/* ]]> */

Volkswagem ID.5 e ID.5 GTX

Novidades da gigante alemã: Normalmente tudo que a Volkswagem faz é repleto de tecnologia, até mesmo na produção de sua linguiça – apesar de cômico, a VW realmente tem uma fábrica de linguiça na Alemanha – a montadora cria e desenvolve produtos que acertam precisamente os corações dos consumidores. Poucas montadoras mundiais conseguem ter tanto sucesso na leitura do anseio do que o cliente deseja como a VW.

É em meio a esse sentimento que a alemã anuncia a estreia mundial de seu SUV coupé elétrico para longas distâncias. O modelo baseado na pioneira arquitetura da plataforma modular elétrica (MEB), o ID.5 da Volkswagen é um SUV coupé de uma geração de veículos completamente nova, com aspirações premium. O ID.5 chega às lojas com motorizações que entregam entre 174 cv e 204 cv, além tão esperado modelo esportivo o ID.5 GTX, equipado com tração integral e 299 cv de potência.

Cada modelo da gama combina suas características com as qualidades da família ID, em um desenho tão elegante quanto expressivo, com um design fluído que remete a velocidade. A eficiência elétrica se une à elegância. Com seu padrão disruptivo, o ID.5 tem um visual ultramoderno, potente e elegante. O arco do teto se estende por cima da carroceria e termina em um spoiler funcional. O ID.5, capaz de percorrer longas distâncias, alcança um coeficiente aerodinâmico de 0,26, para chegar a uma máxima eficiência da energia armazenada na bateria de 77 kWh e estabelece novos parâmetros para um novo conceito de SUV coupé: elétrico, esportivo e elegante.

O ID.5 e o ID.5 GTX ainda são equipados com o novo hardware e a nova geração de software 3.0. Atualizações de software e funções adicionais podem ser instaladas “Over-The-Air”. Isso significa que o veículo permanece sempre atualizado. Os amplos sistemas de assistência ao motorista com novas funções estão integrados ao “Travel Assist” com dados de localização, que pode ser ativado ao toque de um botão. A interação dos sistemas de assistência “ACC” e “Lane Assist”, juntamente com dados de navegação e de tráfego “Car2X”, aumentam o conforto graças à condução semiautônoma e a segurança a bordo para viagens ainda mais confortáveis.

O ID.5 se baseia na arquitetura da plataforma modular elétrica (MEB) da Volkswagen, por conta disso, a plataforma ocupa pouco espaço, um grande benefício para os passageiros. Com comprimento de 4,60 metros e um entre-eixos de 2,77 metros, o ID.5 tem um interior espaçoso como o de um SUV premium. Apesar da linha dinâmica do teto, o ID.5 continua sendo um SUV versátil e impressiona por sua generosa sensação. Suas cores internas são modernas e acolhedoras e os materiais são de alta qualidade. Os clientes podem escolher entre inúmeras variantes de interior, assentos e pacotes de equipamento. Dependendo da posição dos encostos traseiros, o porta-malas têm uma capacidade entre 549 litros e 1.561 litros. Opcionalmente estão disponíveis o acionamento elétrico do porta-malas e um reboque elétrico rebatível.

Contribuindo para esse visual elegante, quase não há botões no cockpit do ID.5, com exceção dos acionamentos para funções mais importantes. Operação e visualização se concentram em duas telas: uma tela compacta localizada atrás do volante e outra maior de 12 polegadas, situada no centro do painel. A tela compacta na frente do motorista pode ser controlada por meio do volante multifuncional. A tela maior, com sistema de infotainment, é sensível ao toque. O terceiro nível de comandos é por meio do controle de voz “Olá, ID.”, que se beneficia do conhecimento da nuvem com sua conexão online. O ID. Light, uma faixa de luz localizada sob o para-brisas, intuitivamente ajuda o motorista com novas funções em muitas tarefas, como em situações perigosas ou durante a navegação. Além disso, com o Head-up-Display com realidade aumentada, a Volkswagen apresenta uma opção de alta tecnologia no ID.5, que une suas telas com a realidade, por exemplo, as setas de navegação são espelhadas no para-brisas e aparecem —para uma percepção natural— no campo de visão do motorista a uma distância de 10 m diante do veículo.

O ID.5 é equipado com a tecnologia de iluminação de última geração, tanto por dentro quanto por fora. Quando o motorista se aproxima do veículo com a chave, o ID.5 inicia sua apresentação de boas-vindas: os faróis dianteiros e traseiros se acendem com uma sequência de luzes, enquanto os retrovisores externos projetam a “impressão digital” da família ID. no chão. Tanto os faróis como o conjunto óptico traseiro estão desenhados com a mais moderna tecnologia LED. Opcionalmente, a Volkswagen oferece os faróis matriciais LED IQ. Light, com feixe alto controlado de forma inteligente (item de série no ID.5 GTX). Os conjuntos ópticos traseiros em LED, com desenhos 3D (também de série no ID.5 GTX), brilham com uma alta intensidade. A iluminação também desempenha um papel essencial no interior do veículo. A luz ambiente no revestimento interior do teto, no painel, nas portas e próximo dos pés podem ser configuradas em muitas cores.

Um elemento especial do conceito de iluminação do ID.5 é o ID. Light: a faixa de iluminação abaixo do para-brisas faz parte do sistema de luz ambiente e também serve para contribuir com a interface homem-máquina (HMI). Com seus pulsos de luz diferentes, o ID. Light sinaliza se o veículo está pronto para partir, em que direção (de acordo com a navegação), ou se a bateria está sendo carregada no momento. Além disso, o ID. Light fornece assistência em situações de perigo. Ele informa e avisa o motorista e demais ocupantes do veículo com sinais luminosos, por exemplo, no caso de veículos em um ponto cego ou quando existe uma situação de frenagem inesperada no trânsito. O ID. Light pode ressaltar instruções do sistema de navegação com sinais luminosos. Todos as cores e animações seguem uma linguagem visual cuidadosamente desenhada que é intuitiva, universal e fácil de ser compreendida. O motorista recebe assim informações importantes sem ter que tirar os olhos da estrada.

Três níveis de desempenho. ID.5 GTX: modelo topo de linha com tração integral. O SUV coupé elétrico da Volkswagen será lançado em 2022 com três opções de motorização. O ID.5 Pro conta com um motor elétrico na parte traseira com uma potência de 174 cv (128 kW). No ID.5 Pro Performance, o motor traseiro tem uma potência de 204 cv (150 kW). No ID.5 GTX, com tração integral, um motor elétrico funciona no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Os dois motores oferecem uma potência máxima de 299 cv (220 kW), acelerando o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 180 km/h.

Do conforto à esportividade. Seja com tração traseira ou com tração integral, todas as versões do ID.5 são confortáveis, seguras e esportivas, graças à estreita ligação em rede das unidades de controle da tração e do chassi. Com a seleção do perfil de condução, sempre de série, o motorista pode influenciar no funcionamento dos motores elétricos e na direção em vários modos. Caso deseje, o motorista do ID.5 obtém uma direção progressiva, que funciona cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterço aumenta, assim como uma suspensão esportiva. A terceira opção é a regulagem da suspensão adaptativa (DCC), que amplia ainda mais a faixa entre o movimento suave e o prazer da condução esportiva. O ID.5 oferece rodas entre 19 e 21 polegadas.

Alcance até 520 km de autonomia. Todos os motores do ID.5 utilizam uma bateria de longa duração que pode armazenar 77 kWh de energia – com ela, o ID.5 Pro e o ID.5 Pro Performance alcançam até 520 km de autonomia (WLTP) – sus posição de instalação central sob o habitáculo garante um centro de gravidade baixo e uma equilibrada distribuição de carga por eixo. O modelo topo de linha ID.5 GTX com tração integral tem uma autonomia prevista de 480 km (WLTP)

E você leitor, o que achou do ID.5?

Será que ele fará o mesmo sucesso que o Nivus vem fazendo no Brasil ou a aposta em um modelo esportivo já é coisa do passado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.