/* ]]> */

Nova Tecnologia De Faróis Da Ford Transforma A Pista Em Tela De Navegação

A Ford está testando uma tecnologia inovadora de faróis que, além de aprimorar a visão noturna, usa a pista como tela para projetar informações ao motorista sem tirar a sua atenção da estrada. Entre outras aplicações, o sistema com luzes de alta resolução desenvolvido na Europa permite indicar o limite de velocidade das vias, dar orientações de direção e informar sobre as condições do tempo – veja aqui.

Dirigir à noite pode ser mais arriscado, principalmente quando o condutor desvia os olhos da pista. Um veículo viajando a 90 km/h percorre 25 metros por segundo. Assim, mesmo uma olhada rápida na tela de navegação do carro pode resultar em “dirigir às cegas” por dez metros ou mais. Numa estrada não iluminada, isso pode significar a perda de um sinal importante ou da aproximação de uma curva.

Os faróis de alta resolução podem beneficiar não só o motorista, mas também outros usuários da estrada – projetando, por exemplo, uma faixa de pedestres quando a marcação na via estiver desgastada ou fraca. Ou, ainda, indicando o caminho ao motorista para que os ciclistas passem a uma distância segura.

A tecnologia pode informar também sobre mudanças nas condições do tempo, como neblina, chuva ou geada à frente. Conectando o farol ao sistema de navegação, é possível antecipar as próximas curvas e projetar a largura do veículo na estrada, ajudando o motorista a avaliar se ele passa em determinado espaço ou cabe numa vaga de estacionamento.

Tornar a condução noturna mais confortável faz parte do compromisso da Ford de desenvolver tecnologias para facilitar a vida das pessoas, agora e no futuro.

“O que começou como uma brincadeira, usando um projetor e uma parede em branco, pode levar a tecnologia de iluminação a um nível totalmente novo. Mais do que simplesmente iluminar a estrada, ela pode ajudar a reduzir o estresse da direção noturna, dando informações essenciais ao motorista sem tirar os seus olhos da estrada”, diz Lars Junker, especialista de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista da Ford Europa.

Fonte: Ford

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.