/* ]]> */

Um supercarro do mundo virtual para o real e vice-versa

O novo carro de corrida da Ford na Europa, o Team Fordzilla P1 (TFZ-P1), é um exemplo de como o mundo real e o virtual estão cada vez mais interligados no design automotivo. Não por acaso, várias ferramentas de animação e 3D usadas no desenvolvimento de veículos são inspiradas no universo dos games.

O TFZ-P1 nasceu como criação digital e depois ganhou uma versão em tamanho real. Agora, estreou no videogame GRID Legends, junto com um novo protótipo real que é também um simulador, mostrado pela primeira vez no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido.

A história do TFZ-P1 começou em março de 2020, quando a Ford convidou gamers a participar da criação do novo carro de corrida virtual, votando nas suas configurações preferidas de design, bancos, posição do motor e cockpit, entre outras.

Cerca de 250.000 fãs deram sugestões, usadas por designers da Ford para criar seus projetos. O exterior desenhado por Arturo Ariño e o interior de Robert Engelmann foram os vencedores. Três meses depois, um modelo em escala real do veículo foi revelado na feira Gamescom 2020.

Desde então, o TFZ-P1 evoluiu para um simulador de corrida e depois uma plataforma de transmissão ao vivo, com vários acabamentos diferentes que incluíram uma tinta laranja reflexiva experimental. No game GRID Legends, lançado pela Codemasters e Electronic Arts para Xbox, PlayStation e PC, o supercarro com mais de 1.000 cv e velocidade de 350 km/h pode ser pilotado na categoria Trackday Hypercars.

“Nós agora fechamos o círculo. O TFZ-P1 começou como uma promessa e agora chega às mãos dos jogadores em GRID Legends. E o mais legal é poder dirigir sentado no próprio carro de corrida. Com essa primeira temporada do projeto TFZ-P1 estamos apenas arranhando a superfície do que é possível e vamos continuar tornando cada vez mais fluidas as fronteiras entre o mundo digital e a realidade”, diz Boris Ferko, gerente de design da Ford Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.