/* ]]> */

Ford revela novo Mustang para futuros projetos de corrida

A Ford tirou as capas do novo Ford Mustang que competirá em categorias como Supercars, NASCAR e GT3.

Ford revela novo Mustang para futuros projetos de corrida

Esta é a sétima geração do famoso muscle car que, em forma de estrada, será alimentado pelos motores EcoBoost de 2,3 litros e Coyote V8 de cinco litros.

Embora muitos dos carros de corrida que serão baseados no novo modelo ainda não tenham sido formalmente revelados, este olhar para o carro de estrada oferece um vislumbre do futuro dos programas NASCAR, Supercars e NHRA da Ford.

O novo Mustang competirá na NHRA e Supercars no próximo ano, este último como parte dos novos regulamentos do Gen3.

Enquanto isso, a forma S650 estreará na NASCAR Cup Series em 2024.

Nesse ano também será apresentado o novo programa GT3 e GT4, que será executado pela Multimatic Motorsports.

Este lançamento inclui renderizações do GT3 Racer que também será equipado com o Coyote V8.

O Mustang GT3 racer será desenvolvido pela Ford Performance em colaboração com a Multimatic Motorsports. Os dois colaboraram anteriormente no carro de corrida Ford GT que conquistou a vitória da classe nas 24 Horas de Le Mans em 2016.

A Multimatic então colocará em campo um esforço IMSA GTD Pro de dois carros, apoiado pela fábrica, que começará no Rolex 24 em Daytona em 2024.

Paralelamente ao esforço de trabalho, a Ford será obrigada a produzir 20 exemplares do Mustang nos primeiros dois anos de homologação para os clientes correrem.

Isso aumenta a perspectiva das corridas de carros em Le Mans quando o Campeonato Mundial de Endurance da FIA mudar de carros GTE para GT3 em 2024.

As notícias do iminente programa IMSA ampliam ainda mais o atual portfólio de automobilismo da Ford, que já inclui programas apoiados pela fábrica no Campeonato Mundial de Rally, NASCAR e Supercars.

“O Mustang nasceu para correr desde o início e estamos entusiasmados em apresentar a versão GT3 para competir frente a frente com alguns dos maiores fabricantes do mundo”, disse Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.

“Com 58 anos de herança global em corridas de resistência, incluindo NASCAR e Supercars australianos hoje, estamos prontos para levar o Mustang ao próximo nível de desempenho global”.

Larry Holt, vice-presidente executivo da Multimatic Special Vehicle Operations, acrescentou: “Estamos entusiasmados por trabalhar neste novo programa IMSA, bem como no programa de clientes GT3 com a Ford Performance.

“Temos uma longa e excelente relação de trabalho uns com os outros, tanto nos níveis mais altos das corridas de carros esportivos profissionais quanto no desenvolvimento de programas e veículos competitivos para clientes. Agradecemos a confiança deles em nós e, juntos, mal podemos esperar para mostrar ao mundo o que está por vir com o Mustang.”

O motor V8 de cinco litros baseado no Coyote que irá alimentar o Mustang virá de outro parceiro de longa data da Ford Performance, a equipe M-Sport no Reino Unido que supervisiona o programa WRC da Ford.

A M-Sport não é estranha à competição GT3, tendo executado o programa de corridas GT da Bentley com a Continental. Também está desenvolvendo o próximo motor TOCA para o Campeonato Britânico de Carros de Turismo baseado em peças da Ford.

“Estamos muito satisfeitos por ampliar nosso relacionamento com a Ford e estendê-lo ao mundo das corridas após 25 anos de muito sucesso juntos no Campeonato Mundial de Rally, que está mais uma vez entregando resultados impressionantes com o Puma Hybrid Rally1”, disse o proprietário da M-Sport. Malcom Wilson.

“A M-Sport tem uma riqueza e profundidade de conhecimento e experiência em corridas de circuito, particularmente de nosso programa GT3 que usou um motor V8 desenvolvido pela M-Sport para GT3 que nos levou à vitória na corrida de 12 horas de Bathurst de 2020 e 1000 km de Paul Ricard em 2019. .

“Estamos muito empolgados em trabalhar diretamente com a Ford Performance e a Multimatic no Mustang GT3 e trabalharemos muito duro, não deixando pedra sobre pedra enquanto unimos forças para lutar por mais vitórias em todo o mundo.”

A Ford Performance também confirmou que uma nova versão do Mustang com especificação GT4, também desenvolvida ao lado da Multimatic, será lançada no próximo ano.

“É importante para nós continuar a apoiar o esforço do Mustang GT4 também”, acrescentou Rushbrook.

“Tivemos muito sucesso aqui e na Europa com o atual Mustang GT4 e esperamos poder oferecer aos nossos clientes um carro novo para competição na categoria GT4 a partir da próxima temporada. Teremos mais a dizer sobre isso em um futuro próximo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.