função tilt down, que abaixa o espelho do lado do passageiro, para facilitar as manobras de estacionamento. O Taos possui também Detector de ponto cego, um item de segurança muito importante. Caso os sensores detectem um veículo atrás, no ponto cego do retrovisor, o sistema emite luzes nos espelhos externos, alertando para que o motorista não troque de faixa naquele momento.

Há ainda dois itens exclusivos no segmento: Detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e Sistema de frenagem pós-colisão. Esse sistema atua em conjunto com o Controle eletrônico de estabilidade (ESC), freando o carro após um primeiro impacto, reduzindo significativamente as consequências de acidentes multicolisão.

sistema Kessy é um item muito desejado pelos clientes. Basta estar com a chave presencial próxima à porta dianteira, no bolso da calça ou na bolsa, por exemplo, para que o sistema reconheça o sensor e permita abrir e fechar as portas com um leve toque na maçaneta, além de autorizar a partida do motor por meio do botão no console. O Kessy ainda pode fechar os vidros e até o teto solar panorâmico, outro item muito procurado pelos clientes nessa categoria de veículo.

Com a chegada do Taos a família de SUVs da VW passa a ser a mais completa no mercado nacional.

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