/* ]]> */

Corolla GR-S 2021

Independente de opiniões ou gostos pessoais é inegável que o Toyota Corolla  é um dos carros que mais marcou a história automotiva do mundo.

Disponível em versão sedan, hatchback e perua, o Corolla é o modelo de carro mais vendido da história. Com produção nos cinco continentes e vendas totais superiores a 39 milhões de automóveis, desde seu lançamento em 1966, o modelo desbancou, até mesmo, o Volkswagen Fusca.

Corolla 1966

O nome é proveniente do Latim e seu significado original é “Coroa de Flores”, símbolo de felicidade e triunfo. No Brasil, no entanto, o veículo é amplamente conhecido como “Carro de Coroa”, devido ao perfil dos seus compradores.

Ao adotar o nome Corolla a Toyota fez jus a uma tradição da época em que muitos dos nomes dos seus carros começavam pela letra “C” – Crown, Corona, Carina, Century, Celica, Camry, entre outros. – Apesar da Toyota já não utilizar esta estratégia para dar nomes aos seus veículos, os nomes com origem no Latim permanecem.

O Corolla foi responsável pela abertura do mercado americano para os carros japoneses, além disso, as inovações nas linhas de montagem como zero erro, just in time, etc. são provenientes do processo produtivo do Corolla.

No Brasil o Corolla chegou em sua 8ª geração, trazendo um estilo mais sóbrio e com apetrechos que até então pertenciam apenas aos carros mais luxuosos, como transmissão e direção hidráulica de série e mais outros mimos extremamente convenientes. E assim que o modelo começou a ser comercializado no mercado nacional, o excelente desempenho de vendas foi toda prova que a Toyota precisava para ter certeza que o bólido fora a escolha certa para entrar no mercado brasileiro.

O Corolla continua vendendo bem, apesar da enxurrada de SUVs no mercado mundial, provando que a Toyota mantém seu projeto eficiente e continuamente atualizado e agradando ao consumidor.

Toyota Corolla: conheça todas as gerações do sedã médio | Quatro Rodas
Corolla 8ª geração

De fato, o Corolla tanto merece o nosso respeito que quando a Toyota apresentou o Corolla GR-S 2021 no Brasil, não poderia deixar de escrever a respeito.

Projetado pelo setor de engenharia da Toyota do Brasil e da Argentina, o modelo será o primeiro veículo GAZOO Racing produzido em solo brasileiro. A Toyota declarou que as experiências nas pistas e participação na Stock Car foram a inspiração ao oferecer um novo produto para o mercado. 

A versão do Corolla GR-S chegará no primeiro trimestre de 2021 e terá uma placa numerada exclusiva para quem adquirí-lo, nos mesmos moldes da BMW Motorsports, Mercedes Benz AMG e Renault Sandeiro RS.

Corolla da equipe R Mattheis – Stock Car Brasil

O novo Corolla GR-S incorpora o lema “pushing the limits for better” (tradução livre “indo ao limite em busca do melhor”) apresentando novidades importantes. Com relação ao design exterior, o veículo apresenta faróis de LED com acendimento automático, lanternas dianteiras com luzes diurnas (DRL) e faróis de neblina dianteiros de LED. Na traseira, o sedã conta com spoiler exclusivo GAZOO Racing, lanternas de LED e emblemas que identificam a versão esportiva. Além disso, o veículo é equipado com saias laterais, rodas de liga leve 17” exclusivas e emblemas que enfatizam a alma GAZOO Racing. Para finalizar, retrovisores externos e o teto na cor preta metálica, e os para-choques dianteiro e traseiro contam com um design diferenciado. Todo esse conjunto garante um visual exclusivo, impactante, atraente e sofisticado ao modelo.

Já no interior, o Corolla GR-S conta com acabamento interno todo preto em couro e ultrassuede, costuras em vermelho, bancos com logo Toyota GAZOO Racing no encosto de cabeça, painel de instrumentos analógico com dois indicadores e tela de TFT de 4,2” digital, colorida e personalizada, tapetes e volante com o emblema da divisão esportiva da marca, acabamento em couro preto e costuras vermelhas.

Exclusivo: Toyota venderá Corolla GR-Sport no Brasil | Autos Segredos

Equipado com o famigerado motor 2.0L Dynamic Force de ciclo Atkinson flex, quatro cilindros em linha, 16V e comando de válvulas variável inteligente VVT-iE – o propulsor quando abastecido com etanol, rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, e 169 cv a 6.600 giros quando abastecido com gasolina – com torque máximo de 21,4 kgfm a 4.400 rpm em ambos os casos.

A transmissão, por sua vez, é a Direct Shift de 10 marchas, que proporciona suavidade do CVT convencional com a sensação de aceleração direta. Para melhorar a aceleração em 1ª marcha, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do sedã, o que resulta num conjunto mais eficiente em qualquer faixa de velocidade. Além disso, o Corolla GR-S conta com paddle shift no volante e botão seletor de modo de condução Sport.

Para garantir uma condução mais esportiva, melhor desempenho em relação à rolagem do veículo e maior estabilidade, a GAZOO Racing deu especial atenção à suspensão do modelo. Foram instalados defletores aerodinâmicos no assoalho, braço estrutural ligado ao chassi, novos amortecedores e molas, que irão proporcionar ao condutor mais rigidez ao conjunto sem sacrificar o conforto. Além disso, a suspensão dianteira segue independente McPherson e na traseira multilink, ambas com barras estabilizadoras.

ÁUDIO E CONECTIVIDADE

O novo Corolla GR-S é equipado com central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto e Apple Carplay.

O veículo ainda conta com todo o conforto e tecnologia já conhecido das demais versões – ar-condicionado integrado frio e quente automático e digital, banco do motorista com regulagem para seis ajustes (altura, distância e inclinação), banco traseiro com descansa-braços central e porta-copos, carregador por indução para celular (wireless charger), direção eletro assistida progressiva (EPS), espelho retrovisor interno com anti-ofuscamento eletrocrômico e externos eletro retráteis com regulagem elétrica, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, sistema de partida por botão (sem chave) com o logo GAZOO Racing e sistema de destravamento das portas por sensores na chave. – Todo esse conjunto de itens de série, um dos mais completos da categoria, oferece ao condutor e aos passageiros conforto e conveniência que só o líder do segmento pode oferecer.

Seguindo a tradição da marca de manter máxima atenção com a segurança de seus clientes, o modelo, que recebeu nota máxima nos testes realizados pelo Latin NCAP, chega com o pacote Toyota Safety Sense com vários itens de segurança e de facilidade de condução, tais como:

  • Sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense, que usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas, se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por ela.
  • Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) que é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis, alertando o motorista por meio de sons e alertas. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida, quando é ativado e detecta que o veículo está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a mantê-lo na pista.
  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) – sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. – O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
  • Faróis altos automáticos (AHB) – sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. – O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos conforme necessidade.

O novo Corolla GR-S estará disponível no mercado nacional no final do primeiro trimestre de 2021 e terá três cores disponíveis – Branco Lunar (perolizado) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico), Vermelho Granada (metálico) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico) e todo Preto Eclipse (metálico).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.