/* ]]> */

Fiat apresenta Fastback com a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia em um SUV coupé

Ao longo dos seus 46 anos, a Fiat não parou de se reinventar. Depois de revolucionar segmentos como o de picapes, criar o de SUPs e inovar o de veículos de passeios, a marca se prepara para mudar o mercado novamente. Desta vez com o Fiat Fastback, o seu primeiro SUV Coupé. Mais importante lançamento da Fiat dos últimos anos, o modelo reúne o melhor de cada segmento, como o maior porta-malas da categoria e amplo espaço interno, uma das maiores alturas em relação ao solo entre os concorrentes com posição de dirigir elevada e a esportividade dos motores turbo.

“Com esse lançamento, vamos ressignificar uma categoria. Estamos trazendo a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia em um nível só visto em segmentos premium. O Fastback aponta na direção do nosso futuro. Totalmente projetado no Brasil e fabricado em Betim (MG), o modelo é o maior representante do reposicionamento da Fiat no mercado, atingindo um novo patamar na percepção do valor da nossa marca e nossos produtos”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

Tudo começou com um carro conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, que foi elogiado mundialmente por seu design que trazia a harmonização perfeita entre os desenhos de um SUV e um coupé. Com grande sucesso de público e mídia, o conceito ganhou vida e serviu como inspiração para o desenvolvimento do Fastback, desde o nome até as linhas marcantes e inovadoras.

Aliás, o próprio termo “fastback” faz referência direta a uma categoria super seleta de carros que têm em comum essa característica: o desenho veloz e as curvas dinâmicas. Um design fluido e esportivo, que faz com que ele pareça estar em movimento até quando parado. Desta forma, não teria outro nome que representasse tão bem o SUV Coupé da Fiat, já que ele reúne todos estes atributos e ainda traz os conceitos do renomado design italiano.

O Fastback foi desenvolvido para ser a combinação perfeita do melhor de cada segmento do mercado automotivo. Não é para menos, já que reúne a altura de solo e posição de dirigir de um SUV, um espaçoso porta-malas e a performance de um esportivo com motorização turbo. 

Disponível em três versões (Audace, Impetus e Limited Edition Powered By Abarth), o Fastback traz uma ampla lista de itens de série. Completo, ele sai de fábrica reunindo conteúdos como sistemas avançados de assistência à direção (ADAS), freio de mão eletrônico, paddle shifters (câmbio borboleta), cluster full digital de 7 polegadas, central multimídia de até 10,1 polegadas e o Fiat Connect////Me, plataforma de serviços conectados da marca, oferecido como item opcional. Vale dizer ainda que a Limited Edition Powered By Abarth traz um visual exclusivo e conta com o motor Turbo 270 Flex, líder em potência e torque frente a qualquer outro motor da categoria.

Segundo SUV da Fiat fabricado no Brasil, o Fastback se junta ao Fiat Pulse no segmento de mercado que mais cresce na preferência dos brasileiros. Além disso, o lançamento coloca a Fiat em um novo mercado: o de SUV Coupé, sendo o primeiro veículo da marca a ocupar tal categoria seleta. Ele será o topo de gama da linha de carros de passeio da Fiat, que está ainda mais completa. 

Design único e amplo espaço

O time do Design Center South America da Stellantis tinha uma grande missão: mais do que desenvolver um novo modelo, criar um modelo para estrear em uma nova categoria para a marca. Assim, nasceu um veículo imponente, autêntico e com o clássico design ítalo-brasileiro característico da Fiat. Para isso, uniu a posição de dirigir mais elevada e a volumetria externa típicas de SUVs com conforto interno e um porta-malas muito generoso. Além disso, foi adicionada ainda a essa mistura a esportividade de um coupé. Assim, se chegou a um desenho fluido, ágil, imponente e sedutor.

A sua musculatura também é um ponto de destaque. Na visão lateral salta aos olhos a silhueta fluida, com a coluna C inclinada e o teto mergulhando em direção à traseira. Esta é a essência de um SUV coupé. Importante notar a linha que começa na lateral, passa em cima da roda traseira e segue até o spoiler, dando movimento e largura para a traseira, transpirando velocidade.

Já o frontal é muito sofisticado, moderno e esportivo. O parachoque tem entradas aerodinâmicas e grade no formato de colmeia tridimensional em black piano. Os faróis com assinatura marcante são Full LED de série com DRL quando as setas são acionadas. Além de um desenho que transpira velocidade, o SUV coupé possui um toque que confere ainda mais esportividade e elegância: a pintura bicolor (item de série na Impetus e Limited).

Para completar, as rodas de liga leve possuem um design bem particular diamantado, que deixa o Fastback ainda mais completo e refinado. Chegando à traseira, essência do SUV coupé, a tampa do porta malas tem linha bem fluida, terminando na porção final imponente com lanternas a LED, super tecnológicas e flutuantes, no conjunto óptico tridimensional.

O design do interior que é clean, esportivo e futurista também chama a atenção no Fastback. O cockpit tem uma atmosfera envolvente para todos os ocupantes. Além disso, a posição do console central dá grande destaque à central multimídia e deixa todos os comandos em um só lugar ao alcance dos olhos e das mãos. Já a posição de direção mais alta transmite total sensação de segurança. Complementando essa ergonomia, os bancos são bem espaçosos, confortáveis e possuem acabamento primoroso, com tecidos suaves ao toque. Estão disponíveis o Mescla Sanchez com embossed, o couro ecológico Preto com embossed e o couro natural Steel Grey com bordado.

Ainda sobre o espaço interno, não tem como não falar do surpreendente porta-malas, que é simplesmente o maior da categoria, com impressionantes 600 litros de capacidade, maior comprimento, largura e abertura de acesso entre os concorrentes, além de cobertura retrátil, facilitando a disposição de diversas malas e quaisquer objetos que o usuário queira transportar. Com os bancos rebaixados, o volume ainda chega a 1.087 litros. O espaço está também na maior capacidade do segmento em seus porta-objetos: são 28 litros no total, o melhor da categoria. Vale dizer que o modelo conta com um porta-copos removível com porta-objetos secreto.

Para completar, por dentro o Fastback ainda traz algumas surpresas: easter eggs escondidos com desenhos que possuem a cara da Fiat. O modelo está disponível em seis cores: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari, Cinza Silverstone e Vermelho Monte Carlo (esta última como opção exclusiva da versão Limited Edition Powered by Abarth).

Máximo de segurança com porte imponente e performance esportiva

Garantindo uma combinação única de alta performance com o máximo de segurança, o Fastback foi desenvolvido sobre a plataforma MLA, uma das mais modernas e versáteis da Stellantis, totalmente modular e que entrega muita qualidade e robustez. Assim, o Fastback é um dos carros mais seguros produzidos no Brasil. A começar pela carroceria que é composta por 87% de aço de alta e ultra resistência que dissipam melhor a energia do impacto em caso de colisão, trazendo grande integridade ao habitáculo. Além disso, o veículo possui quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais, que possuem uma tecnologia tão eficiente que fazem dupla função, protegendo a cabeça e o tórax. Vale ressaltar que esse é um nível de proteção que atende às mais rigorosas normas internacionais de segurança.

Outro ponto forte do modelo é a altura do solo (192 mm) que está entre as melhores da categoria. Importante mencionar que, mesmo com essa dimensão elevada, o modelo garante baixa rolagem da carroceria em curvas. Junto com os ângulos de ataque (20,4) e transposição (21,2), as medidas fazem com que o Fastback encare tranquilamente quaisquer obstáculos na cidade e também os desafios de uma estrada de terra. No entanto, o porte dele não se limita à altura. Assim, ele também tem o maior comprimento (4,43m) entre os seus principais concorrentes.

Importante mencionar ainda que o Fiat Fastback tem novas suspensões. Uma otimização na geometria dianteira permitiu um centro de rolagem mais baixo, para aumento da estabilidade, e uma nova relação de direção que garante uma direção mais precisa e direta. Traz também um maior diâmetro da barra estabilizadora que confere mais estabilidade dinâmica. Além disso, foi desenvolvido um novo eixo traseiro que dá mais rigidez, reduzindo a rolagem da carroceria e garantindo mais estabilidade. As suspensões ainda contam com novas molas e amortecedores para um melhor handling, mantendo um alto nível de conforto.

Potente é outra palavra que descreve bem o modelo. Uma vez que toda a linha Fastback é 100% turbo. Com duas opções de motorização, ele é equipado nas versões Audace e Impetus com o Turbo 200 Flex com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm. O propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em  apenas  9,4 segundos, sendo o mais rápido entre os competidores com motor 1.0 turbo na categoria. O consumo do propulsor também impressiona por ser o menor entre os concorrentes com propulsor 1.0 turbo, registrando até 14,6 km/l na estrada.

Já para aqueles que procuram um desempenho ainda mais arrojado, a Fiat traz o motor Turbo 270 Flex com a potência de 185 cv com etanol (180 cv com gasolina) e 270 Nm de torque na versão Limited Edition Powered by Abarth, maiores potência e torque entre os concorrentes. Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e é ainda o mais rápido entre os competidores com motor turbo até 1.5l. Para completar, tem a melhor relação peso-potência da categoria (7kg/cv).

E para deixar o Fiat Fastback ainda melhor, o modelo vem com três modos de direção: Normal (foco em menor consumo e mais conforto), Manual (mais versatilidade) e Sport (resposta mais rápida). Para optar pelo último, basta acionar um botão no volante e então todo o ajuste do carro é alterado com maior sensibilidade do pedal acelerador, um mapeamento mais arisco das trocas de marcha, um modo de direção mais firme e o acionamento da vetorização dinâmica de torque (DTV).

Para comandar esses motores de ponta, a transmissão também está à altura. Por isso, o Fastback vem com câmbio CVT nas versões com Turbo 200 e transmissão automática de 6 marchas associada ao Turbo 270.

Tecnologia

Segurança e tecnologia se encontram no Fiat Fastback. O modelo é equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: frenagem automática de emergência, que evita colisões contra veículos à frente; alerta de mudança de faixa, que auxilia o motorista em caso de saída da pista em que está, e a comutação automática dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.

Ele traz também como item de série o freio de mão eletrônico: basta pressionar uma tecla no console central para acioná-lo. A função traz mais uma conveniência: o Auto Hold. Com ela, o Fastback mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, seja em uma subida, um semáforo ou no engarrafamento, trazendo muito mais conforto para o dia a dia do cliente.

O modelo também vem com paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”. Eles ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha. O novo SUV da Fiat traz também cluster full digital de 7 polegadas personalizável em que o usuário pode escolher se deseja ter informações de forma analógica ou digital, como força G, pressão do turbo, consumo em tempo real, entre outras.

Não poderia faltar conectividade também no Fiat Fastback. Ele é equipado com central multimídia de 8,4 ou 10,1 polegadas (de acordo com a versão) com o Fiat Connect////Me, a plataforma exclusiva conectada da marca, vinculado à tela maior, além de Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Com mais de 30 funcionalidades, o sistema conectado da marca  permite que o usuário tenha acesso a todas as informações do seu Fastback, como diagnósticos e a localização do veículo pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant. Para completar, agora passará a ser possível também fazer o agendamento da revisão e de outros serviços em concessionária diretamente pelo app My Uconnect conectado à central.

O modelo conta ainda com wireless charger (carregador por indução) para smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e novo ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico. Além disso, conta com o recém-lançado Sound Design da Fiat, com notificações e alertas com tons agradáveis, para que o usuário tenha uma jornada auditiva ainda mais amigável.

Versões e Preços

Fastback Audace Turbo 200 Flex AT                                     

A versão Audace é equipada com o motor Turbo 200 e câmbio CVT.  Traz uma ampla lista de itens de série, como ADAS (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis), controle de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça, rodas de liga leve de 17”, freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, paddle shifters (borboleta no volante), sensor e câmera de estacionamento traseiros, wireless charger, central multimídia com tela de 8,4” com pareamento sem fio, carregador por indução e faróis e lanternas Full LED.

Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus):

R$ 129.990

Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT  

Além dos itens disponíveis na Audace, a versão Impetus traz bancos revestidos em couro, acabamento interno escurecido, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com teto em preto, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, roda esportiva com acabamento diamantado de 18″, retrovisores externos com rebatimento elétrico, tapetes de carpete e painel de instrumentos 7″ Full Digital. Também conta com a central multimídia com tela de 10,1″ com Apple Carplay e Android Auto sem fio.

Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus):

R$ 139.990

Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT

A edição limitada do escorpião mais famoso do mundo é equipada com o potente motor Turbo 270 e câmbio automático de 6 marchas. Além de todos itens disponíveis nas outras versões, esta configuração possui rodas esportivas de liga leve 18″ com pintura escurecida e badges “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros, além de “Powered by Abarth” no cofre do motor e na tampa do porta-malas.

Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus):

R$ 149.990

Garantia, Revisões e Acessórios

Com três anos de garantia, o Fiat Fastback tem cesta de peças mais acessível entre os concorrentes (até 47% melhor nas versões com motor Turbo 200 e até 38% melhor na versão com Turbo 270). Ele ainda possui três opções de pacotes de manutenção com utilização de peças genuínas que podem ser adquiridos junto com o veículo para mais tranquilidade e conveniência do cliente. O plano Tranquilidade inclui três revisões programadas. O Proteção traz, além das revisões, a cobertura de itens de desgaste, palheta de parabrisa, oxi-sanitização, alinhamento e balanceamento. O terceiro pacote – Segurança – inclui todos os itens do plano anterior e mais um ano de garantia adicional. 

Com produtos testados e homologados pela Mopar, o portfólio de acessórios para o Fiat Fastback traz mais de 35 opções, como rodas 17” em liga escuras, kit farol de neblina, som premium JBL, rebatimento elétrico do retrovisor, frisos pintados, tapete de porta-malas com bordas elevadas, protetor de soleira, engate de reboque integrado e  transbike para engate.

Fonte: Fiat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.